O que é SEO: um guia completo para chegar ao topo do Google 2023

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O que é SEO costuma ser uma dúvida recorrente quando uma empresa se pergunta como o Google decide quem vai estar no topo dos resultados de busca. Por esse motivo, uma agência de SEO é uma empresa especialista em desenvolver as melhores estratégias para alcançar esses resultados.

Sendo assim, entender todas as estratégias que envolvem o SEO são essenciais para que seu site tenha visualizações, acessos e, claro, conversão em vendas!

Afinal, vamos combinar: esse é o objetivo de qualquer empresa, não é mesmo?

E é neste ponto que uma solução em SEO atua. Aliás, saber o que é SEO é compreender a base do Marketing digital, e utilizar uma ferramenta indispensável para sites, blogs ou lojas online.

Neste guia da Netlinks não iremos apenas ensinar o que é SEO, como dissecar tudo que é importante para você conquistar o topo do Google! Confira conosco e boa leitura!

Como funciona o SEO?

Antes de explicar em detalhes o que é SEO, vamos abordar alguns dados importantes do mundo online que se relacionam com ele.

O primeiro diz respeito ao número de pesquisas feitas no Google diariamente. Você acreditaria se a gente dissesse que são 3,5 bilhões em apenas um dia? E para mensurar de maneira mais simples,enquanto você lê até aqui, 2,5 milhões de buscas já aconteceram!.

Ou seja, alcançar o topo da busca do Google não é apenas complexo como é extremamente concorrido.

Outros dados importantes são:

Infográfico mostrando dados do Google para melhor compreensão sobre o que é SEO

E saber o que é SEO e aplicá-lo é uma das formas mais eficazes de colocar o seu site entre os primeiros a aparecer. Mas como isso funciona e como pode ser feito? A Netlinks já te explica.

O que é o SEO e o tráfego orgânico?

Para entender o que é SEO, você deve saber que a sigla significa “Search Engine Optimization” ou “Otimização para Motores de Busca”. Portanto, trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para melhorar a visibilidade e o posicionamento de páginas da web nos resultados orgânicos de motores de busca, como o Google.

Sendo assim, o objetivo do SEO é aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego que chega a um site através de buscas orgânicas.

De forma introdutória e simples, o SEO envolve otimizar vários aspectos de um site para que ele seja mais facilmente entendido e valorizado pelos algoritmos de busca.

Isso é feito, por exemplo, através da inclusão de palavras-chave que as pessoas usam em suas buscas, da criação de conteúdo relevante e valioso, da melhoria da experiência do usuário no site, e da construção de uma presença digital autoritativa e confiável.

Por que o SEO é tão importante?

Saber o que é SEO é crucial para o sucesso de uma empresa no ambiente digital porque é o processo que aumenta a visibilidade de um site nos resultados orgânicos de motores de busca como o Google.

Quando SEO é feito corretamente, um site aparece nas primeiras posições dos resultados de busca para palavras-chave relevantes ao negócio. Isso é importante porque a maioria das pessoas clica apenas nos primeiros resultados quando estão procurando por um produto ou serviço online.

Assim, um bom ranking SEO significa mais tráfego no site, o que pode levar a um maior número de conversões, seja em vendas, leads ou exposição da marca. Em um mercado competitivo, SEO é uma ferramenta poderosa para se destacar e alcançar o público-alvo de forma eficiente.

História do SEO

Pode-se afirmar que o primeiro buscador da Internet surgiu em 1993, com o nome de Architext. Porém, foi com o nascimento do Yahoo em 1994 e do Google em 1997 que conhecemos a busca de algoritmos próxima ao que é hoje.

Especificamente sobre o Google, quem o fundou foi Larry Page e Sergey Brin, com o objetivo de organizar o mundo virtual a partir da relevância das páginas para cada usuário. Ou seja, identificar a reputação e autoridade de determinados sites em relação a outros.

Dessa forma, já se buscava o que hoje conhecemos por experiência do usuário. Em resumo, é entregar os melhores resultados, com os conteúdos mais completos e de melhor qualidade e que sejam a resposta que o usuário procura.

Afinal, como funciona o ranqueamento no Google?

De acordo com o que explicamos anteriormente, saber sobre o que é SEO e como ele atua no ranqueamento do Google servirá inclusive para outros buscadores.

Isso porque o Google é tão importante para o mundo virtual que costuma ditar as diretrizes de muitas coisas na Internet, e o funcionamento do algoritmo é um deles.

Ou seja, ter um texto bem-posicionado no Google é um primeiro passo para que esse mesmo conteúdo também seja destaque nos outros buscadores.

Aliás, apenas por curiosidade, o segundo buscador mais importante é o Bing, com pouco mais de 6% de todas as pesquisas mundiais. E adivinha qual a palavra mais buscada no Bing? Pois acertou quem respondeu Google.

A seguir, confira os bastidores do rankeamento do Google para entender melhor o que é SEO!

Rastreamento dos sites (crawl)

Todos os dias, novas páginas são publicadas na internet. Mas, para que essas páginas comecem a ser apresentadas nos resultados de busca, elas precisam ser rastreadas. É daí que vem o termo “crawl”, já ouviu falar?

O termo “crawl”, utilizado no contexto de SEO, refere-se ao processo pelo qual os motores de busca, como o Google, usam robôs de busca, também conhecidos como “spiders” ou “crawlers”, para vasculhar a Internet de maneira sistemática, visitando sites para coletar informações sobre as páginas da web e adicioná-las a seu índice.

Então, durante o crawl, os crawlers seguem links de uma página para outra e de um domínio para outro, analisando o conteúdo e a estrutura das páginas, como texto, imagens, arquivos de vídeo, links internos e externos, e outros recursos.

A frequência e a profundidade com que um site é rastreado pode depender de vários fatores, incluindo a autoridade do site, a frequência de atualização do conteúdo, a presença de sitemaps claros que facilitam a navegação dos crawlers, a estrutura do site e a existência de links quebrados ou de páginas com erro.

Assim, otimizar o site para uma boa rastreabilidade permite que os motores de busca indexem mais páginas do site, potencialmente melhorando sua visibilidade nos resultados de pesquisa.

O que pode atrapalhar o rastreio do seu site?

Há vários fatores que podem impedir o Google de rastrear (crawl) uma página, entre eles:

Falta de links internos ou backlinks: os crawlers do Google dependem de links para encontrar conteúdo. Se uma página não possui links internos apontando para ela ou backlinks de outros sites, as chances de ser rastreada diminuem significativamente.

Portanto, links internos ajudam os crawlers a navegar pelo site e entender a estrutura e hierarquia do conteúdo, enquanto backlinks indicam a relevância e a autoridade de uma página para um determinado assunto.

Presença de links nofollow: quando um link é marcado com o atributo “nofollow”, ele informa aos motores de busca para ignorar aquele link. Dessa forma, mesmo que um link para uma página exista, se ele for marcado como nofollow, o Google não o seguirá para rastrear o conteúdo da página destino. Isso pode reduzir a capacidade dos crawlers de descobrir novas páginas e conteúdos.

Não estar no seu XML sitemap: o sitemap XML é uma forma de informar aos motores de busca sobre as páginas que estão disponíveis para rastreamento em um site. Ele atua como um mapa, orientando os crawlers na identificação e no rastreamento de todas as páginas relevantes.

Então, se uma página não está listada no sitemap XML, é menos provável que os crawlers a encontrem, especialmente se não houver links internos apontando para ela. Garantir que todas as páginas importantes estejam listadas no sitemap XML pode melhorar significativamente suas chances de serem rastreadas pelo Google.

Por que é importante entender a renderização do Google para saber o que é SEO?

Rendering é o processo pelo qual os motores de busca, como o Google, não apenas rastreiam o código HTML de uma página da web, mas executam e processam scripts como JavaScript para exibir a página como um usuário normal a veria.

Então, durante o rendering, o Google tenta emular a experiência de um navegador da web, carregando todos os elementos da página para entender completamente sua aparência e funcionalidades. Isso é crucial porque muitas vezes o conteúdo de uma página ou sua estrutura são modificados e gerados dinamicamente via JavaScript.

No entanto, renderizar páginas é um processo que consome recursos e tempo. Se uma página da web não estiver otimizada e incluir scripts pesados ou complexos que atrasam o carregamento, isso pode impactar negativamente a eficiência do processo de rastreamento do Google.

Por isso, páginas que são rápidas de carregar e renderizar têm mais chances de serem rastreadas mais frequentemente e completamente, porque os crawlers podem processar mais páginas em menos tempo.

Portanto, para facilitar o processo de crawl e garantir que o Google possa entender e indexar o conteúdo corretamente, é importante otimizar a página para um carregamento rápido, reduzindo a complexidade dos scripts, arquivos CSS e JavaScript, e implementando técnicas de carregamento otimizado como lazy loading.

Indexação do conteúdo

O processo de indexação pelo Google ocorre após o rastreamento (ou “crawling”) das páginas da web. Indexação é o processo através do qual o Google organiza as informações coletadas durante o rastreamento para que elas possam ser apresentadas como resultados relevantes nas buscas dos usuários.

Para isso, o mecanismo avalia, por exemplo, as palavras-chave do material. Além de vários outros fatores de ranqueamento.

Mas é importante ressaltar que nem todas as páginas rastreadas são indexadas. O Google seleciona páginas para indexar com base na qualidade do conteúdo, na relevância para as buscas dos usuários e em outras diretrizes de qualidade.

Outro aspecto a considerar é que a indexação não é um processo único, pois os algoritmos estão constantemente atualizando o índice com novas informações. Portanto, a manutenção de um site bem otimizado e de alta qualidade é crucial para garantir sua visibilidade contínua nos resultados de pesquisa.

Seguida a essa interpretação, a página é colocada no índice do Google e está pronta para aparecer como resultado de uma busca. Saber usá-las é essencial para conseguir aplicar as boas práticas de SEO em seu site.

Exibição de resultados

A exibição de resultados é exatamente exibir a página, rastreada e indexada, como resultado de pesquisas. 

O Google utiliza dos seus fatores de ranqueamento para definir qual página aparecerá primeiro em suas páginas.

Em resumo, é possível responder o que é SEO dizendo que ele acontece quando sua página consegue fornecer aos bots do Google o que seus algoritmos buscam. Ou seja, ser rastreada, indexada e exibida. 

Mas isso não é tudo, se você não estiver no topo, não é mesmo?

Fatores de rankeamento

Podemos dizer que descobrir os principais fatores de rankeamento do Google é quase como ganhar um prêmio na loteria quando se quer entender o que é SEO. 

O próprio Google afirma que são mais de 200 fatores considerados. Eles são usados para posicionar um site, de forma orgânica, na página de resultados durante a busca de uma determinada palavra-chave. 

Entretanto, alguns destes fatores predominam, tendo em vista as atualizações do algoritmo. Eles merecem a devida importância na hora de fazer a otimização para os buscadores. 

Dentre eles estão a pesquisa de palavras-chave, autoridade do domínio, velocidade de carregamento da página, relevância dos links, entre outros. Confira 7 fatores de rankeamento para ficar nas primeiras posições do Google.

Algoritmo e atualizações do Google

Entender as atualizações do algoritmo do Google é um grande e constante desafio, mesmo para quem já entende o que é SEO e utiliza esta estratégia.

Isso porque após uma atualização, um site pode vir a perder acesso orgânico, sendo necessária a realização de melhorias e adaptações para atender ao novo algoritmo. 

O Google está sempre fazendo atualizações de seu algoritmo, algumas menores e diárias, e outras de maior impacto nos resultados orgânicos das páginas. 

Estas últimas são chamadas de Core Updates e aparecem, normalmente, uma vez por ano. Elas recebem nomes como Panda, Penguin, Rankbrain, Hummingbird, Fred. Cada uma delas está focada em algum elemento da busca e dos fatores de ranqueamento.

o que é seo: infográfico sobre atualizações 2021 do Google

Panda (2011)

O Panda foi uma grande atualização que afetou aproximadamente 12% dos resultados de pesquisa, derrubando milhares de sites no ranking. O objetivo da atualização foi de penalizar sites com conteúdo de baixa qualidade, que possuíam muitos anúncios, conteúdo duplicado ou copiado e textos gerados automaticamente.

Desde então, várias atualizações do Panda foram feitas com o foco sempre na qualidade do conteúdo dos sites.

Penguin (2012)

Com a missão de punir sites que praticam keyword stuffing e que participam de fraudes para gerar links, o Penguin foi responsável por conter o excesso de otimização das páginas.

Ou seja, não bastava saber o que é SEO. A partir dali, o Google começava a exigir que sua utilização tivesse foco na qualidade do conteúdo e não apenas em tentar enganar o algoritmo. 

Tal como o Panda, o Penguin passou por uma série de melhorias, até chegar na versão 4.0, em 2016. Nela, se começou a analisar mais criteriosamente até mesmo links de um conteúdo, a fim de entender se eles estão válidos ou se são falsos.

Hummingbird (2013)

O Hummingbird, diferente das atualizações anteriores, visou mais aprimorar os resultados de busca do que penalizar as páginas. A partir de sua criação os sites passaram a não precisar da palavra-chave exata a ser pesquisada pelo usuário.

Ou seja, o algoritmo começou a entender os sinônimos e a semântica do termo de busca. Além disso, o contexto em que as palavras estão inseridas e o histórico de pesquisas do visitante puderam ser interpretados pelo Google.

Dessa forma, os sites não precisaram mais utilizar de forma excessiva as palavras-chave a resposta sobre o que é SEO passou a ser menos engessada.

Em resumo, o Hummingbird fez uma profunda alteração do mecanismo de busca do Google e transformou a maneira de criar conteúdo.

Rankbrain (2015)

Esta atualização foi considerada uma evolução do Hummingbird. Isso porque o algoritmo passaria a utilizar inteligência artificial e machine learning para interpretar ainda melhor as intenções de busca dos usuários.

Por isso, trata-se de um grande avanço na tecnologia do buscador, uma vez que ele aprendeu automaticamente sobre a intenção das pesquisas. Por isso, conseguiu entregar os resultados mais relevantes de acordo com cada usuário.

De acordo com o Google, o mecanismo do Rankbrain se tornou um dos 3 principais fatores de ranqueamento, junto com links e conteúdo. Mas, ao contrário dos outros 2 fatores, é mais difícil otimizar um site para essa inteligência, o que é muito positivo para afetar e descartar páginas com conteúdo escrito de forma pouco natural.

Fred (2017)

A atualização Fred foi lançada para localizar e penalizar sites com conteúdo de baixa qualidade e excesso de propaganda.  

Nesse momento, mesmo sabendo o que é SEO e respeitando os critérios das demais atualizações, foi necessário conferir conteúdos que tinham táticas nocivas de acordo com o Google.

Por exemplo, a prática de vender produtos ou serviços através de conteúdo fraco, usando apenas a geração de receitas (texto irrelevante e diversos banners de anunciantes em busca apenas de clicks).

Apesar de receber muitas críticas, o Google se recusou a compartilhar detalhes sobre esta atualização do algoritmo, dizendo apenas que a atualização afetaria somente sites que violam as diretrizes para webmaster.

July 2021

Com um nome menos criativo que as outras atualizações, o último core update do Google aconteceu em julho de 2021 e leva exatamente este nome.

Entretanto, seu objetivo é bem definido e mais uma vez muda a forma de responder o que é SEO. Isso porque ele tem como diretriz 3 pilares: a expertise, a autoridade e a confiabilidade, na sigla em inglês que significa E-A-T.

Ainda que desenvolvida alguns anos antes, a E-A-T se tornou na metade de 2021 um dos pilares de sustentação para um site ser ranqueado no topo do Google. 

Em outras palavras, a pertinência do tema, o uso correto de palavras-chave, os links de fontes confiáveis e a legibilidade do conteúdo se tornaram essenciais. Aliás, isso significa também uma organização textual que facilite a leitura, inclusive em diversos dispositivos móveis.

Google Core Update 2022

Em maio de 2022, tivemos uma nova atualização que passou a considerar de forma importante 3 fatores que ajudam a explicar o que é SEO. Através do May Core Update 2022, o Google inseriu em seus critérios uma relevância ainda maior dos protocolos de segurança de um site; tempo de carregamento (LCP); interatividade e estabilidade visual.

Além disso, sua inteligência artificial busca ranquear melhor aqueles sites com um número menor de propagandas intrusivas (principalmente as que não são do AdSense do próprio Google).

As alterações promovidas pela última atualização foram tão profundas que duraram entre 25 de maio e 9 de junho. Ou seja, duas semanas para a implementação de um sistema mais assertivo e que considere, cada vez mais, a experiência do usuário.

Alguns sites, incluindo por exemplo o YouTube – de domínio do Google – tiveram quedas expressivas de acessos. E o que todos tinham em comum? Uma expressiva quantidade de spams, práticas que tentavam burlar o SEO ou conteúdo inexpressivo.

O que é SEO on page?

Após explicar pontos importantes sobre o que é SEO, agora falaremos sobre um desdobramento essencial dele.

Trata-se do SEO on page, que é uma estratégia com foco em melhorar a experiência do usuário e adequar a página aos fatores de ranqueamento. 

Em resumo, são otimizações relacionadas ao conteúdo dentro de uma página com foco na satisfação do usuário.

Ou seja, on-pages são pontos fixos em um site que precisam oferecer uma navegação amigável que se sobreponha à funcionalidade. Por exemplo, um site de vendas pode informar as principais dúvidas sobre um produto ou serviço no mesmo local onde ele é comercializado.

Ou ainda distribuir textos e imagens de maneira intuitiva e que possa educar, orientar ou mesmo inspirar usuários que navegam em seu site. Assim, o público é atraído de um modo sutil e a marca aumenta a confiança e credibilidade diante dele.

Abaixo, falamos desses aspectos. Veja tudo o que você precisa considerar no on-page em uma página da internet.

Conteúdo relevante

Sem dúvida, um dos aspectos mais importantes para entender o que é SEO on page, é o conteúdo. Isso porque ele precisa agregar valor ao leitor e ser sempre relevante.

Por exemplo: uma palavra-chave importante para o seu negócio é “pizza de chocolate”. Se você escrever algo para o seu portal com essa palavra, deve entregar informações importantes.

Agora, se o consumidor acessar a página, e não encontrar o que procura, ele vai sair logo do site. O tempo que o usuário permanece na página é um fator de ranqueamento usado pelo Google.

Aparecer em primeiro lugar facilita que o internauta acesse seu site e se torne um eventual cliente.

O que seu material deve ter além de ser relevante textualmente:

Conteúdo escaneável

Para associar o que é SEO on page em uma estratégia de ranqueamento, é necessário considerar um conteúdo escaneável para qualquer texto. E isso significa oferecer ao leitor uma compreensão imediata sobre o que o texto apresenta.

É como fazer a leitura dinâmica de um texto. Você o lê rapidamente e percebe se ele oferece o que você procura. Só depois volta para ler o texto com cuidado, parágrafo por parágrafo.

Além de facilitar a compreensão do que é exposto, a escaneabilidade evita “assustar” o usuário. Se o indivíduo acessa o conteúdo e percebe vários blocos de texto, ele pode ficar “com preguiça de ler”. 

Afinal, hoje as pessoas querem respostas rápidas.

como ter um conteúdo escaneável

Conteúdo duplicado

Não é possível falar sobre o que é SEO e sua aplicabilidade sem reforçar a importância do conteúdo original. Ou seja, se você duplicar um conteúdo, terá seu posicionamento prejudicado e estará dando destaque a quem o criou.

Por isso, a regra aqui é uma só: nunca copie conteúdo, seja em texto, imagens ou vídeos. E isso vale tanto para outros sites quanto para usar o conteúdo do seu próprio site mais de uma vez.

É preciso publicar apenas conteúdo 100% original, seja nos seus blogposts, descrição do negócio, dos serviços ou on pages.

URL

Outro fator muito importante para responder o que é SEO on-page é lembrar que a experiência do usuário começa com trabalhar URL amigáveis. Um URL amigável é aquele que diz o assunto daquele conteúdo, o que o usuário vai encontrar nele.

Por exemplo: sua página fala dos serviços do seu negócio. Então, seu URL deverá ser: seusite.com/serviços. Ou um blog post que fale sobre o “melhor computador de 2020”: seusite.com/melhor-computador-2020.

São links bem diferentes do que se os URLs fossem como seusite.com/page8759, concorda? O “page8759” não diz nada sobre o que o consumidor vai encontrar ali, não é mesmo?

Ou seja, isso não apenas irá prejudicar a experiência do usuário, como impedirá o Google de “ler” o link. E o mecanismo de busca também considera esse aspecto na classificação dos sites.

Título do conteúdo

O título da página é mais um aspecto que parece simples, mas se torna essencial dentro da questão sobre o que é SEO on page. Isso porque o title aparece aparece dentro da página, na aba do navegador e na página de resultados do Google.

Nós falaremos um pouco mais sobre essas dicas a seguir, no tópico “SEO do site: passo a passo para fazer”. Continue lendo!

Meta-descrição do conteúdo

Sabe quando você pesquisa um termo e o Google te apresenta os resultados com um pequeno resumo para cada um? Essa é a meta-descrição da página.

É importante definir uma boa descrição, que vai chamar a atenção dos usuários. Pois, além do título da página, os leitores são atraídos por esse pequeno resumo.

Uma dica é ainda colocar um CTA (Call To Action) na meta. Assim, suas chances de convencer o usuário a clicar no link serão maiores.

Por último, nos últimos anos, o Google costuma inclusive utilizar a meta-descrição como o topo do ranking em determinadas palavras-chaves.Viu só a importância disso?

Texto Alternativo: o que é SEO em uma estratégia inclusiva

O texto alternativo é também chamado de “texto alt”. Ele deve ser configurado para cada imagem do seu site: aquelas que aparecem na páginas, blogposts e fotos destacadas.

Um alt nada mais é do que uma descrição do que é visto na imagem. Ele funciona para a leitura por pessoas de baixa visão, que utilizam um programa específico para o uso da internet.

Esse programa faz a leitura do alt e, assim, o usuário consegue entender o que há ali. Um exemplo de texto alternativo: foto de um homem correndo na beirada da estrada. Com essa descrição, é fácil entender o que a foto ilustra, concorda?

Além dessa leitura por programas específicos, o alt permite que o Google “leia” as imagens. Ou seja, além de ser uma ferramenta inclusiva, ela também serve para posicionar a parte visual na ferramenta do Google Imagens.

Dessa forma, é possível afirmar que o objetivo do Google é atender o maior número de usuários, da melhor forma possível.

Na hora de selecionar as imagens, lembre-se que é preciso muito cuidado. Ou você as produz (com uma máquina fotográfica ou design), ou adquire a licença das fotos. 

Também é possível encontrar imagens com licença gratuita na internet, em diversos bancos de imagens.

Não é possível pensar no que é SEO on page do site sem considerar trabalhar links internos. Ou seja, linkar páginas do seu próprio site em outras páginas e conteúdos.

Com essa estratégia, o Google entende que seu site tem várias páginas relevantes. Afinal, você está indicando essas pages para seus usuários com todos os links inseridos.

Sem contar que os links internos melhoram a navegação do usuário. Por meio deles, ele pode continuar sua leitura e/ou encontrar mais informações relevantes dentro do portal.

Para a linkagem correta, evite utilizar textos âncora do tipo “neste post” ou “clique aqui”. Os mecanismos de busca não conseguem entender a que esses textos se referem — para onde o link está levando?

Prefira textos âncora como “saiba mais sobre SEO neste post”. A linkagem em toda essa frase vai deixar mais claro, para Google e leitor, para onde o novo URL leva.

Claro que é ótimo aparecer nas primeiras posições do Google. Mas será ainda melhor conseguir conquistar o chamado Featured Snippet, a “posição 0” dos resultados.

O Featured Snippet nada mais é do que aquele quadrinho no topo dos resultados do Google. Ele já aparece como a resposta que você procura — você só precisa clicar e acessar a página se quiser continuar lendo.

Conquistar esse espaço dá enorme relevância à sua página. Isso porque, o usuário entende que, se o Google destacou seu site dessa forma, você deve ter a melhor resposta e ser uma autoridade no assunto, o que certamente vai atrair clientes.

Para conquistar essa posição, uma dica é fazer um primeiro parágrafo do texto que sempre resuma bem todo o conteúdo do blogspot ou da sua página. Seja incisivo, chamativo, e responda à pergunta. 

Ofereça uma definição detalhada, tabela, um bom resumo do que o usuário pode estar buscando. Isso vai destacar seu portal para o Google, e suas chances de aparecer na “posição 0” vão crescer.

O que é SEO off-page

Após passarmos sobre os principais pontos da técnicas de on page, chegou a hora de saber o que é SEO off-page. 

Diferente do SEO on page, no SEO off page você não consegue controlar totalmente a otimização, uma vez que envolve tudo aquilo que é externo. 

O SEO Off-page está relacionado com as atividades que você e os outros fazem fora do seu site.

Seu objetivo é fazer com que os buscadores identifiquem o que os outros domínios pensam a seu respeito, o que ajuda a melhorar o seu posicionamento em uma página de resultados.

Dentre as estratégias está o link building, um conjunto de ações que visam aumentar o número de links externos apontando para um site. 

Essa é considerada uma das principais táticas de SEO. Uma vez bem realizada, ajuda na geração de tráfego orgânico e no ranqueamento de uma página. 

Mas não basta apenas conseguir links em termos quantitativos. É preciso que sejam links de relevância, provenientes de páginas com autoridade e popularidade e que estejam relacionados ao seu negócio.

Vale a pena explicar melhor dois pontos principais do SEO off-page. Veja abaixo.

Presença de marca

Trabalhar sua presença de marca significa trabalhar sua autoridade na internet. Para isso, é interessante, por exemplo, ter uma base sólida de fãs nas redes sociais e para isso compreender o que é SEO off-page é fundamental.

Isso porque é notório que o marketing em redes como Facebook e Instagram ajuda a criar uma relação mais próxima com clientes e possíveis clientes. 

Mesmo que isso não seja um fator de rankeamento do Google, é interessante para aumentar a confiança do usuário no seu negócio. Com mais confiança, os indivíduos tendem a visitar mais o seu site. Afinal, você é uma autoridade.

Esse número de visitas e tempo que os leitores passam no portal, aí sim, influenciam o posicionamento no Google. Então, seus resultados de SEO poderão ser bem melhores.

Ter o nome da sua empresa citado em diferentes portais, não linkados, também é interessante. Essas são as menções voluntárias, e é outro aspecto que caracteriza seu negócio como autoridade. Se ele está sendo visto como uma fonte para outros portais, é um site importante, não é mesmo?

Como citamos, o link building é uma das estratégias mais importantes no SEO off-page e consiste em conseguir que outros sites linkem para o seu portal.

Assim como no caso anterior, a linkagem caracteriza seu site como relevante. Se você é relevante, o Google vai considerá-lo para as primeiras posições de resultados.

E não apenas o Google, mas também os demais buscadores do mercado. Como o Bing e o Yahoo.

Mesmo com essas vantagens, é essencial ter alguns cuidados. Por exemplo: seu site deve ser linkado por sites também relevantes, confiáveis.

Se o portal praticar técnicas de black hat, não tiver conteúdos relevantes etc., a linkagem por ele pode ser prejudicial ao seu site.

Além disso, não vale a pena trocar links. Ou seja, negociar com outro site: se ele linkar para seu site, você vai linká-lo no seu portal.

O Google vê essa troca de links com maus olhos, pois entende que o link building não foi espontâneo. Se seu site não é suficientemente bom para conseguir links espontâneos, talvez ele não seja realmente bom. Então, por que o mecanismo de busca melhoraria seu posicionamento?

Para facilitar a prática de link building, é interessante investir na produção de guest posts. Tratar seus colaboradores como especialistas e disponibilizá-los para entrevistas é outra tática interessante. Sua empresa será citada como uma autoridade.

Gerar pesquisas com dados relevantes ao mercado é outra estratégia válida. Assim como fazer uma boa assessoria de imprensa, para que seu negócio apareça nos meios de comunicação on-line.

O que é o SEO Técnico e como ele funciona?

Se você leu este texto até aqui, já conheceu vários aspectos sobre o que é SEO, tanto a técnica quanto seus desdobramentos para on page e off page

Mas além de tudo que citamos até aqui, há outra parte importante: o SEO técnico.

Em resumo, a resposta para o que é o SEO Técnico está ligada aos códigos e arquiteturas de um portal ou site. Por isso, requer o trabalho de um especialista técnico. 

A partir dele, é possível otimizar através dos recursos da programação alguns fatores que permitirão melhor rastreamento e indexação do site.

Confira abaixo os pontos mais importantes do SEO Técnico.

Velocidade de carregamento

De acordo com dados levantados pelo próprio Google, 53% dos usuários mobile abandonam um site se ele demorar mais de três segundos para carregar. Você não deseja isso de jeito nenhum!

Até porque, a velocidade de carregamento é um dos fatores de ranqueamento considerados pelo Google. Ou seja, se seu site demorar para carregar, é bem provável que ele perca posições nos resultados.

Para visualizar a velocidade da página, você pode utilizar a ferramenta PageSpeed Insights. Ela é gratuita e do próprio Google, e aponta quanto tempo o site demora para carregar. 

Além disso, a ferramenta apresenta um relatório com dicas para melhorar a velocidade com algumas mudanças técnicas.

Responsividade

Na dúvida sobre o que é SEO Técnico, obviamente não faltaria a capacidade de um portal se adaptar a qualquer tela.

Ou seja, suas imagens e textos são ajustados ao display, em vez de “vazarem” para os lados. Quando “vazam”, parte das imagens não pode ser vista na tela, o que prejudica a experiência do usuário. 

Agora, quando o site é responsivo, a visualização do conteúdo é mais simples e confortável ao usuário, o que melhora sua experiência on-line.

Assim como no caso da velocidade de carregamento, o Google disponibiliza uma ferramenta para o teste da responsividade do portal. Dessa vez, é o Mobile-Friendly Test. Basta inserir o url do portal e você receberá um relatório do que pode melhorar.

Pensando exatamente na importância do mobile, o Google prioriza em seus resultados os sites responsivos. 

Inclusive porque as pesquisas, desde 2015, possuem a maioria realizada mais pelo celular do que pelo computador. Em 2021, a cada 10 pesquisas no Google, 7 eram feitas por celulares ou tablets.

Sitemap

O sitemap é algo essencial para a indexação dos URLs pelos buscadores. Mesmo que os mecanismos façam essa indexação automaticamente, o arquivo facilita a “leitura” pelos robôs do Google.

Basicamente, o sitemap é um documento que tem a relação completa das páginas de um site. É importante garantir que esse arquivo seja gerado corretamente para visualização pelo pesquisador.

O sitemap do seu portal pode ser criado manualmente, mas também há ferramentas e plugins que realizam o trabalho automaticamente.

UX (User Experience): um motivo essencial para saber o que é SEO

O conceito de User Experience (UX) nada mais é do que a “Experiência do usuário”, que o Google deseja que seja sempre a melhor possível.

Por isso, é preciso que todo o desenvolvimento do site seja pensado com base no UX. O portal deve ser utilizável, confiável, localizável, acessível e outros aspectos. Lembre-se disso.

Em resumo: não é possível dizer que sabe o que é SEO se suas técnicas não priorizam a forma como seus usuários utilizam seu portal.

A experiência do usuário é relevante

AMPs

AMP significa Accelerated Mobile Pages. É uma estratégia que simplifica o código do site e acelera o seu carregamento no mobile.

Como carregam rapidamente e com menos mídias, que “pesam” os conteúdos, o Google prioriza essas páginas nos resultados no celular.

Erro 404 e redirecionamento

Acontece algumas vezes de uma página ser apagada do site. Mas ela continuará a aparecer como resultado no Google e, ao ser acessada, será apresentada com o Erro 404.

Acessar uma página desse tipo traz incômodo ao usuário. Por que o link existe, se ele não apresenta nada?

De novo pensando na experiência do indivíduo, o Google permite que essas páginas excluídas sejam redirecionadas. Páginas não excluídas, mas com conteúdo ultrapassado, também podem ser redirecionadas.

Ou seja, significa que, se uma página “A” for redirecionada para “B”, ao clicar no link da “A”, o usuário será diretamente levado à “B”. Sem acesso à página de Erro 404.

Nos tópicos importantes sobre o que é SEO você sempre deve, periodicamente, conferir os seus links e corrigir os inválidos.

Vale destacar que existem dois tipos de redirecionamento. O 302 é apenas temporário, caso você deseje atualizar a página para depois colocá-la “no ar” novamente.

Já o redirecionamento 301 é definitivo. Por isso, a página redirecionada vai diretamente para a nova, e a nova recebe inclusive a autoridade que a anterior tinha.

Auditorias de SEO

Somado a todas as estratégias que apresentamos, é sempre importante realizar uma auditoria de SEO no seu site. Ferramentas como o Google Search Console, SEMrush e o Google Analytics são bastante úteis para a tarefa.

Com a auditoria, os erros e melhorias que podem ser feitos no site serão apresentados em um relatório completo. Os relatórios normalmente trazem informações como:

  • Erros de rastreamento;
  • Links quebrados;
  • Conteúdos duplicados no site;
  • Redirecionamentos incorretos;
  • Páginas com velocidade lenta de carregamento;
  • Páginas bloqueadas e mais.

SEO Local: como atingir o topo do Google em buscas próximas a você

Para empresas com público variado ou diversos locais, uma estratégia ampla de ranqueamento é o ideal. Mas o que acontece quando uma empresa precisa ou deseja atingir apenas bairros ou cidades em sua proximidade?

Isso também possui resposta e sua estratégia é conhecida como SEO Local.

Acesse nosso outro conteúdo e veja como fazer SEO local com eficiência.

Mas o que é SEO Local e como ele funciona?

O SEO Local é uma forma de utilizar todos os recursos que abordamos anteriormente, porém com foco em sua localidade, a sua cidade/bairro/estado. 

Em outras palavras, para um público próximo, que geralmente tem mais chances de comprar do que pessoas em distâncias maiores.

A vantagem principal desse tipo de SEO é que seu site vai competir com um número menor de portais. Principalmente: provavelmente não vai competir com grandes empresas, que trabalham o SEO nacional de forma intensa.

Lembre-se apenas que fazer bem o SEO local não elimina a necessidade de fazer o SEO “nacional”, geral. Isso porque, juntos, eles vão trazer resultados mais amplos e ilimitados.

Além disso, há segmentos que mesmo ao atender localmente possuem capacidade de expansão. Dessa forma, cria-se uma estratégia que é capaz de preparar o terreno para voos mais altos de uma empresa. 

Classificação do Google para SEO local

Para classificar seu site a partir do SEO Local, o Google vai considerar, primeiro, a relevância dele em relação ao tema pesquisado.

Vai também avaliar a proximidade do usuário da sua empresa. Isso significa que o Google considera a localização do leitor para apresentar os seus resultados. 

Por último, o mecanismo avalia o destaque da sua empresa na região. O negócio é popular? É bem avaliado pelos usuários? Se sim, melhores as chances do site ser ranqueado nos primeiros lugares.

Aliás, pensando nisso, é interessante pedir para que seus clientes avaliem sua empresa na internet. No próprio Google, em aplicativos como iFood, nas redes sociais e mais.

Para trabalhar seu SEO local, será preciso dar atenção especial a dois aspectos: ao Google Meu Negócio e as palavras-chaves trabalhadas.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que ajuda a entender o que é SEO Local a partir do preenchimento de informações da sua empresa.

Por exemplo, seu endereço, horário de funcionamento, telefone, website e avaliações dos usuários.

Para que seu negócio apareça com esses dados, você deverá cadastrá-lo no Google Meu Negócio. Assim, quando uma palavra-chave relacionada à empresa for pesquisada localmente, o mecanismo de busca dará prioridade ao seu site.

Palavras-chave locais

Por último, outro ponto para explicar o que é SEO Local está no uso das palavras-chave locais que podem levar ao seu negócio. Entretanto, aqui elas são menos abrangentes e mais próximas das pesquisas em sua proximidade. 

Por exemplo, se sua empresa é uma pizzaria, podem ser palavras como: pizzaria próxima, pizzaria no bairro “X”, pizzaria na cidade “X” etc.

As pesquisas dos indivíduos costumam ser bastante específicas. Então, é importante que suas palavras sejam também específicas. 

Reflita: quais as intenções de busca do seu usuário você pode atender?

Entendeu o que é SEO? Conheça agora as vantagens de usar essa estratégia

Até aqui, nós explicamos o que é SEO e apresentamos vários benefícios da estratégia e o que considerar ao fazê-la. 

Mesmo assim, é possível que ainda haja dúvidas. Especialmente em relação à produção de conteúdo, uma parte fundamental do SEO. 

Primeiramente, é importante explicar que esse tipo de ação costuma trazer resultados mais polpudos apenas em longo prazo.

Ou seja, eles não são imediatos, ainda que sejam capazes de resultar em boas vendas ao longo do tempo.

Então, para te convencer dos benefícios desse tipo de cuidado com seu site, apresentamos os principais deles logo abaixo. Veja as melhores vantagens de fazer um bom SEO!

Ampliação de tráfego

Entender o que é SEO e suas diferentes possibilidades (on-page, off-page, técnico e local) são essenciais para tornar seu site mais relevante.

Imagine a seguinte situação. Você cria um site e disponibiliza nele apenas informações básicas. O nome da empresa, seu telefone, endereço, serviços e pronto. Nada mais. 

Enquanto isso, seus concorrentes fazem exatamente o mesmo, acrescido de um bom trabalho de palavras-chave, o uso de um site responsivo, imagens atrativas, produção de conteúdo e mais.

Quem você acha que vai atrair mais a atenção do Google? Seu site, que não tem quase nada de SEO, ou o do concorrente, que busca entregar valor ao usuário?

Claro que o do concorrente, não é mesmo? Só um bom trabalho de SEO pode garantir números realmente relevantes em relação ao tráfego no portal.

Especialmente porque o Google e outros mecanismos de busca vão passar a apresentar seu site como um bom resultado nas pesquisas. Aparecer nas primeiras colocações dos resultados aumenta consideravelmente os cliques no link.

Geração de leads

É interessante entender que nem todo mundo que acessa o seu site vai se tornar um cliente. Inclusive porque, o usuário ainda pode estar na dúvida sobre a compra.

Mas é fácil compreender que, se o usuário acessa seu portal, ele pode considerá-lo para a compra. Ou seja, ele pode se tornar um lead, um possível comprador da sua marca.

Esses leads em potencial serão reflexo do aumento de tráfego no portal. Em geral, esses dois fatores estão diretamente ligados: quanto maior o número de visitas no site, mais leads sua empresa costuma conquistar on-line.

Melhor ainda se você conseguir que esses usuários se tornem recorrentes no seu site. Se eles visitarem o portal várias vezes, tendem a ser impactados com mais eficácia. Ou seja, têm mais chances de se tornarem clientes.

Reputação da marca

Quando o site de uma empresa aparece nos primeiros resultados de pesquisa, o usuário entende que aquela é uma empresa relevante.

Afinal de contas, é um consenso que o Google visa entregar as melhores respostas ao consumidor. Se um portal é dado como a melhor resposta, é provável que ele seja uma autoridade no assunto. 

Ser visto como uma autoridade é algo que dá ao negócio uma maior confiabilidade. Isso significa que o consumidor se sente mais seguro para comprar com você, e isso costuma aumentar a conversão de vendas vindas do site.

Como explicamos ao longo do texto, o principal objetivo de um trabalho de SEO é melhorar o posicionamento de um site.

Então, trabalhá-lo é exatamente uma das principais vantagens desse tipo de cuidado com o seu site. A estratégia só precisa ser bem planejada e executada.

Mensuração dos resultados

Outra vantagem de adotar estratégias de SEO é que esse tipo de trabalho é mensurável. Ou seja, você consegue visualizar os números, os resultados gerados por cada estratégia.

Por exemplo: se você escreve um conteúdo sobre a palavra-chave “X” relevante para o seu negócio, consegue visualizar quantos usuários visualizaram a página. 

Depois, consegue rastrear para onde aquele leitor foi no seu site. Ele visitou uma nova página? Se cadastrou em algum formulário? Acessou à página de contato da empresa?

Esse tipo de rastreio consegue dizer, por exemplo, se o CTA escolhido é mesmo o melhor. Você convidou o usuário para visitar um novo conteúdo, mas poucos deles fizeram? 

Então talvez o conteúdo não seja o melhor. Ou quem sabe direcioná-lo para compartilhar a página não seja mais interessante? Ou ainda para a compra direta, sua página de contato etc.?

A mensuração de dados deve ser um cuidado contínuo à sua estratégia de SEO.

Aumento nas vendas

Pensou que não iríamos abordar o aumento de vendas, não é mesmo? Pois deixamos para o final apenas para lembrar que ao entender o que é SEO e aplicá-lo corretamente, ele é o resultado.

Aliás, nós da Netlinks sabemos que essa é a meta de toda empresa que recorre ao SEO, e por isso, nossa estratégia coloca como foco que tudo se converta, essencialmente, em vendas.

Seja pelo aumento de leads, de acessos ou pela autoridade conquistada com o conteúdo. Tudo isso é um funil que direciona especificamente para potencializar a venda de produtos ou serviços.

SEO do site: passo a passo para fazer 

Não importa se você já tem um site ou se você vai criar um. Se você leu este texto até aqui, já sabe o que é SEO e percebeu o quanto ele será fundamental em qualquer ranqueamento de sucesso.

Contudo, é preciso seguir algumas etapas de trabalho e muitas delas requerem um tempo considerável de ajuste.

Mesmo assim, ao fim destes passos, torna-se mais simples colocar em prática algumas estratégias básicas. Algo essencial para atrair usuários para sua empresa.

Mas atenção: Fazer apenas o básico e esperar que isso dê resultado para sempre é um grande erro.

Inclusive porque, como já citamos, o Google faz constantemente atualizações em seus algoritmos e fatores de ranqueamento. Se um site não se adequa a eles, acaba perdendo espaço.

Então, lembre-se: os passos que citamos abaixo são importantes apenas para o começo da sua estratégia de SEO.

Mas os resultados só se manterão bons se você entender o SEO como um trabalho permanente.

1. Diagnóstico: O que é SEO a partir de uma análise

O primeiro passo para cuidar do SEO de um site é entender como anda a saúde dele. Ou seja, como seu SEO está no atual momento. Dessa forma, será mais simples descobrir o que deve ser melhorado.

Claro que, se você ainda não possui um site, essa etapa não será necessária. Mas então, tenha a certeza de construir seu portal todo baseado no que falamos anteriormente. Esse cuidado vai evitar que você precise fazer mudanças depois.

Mas vamos lá! Se você precisar fazer o diagnóstico do seu site, deverá avaliar alguns aspectos básicos. São eles:

  • O título da página
  • Velocidade de carregamento do site
  • URL amigável
  • Link building
  • Escaneabilidade
  • SEO dos conteúdos
  • Conteúdos relevantes

São várias as ferramentas que você pode utilizar para o diagnóstico. Confira!

Conheça ferramentas úteis

Começando pela SEO Analyzer. Ela é uma opção gratuita para o diagnóstico do seu site e consegue indicar os principais erros de SEO no site, além dos backlinks.

Aliás, a ferramenta avalia tudo o que citamos há pouco, incluindo o título da página e a escaneabilidade, dentre outros. 

Aliás, ela também vai indicar as melhores formas de corrigir os problemas para alcançar uma melhor posição no Google.

Outra ferramenta na qual você pode investir é o SEMrush. Essa é uma opção paga mas, considerando que seu trabalho de SEO será contínuo, será uma importante aliada.

Isso porque, além de indicar os erros e formas de corrigi-los, o SEMrush consegue acompanhar um site.

Ele vai avaliar, por exemplo, qual a performance do seu site para palavras-chave específicas. Poderá ainda acompanhar seus concorrentes e gerar sugestões de como superá-los.

Também há o Google Analytics, que analisa os dados e pode ajudar a entender o que traz tráfego para o site. Quem são as pessoas que visitam o portal? Em quais conteúdos? De onde vêm os usuários?

2. Otimize seu site

Fazer a otimização SEO do seu site será fundamental. Não apenas para corrigir os erros que as ferramentas apresentaram, mas também para torná-lo ainda mais amigável mesmo para aqueles que desconhecem o que é SEO.

Aliás, fica aqui uma dica importante: o SEO deve ser pensado como um todo, como algo que mantenha a página sempre atraente. Ou seja, ele precisa ser capaz de ranquear no Google mas ser atrativo para quem acessa.

Por isso, nós já demos algumas dicas de otimização de sites em WordPress anteriormente por aqui.

Mas antes de realizá-las, comece pelo básico. Corrija o que foi mostrado como erro ou advertência. 

3. Defina um objetivo para sua estratégia

Um site pode ser criado por N motivos. Para geração de leads para uma empresa, para aumentar as vendas, educar o mercado, aumentar a autoridade da marca etc.

Qual o seu objetivo? Sem responder a essa pergunta de nada adiantará saber o que é SEO, pois sua aplicação sem foco costuma gerar resultados insatisfatórios.

Por exemplo: se seu objetivo for educar o mercado, a produção de conteúdo no site será essencial. Principalmente, uma produção constante e extremamente otimizada para SEO.

Agora, se você também precisa gerar leads, deverá trabalhar muito suas landing pages. Além de visualmente atrativas, elas precisam chamar a atenção do Google.

Com seu objetivo bem traçado, também será mais simples definir metas e as estratégias para alcançá-las.

4. Mapeie personas e jornada

No mundo do SEO, quanto mais informação, melhor. Por isso, o ideal é utilizar sempre mais de uma ferramenta para analisar e acompanhar o site.

Isso também vale para a hora de mapear sua persona. A persona de um site é o perfil ideal de um visitante do seu site. Ou seja, quem são as pessoas que visualizam o conteúdo.

O Google Analytics é a ferramenta mais interessante para essa etapa. Ela consegue indicar o gênero dos usuários, idade, localização geográfica e mais.

Se você ainda não possui um site, poderá mapear sua persona de outra forma. Basta selecionar um portal com perfil próximo ao que você quer atingir. Um concorrente direto costuma ser o mais adequado.

Ao analisar o portal, você conseguirá entender quem é o público que te espera. Então, poderá produzir conteúdo voltado a essas pessoas.

Focar o conteúdo em uma persona é importante porque, assim, você tem mais chances de atingir quem deseja.

Falar para todo mundo pode ser um desafio, e ter bem pouco resultado. Já dizia o ditado: “Não é possível agradar a gregos e troianos”.

Seu portal não vai agradar todo mundo, e nem deve. Ter um nicho de público vai garantir que você alcance quem te dará retorno. Seja por meio de acessos ao site, seja por retorno financeiro ou por vendas.

Dito isso, se coloque no lugar da sua persona e entenda o que ela gostaria de ter acesso. Isso vai te ajudar na próxima etapa.

5. Faça sua pesquisa de palavras-chave

Quando o Google rastreia e ranqueia um conteúdo, ele leva em consideração as palavras-chave do site. Não apenas isso, claro, mas essas keywords são parte importante do SEO de um portal.

É por meio delas que o mecanismo de busca consegue entender sobre o quê aquela página fala. Se seu site tem como palavra-chave “franquias”, o Google entenderá que esse é seu foco, entende?

As palavras-chave são a ponte entre qualquer site e um usuário. São os termos que o indivíduo pesquisa, e por meio dos quais o Google vai te apresentar como resultado.

O mapeamento de palavras-chave para o seu site precisa ser um processo cuidadoso. É por meio delas que você poderá produzir conteúdo relevante na internet.

Na hora de fazer sua pesquisa, algumas ferramentas podem ajudar. Começando pelo próprio Google.

Quando pesquisamos algo na plataforma, ele sugere resultados. Esses resultados sugeridos são termos que as pessoas já pesquisaram. Eles podem ser a base para a produção do seu conteúdo.

Há também o Keyword Planner e o SEMRush, bastante utilizados. No SEMrush, até, é possível verificar qual o tamanho ideal de um conteúdo sobre aquele assunto (número de palavras).

Caso você não saiba como utilizar as opções, as próprias ferramentas costumam apresentar alguns tutoriais.

Com a ajuda delas, você poderá definir suas Head tail keyword, e as Long tail keyword. Ao produzir conteúdo para elas, seu site passará a ser ranqueado nas pesquisas sobre.

Head tail keyword

Entendeu o que é SEO e como ele se relaciona com as palavras-chave, mas não compreendeu o conceito informado logo acima? A gente também detalha isso para você. 

As Head tail keyword são palavras-chave menores, normalmente formadas por apenas um termo. Elas são gerais e têm alto volume de busca. Exemplo: SEO.

Apesar de seu alto volume ser atraente, as palavras Head são difíceis de ranquear para. Afinal, muitos outros sites também vão fazer essa tentativa.

Então, vale a pena usar essas palavras, mas não apenas elas. O ideal é que sua estratégia seja baseada em Long tails, utilizando apenas Heads principais.

Long tail keyword

Ao contrário das Head tails, as Long tails são palavras formadas por vários termos juntos. Exemplo: o que é SEO.

Isso significa que elas são mais específicas. Então, têm volume de busca menor.

Entretanto, as Long tails geram tráfego mais qualificado. Você entende que, se alguém pesquisar por “franquias”, pode desejar saber coisas muito variadas?

Essa pesquisa pode ser para descobrir opções de franquias, o que são franquias, franquias de filmes no cinema etc.

Agora, se a pesquisa for Long tail, como “como abrir uma franquia”, significa que o usuário está procurando informações sobre como abrir esse tipo de negócio.

Enquanto a primeira palavra geraria um público muito diverso, a segunda terá resultados bem mais qualificados. 

Por serem mais específicas, significa que “poucos” sites farão conteúdo para aquela keyword. Então, seu site será mais facilmente ranqueado pelo Google.

Esse ranqueamento trará um efeito cascata. Mesmo que a palavra seja bem pouco pesquisada, o Google entenderá que você fez um conteúdo de qualidade. Principalmente se as pessoas visitarem o material e passarem um bom tempo na página.

Então, nas próximas pesquisas, o Google poderá te considerar primeiro. Afinal, se seu site se mostrou interessante na keyword A, também poderá ser atrativo para o usuário na keyword B etc.

6. Quem sabe o que é SEO aposta em Inbound Marketing

O Inbound Marketing é tão recorrente para quem sabe o que é SEO que na Netlinks já abordamos o assunto em diversos artigos.

Em resumo, é o investimento contínuo em conteúdo de qualidade. 

Claro que ter um site institucional é importante. Os usuários que pretendem comprar com você precisam conhecer seu negócio.

Mas o que vai realmente trazer tráfego orgânico para o seu site é uma estratégia de conteúdo, de Inbound Marketing.

Sem ela, o Google não reconhece um site como autoridade no assunto. E você precisa ser reconhecido como autoridade se quiser gerar leads e vendas por meio do seu portal.

Então, além de um conteúdo institucional, crie um blog na sua página. Depois, estabeleça um calendário de publicações, faça sua pesquisa de palavras-chave e comece a produzir material.

Para escrever um bom conteúdo, é preciso seguir algumas regras básicas. São normas que vão tornar o blog post (texto) completo, de relevância e atrativo ao usuário — e para o Google.

Nós falamos sobre cada um desses aspectos abaixo. Tenha atenção a eles na hora de produzir seu conteúdo.

Mas antes, uma dica. Para ter a certeza de que seu conteúdo atende às normas de SEO, faça o download e aprenda como usar o Yoast SEO no seu site.

O Yoast SEO é um plugin que lê o SEO do portal, principalmente do seu conteúdo, e indica as melhorias necessárias. Com ele, será mais simples atender aos fatores de ranqueamento do Google. 

É importante inserir links de saída no seu blog post. Ou seja, o link de outro site.

Esse cuidado mostra ao Google, e ao usuário, que você pesquisou para produzir aquele conteúdo. Buscou fontes confiáveis e que comprovam o que você está apresentando.

Por isso, é sempre interessante incluir dados estatísticos, pesquisas como links de saída. Fazer a linkagem para outros sites de autoridade também é interessante.

Os links internos são aqueles que direcionam para o seu próprio site. Para um outro blog post, sua home, a história do negócio, espaço para orçamento etc.

Esse cuidado coloca seu próprio site como uma referência, e mostra ao Google que seu trabalho tem sido amplo.

Frase-chave na introdução

Anteriormente você viu que não dá para dissociar o que é SEO do uso de uma frase ou palavra chave correta e forte. Isso porque todo texto precisa ter uma para auxiliar no seu SEO. 

Para que o Google e o usuário entendam, de cara, sobre o que seu material fala, o ideal é que a palavra-chave deve aparecer no primeiro parágrafo do seu texto. Sempre.

Tamanho da frase-chave

Algumas palavras-chave são grandes demais. Se for esse o caso da que você escolheu, o Yoast SEO vai indicar o problema. Então, você poderá corrigi-lo antes da publicação do texto.

Densidade da frase-chave

Sua palavra-chave deve aparecer algumas vezes ao longo do texto. Isso facilitará o reconhecimento do assunto, pelo Google e usuário.

A recomendação padrão é que ela apareça, em média, a cada 300 palavras do texto. Entretanto, cuidado para não usá-la de forma orgânica pois o Google entende a tentativa de excesso para performar melhor.

Frase-chave na meta descrição

A meta-descrição funciona como um resumo do blogspot ou on page. Ela pode ser configurada no espaço do Yoast SEO, logo ao fim do texto.

É importante não apenas usar a palavra-chave na meta, mas também resumir bem o conteúdo. Esse resumo vai aparecer logo abaixo do título do seu post nos resultados do Google. Ele é importante para a atração do leitor.

Tamanho da meta descrição

Uma boa meta descrição tem entre 140 e 160 caracteres. Assim, ela consegue apresentar o resumo necessário, mas também aparece por completo na tela de busca.

Frase-chave utilizada anteriormente

Para uma estratégia bem-sucedida de Inbound Marketing, o ideal é investir apenas em palavras-chave inéditas.

Isso significa que você não deve produzir mais de um texto para aquela palavra-chave. Você pode fazê-lo para variações dela, mas não para a mesma.

Por exemplo: escreva um texto para “dicas de SEO” e outro para “conselhos de SEO”. A base do conteúdo será muito semelhante, mas você deverá trabalhar com keywords diferentes. Assim, vai conseguir ranquear para diferentes pesquisas.

Frase-chave em subtítulos

Sempre use sua palavra-chave nos subtítulos do seu texto. Mas sem exagerar, pois o keyword stuffing é uma técnica de Black Hat.

Atributo alt de imagem

De acordo com o que explicamos em outro tópico acima, entender o que é SEO parte do princípio de nunca desconsiderar esta função.

O atributo alt funciona como uma descrição das imagens que você insere no texto e é importante para a acessibilidade. Isso porque permite que a imagem seja “lida” por indivíduos com deficiência visual.

O atributo alt também aparece quando a conexão com a internet não é suficiente para carregar a imagem.

Outras dicas para cuidar do SEO do seu conteúdo serão indicadas pelo Yoast SEO. Não esqueça de utilizar o plugin!

7. Acompanhe o site

Com todas as etapas que apresentamos já resolvidas e conhecimento amplo sobre o que é SEO, você começará a ter bons resultados com seu site.

Mas, para ter certeza disso, acompanhe seus resultados. Você poderá usar o SEMrush, por exemplo, e obter relatórios completos sobre seu SEO.

Esse acompanhamento é importante para fazer as mudanças e otimizações sempre que necessárias. Não se esqueça que o SEO é um trabalho contínuo, e você deverá fazê-lo com o máximo cuidado.

5 tendências de SEO para seu site em 2022

Se você leu o texto até aqui, já entendeu o que é SEO e suas características. 

E também entendeu que essa é uma estratégia dinâmica e que evolui constantemente. Não apenas porque o Google muda seus critérios, mas também porque os conceitos de uso virtual possuem tendências e atualizações.

Isso pode ser um pouco trabalhoso, mas é essencial. Apenas ao se manter atualizado seu site vai continuar a chamar a atenção do Google. 

Do contrário, mesmo que ainda tenha bom conteúdo, experiência do usuário e mais, ele será considerado obsoleto.

Pensando nisso, e ainda como uma forma de ajudar você a saber que estratégias adotar, listamos algumas fortes tendências de SEO para 2022. Veja a seguir!

1. Atender os requisitos do Core Web Vitals

Possivelmente, essa é a principal tendência de 2022 para aplicar tudo o que você aprendeu com a Netlinks sobre o que é SEO.

E o Core Web Vitals é o conjunto de diretrizes que se tornou a aposta do Google para que os sites sejam mais rápidos, intuitivos e oferecem uma boa experiência ao usuário.

Lembra quando falamos em ir além do conteúdo em si? Pois então, se trata disso. E quanto mais estável, veloz e interativo seu site for, maior será o desempenho dele rumo ao topo do Google.

Aliás, há um estudo do Advanced Web Ranking que diz que até 98% dos sites brasileiros podem perder tráfego ao longo do ano por conta dos critérios deste algoritmo.

Então, que tal fazer parte dos outros 2%, e já iniciar um estudo minucioso sobre como adequar seu site a estes critérios?

2. Avalie o que é o SEO ideal a partir de pesquisas por intenção

Descobrir o que o usuário realmente quer saber é uma tarefa difícil. Ao pesquisar por “unhas saudáveis”, por exemplo, alguém pode estar querendo saber como manter as unhas saudáveis. Ou ainda entender a aparência de unhas saudáveis, o que unhas saudáveis “querem dizer” etc.

Ou seja, em uma pesquisa, sempre há uma intenção de busca. Basicamente, o Google vai priorizar conteúdos que ofereçam respostas ao maior número possível das intenções de busca.

Hoje o mecanismo de busca já faz isso, mas esse será um fator ainda mais importante no próximo ano, segundo especialistas. 

Para garantir que seu site atenda ao esperado, será preciso se aprofundar nos insights do público. Ou seja, entender quais as perguntas feitas pelos usuários e buscar respondê-las da melhor forma possível.

Inclusive, se você produzir boas respostas, terá mais chance de ranquear seu site por meio de snippets. 

Os snippets são uma caixa de resposta que aparecem logo no topo do Google, apresentando o que o usuário quer saber. Isso destaca o site e coloca-o como uma autoridade no assunto. E, como comentamos ao longo deste conteúdo, destacar seu site como autoridade é essencial.

Para atender a tudo que falamos sobre a intenção de busca, sua pesquisa de palavras-chave precisará ser ainda mais cuidadosa. Compreenda também quais são as perguntas feitas, e elenque todas as importantes para o seu site. Elas podem ser fontes de conteúdos completos e relevantes.

3. Força da marca e menções online

Em 2022, será fundamental ter atenção à necessidade de reforçar sua marca. Torná-la mais importante, relevante, uma autoridade no setor do qual o site faz parte.

Com esse objetivo, uma estratégia eficaz será trabalhar backlinks. Quando sites relevantes falarem do seu, seu “score” de autoridade só vai aumentar.

Mas vale lembrar que backlinks precisam ser relevantes e obtidos com uma estratégia cuidadosa. Se possível, de forma espontânea. Isso dirá ao Google que seu site é tão bom, mas tão bom, que as pessoas linkam para ele sem qualquer “barganha”, apenas para compartilhar um bom conteúdo. Não há nada que destaque mais a relevância do seu site.

Além dessas menções online, outra coisa que pode ajudar a aumentar a força da marca é contar com o auxílio de influenciadores digitais. A divulgação do portal por eles pode atrair público e ajudar no engajamento que também destacará a marca.

4. Reforço do SEO Local

Outra grande tendência de SEO para 2022 é o SEO Local. Segundo estudo, 46% das pesquisas do Google apresentam intenção local. Ou seja, ao pesquisar por algo, o usuário quer uma resposta próxima, uma empresa que ele possa visitar agora mesmo para sanar sua “dor”.

Então, é essencial trabalhar esse tipo de estratégia no seu site. O portal deve se mostrar relevante na sua cidade, no seu bairro, e também no seu estado. Com essa ligação local, você poderá atrair mais facilmente consumidores prontos para comprar.

Ou, mesmo que seu site não venda nada, pode ser uma oportunidade de conseguir mais acessos. Com mais acessos, o portal vai se mostrar como mais relevante. Logo, será mais vantajoso monetizá-lo, por exemplo com publicidades do Google AdSense.

5. Pesquisa por voz

Cada vez mais, as pessoas fazem pesquisas por voz. Com o Google Assistente, o usuário não precisa digitar: ele pode simplesmente falar o que deseja, e seu dispositivo vai apresentar os resultados. Seja por meio de um computador, smartphone, tablet ou outro aparelho.

Pensando nisso, seja capaz de responder sobre o que é SEO utilizando termos coloquiais em sua pesquisa.

De modo geral, na pesquisa por voz as frases são mais completas e específicas. Seu site deve estar preparado para oferecer respostas a essas pesquisas.

Inclusive, o Google tem trabalhado para oferecer respostas mais curtas e objetivas nas pesquisas por voz. 

Então, em algo semelhante aos snippets, o conteúdo precisa se preocupar em entregar exatamente o que o usuário precisa. Mas de forma curta, resumida. Afinal, o resultado será lido para ele; dificilmente seu público quer ouvir vários minutos de resposta.

Dica extra: Tenha uma estratégia com foco em vídeos

Você já deve saber que conteúdos em vídeo geram enorme engajamento. Tanto é que no YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, as pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeo todos os dias.

O SEO do seu site não pode desconsiderar esse potencial. Inclusive porque os números apontam que 54% dos usuários querem ver mais conteúdo de vídeo das marcas que apoiam.

Seu conteúdo de vídeo pode ser produzido para diferentes plataformas. É possível usar o próprio YouTube, o Instagram Reels, Instagram TV, Snapchat e outros. 

A escolha vai depender da sua estratégia e do conteúdo pretendido. Vídeos mais curtos, por exemplo, vão se dar melhor no Instagram Reels ou Snapchat. 

Claro, esses vídeos também precisarão ser otimizados. Isso significa que, ao buscar sobre o assunto que o conteúdo trata, o usuário deverá encontrar o seu material. 

Veja um pouco sobre o que é SEO para YouTube neste outro artigo da Netlinks.

Após aprender o que é SEO, conheça sobre Consultoria de SEO

Hoje, uma empresa que não está na internet tem chances mínimas de se manter e se consolidar em um mercado cada vez mais competitivo e virtual. 

São milhares de negócios no país que já aderiram às vendas on-line para se adaptar ao novo perfil de consumo. E, como vimos, não basta simplesmente estar na web. É preciso ser facilmente encontrado e reconhecido. 

Para isso, é importante conhecer e dominar as estratégias de SEO que estão em constante atualização.

Mas nem todas as empresas possuem profissionais experientes na área, nem disponibilidade de tempo para se dedicar da melhor forma. 

E é aí que entra o trabalho de uma agência de SEO, que oferece serviços de consultoria e suporte para alavancar os resultados de seu negócio no Google e demais buscadores. 

O especialista em SEO irá fazer uma análise, avaliação e direcionamento da estratégia que a empresa deve seguir para aumentar a visibilidade e relevância de sua página na internet e atrair mais visitantes a serem convertidos em vendas.

Investir em uma consultoria de SEO traz diversos benefícios, como a economia com anúncios pagos.

Outras vantagens são a geração de tráfego qualificado para o site, com o público-alvo de seu produto ou serviço, e a credibilidade e autoridade da marca no mercado. 

SEO para e-commerce

Como bem sabemos, cada vez mais o consumidor tem buscado a internet para realizar suas compras e contratar serviços.

Para se ter uma ideia, 93% dos consumidores pesquisam online antes de fazer uma compra em lojas físicas.

Sem contar as compras realizadas totalmente no ambiente virtual. 

Aliás, principalmente com a pandemia do coronavírus, o cliente precisou recorrer ao e-commerce. O ramo já crescia de forma acelerada no Brasil e no mundo.

Para que sua loja online possa ser mais facilmente encontrada no vasto território virtual, o SEO é essencial.

Diante de uma concorrência avassaladora, você deve também conhecer o que é SEO para e-commerce para saber como aumentar suas vendas online

Ou seja, seu site vai ficar bem posicionado nos resultados orgânicos do Google e outros motores de busca, e atrair potenciais clientes.

Confira aqui como fazer SEO para e-commerce e potencializar suas vendas.

Mais visitas = mais vendas no e-commerce

Claro que, como citamos, nem todos que acessarem seu site vão comprar nele. Funciona como um negócio físico: algumas pessoas entram apenas “para dar uma olhadinha”.

Mas claro que, quanto mais visitado seu site for, maior o número de pessoas que provavelmente vai comprar.

Por meio das ações de SEO, sua página irá gerar tráfego qualificado de visitantes que podem ser convertidos em vendas.

Imagine quantas pessoas podem estar procurando agora mesmo por uma solução que seu e-commerce pode oferecer?

Se seu site aparecer entre os primeiros resultados de busca, sua empresa pode ser vista como uma ótima opção para a compra.

E o SEO tem como objetivo fazer exatamente isso: colocar o portal no topo do Google e de outros mecanismos de busca.

Outros pontos importantes sobre o SEO para e-commerce

Além dos fatores citados acima, é importante destacar outros pontos. Por exemplo: uma vez atraído para seu site, é preciso que o cliente seja “bem atendido” para realizar a compra.

Isso significa que é fundamental trabalhar a otimização do portal. Assim, a página vai atender as expectativas do usuário de maneira eficiente e com qualidade.

O site deve proporcionar sempre uma experiência amigável de navegação ao visitante. Desde a divulgação do produto ou serviço, com especificações e demonstrações, passando pelo campo de avaliações até o pagamento e conclusão da compra.

Essas e outras estratégias de SEO podem fazer toda a diferença em sua página.

Como a preocupação com a arquitetura e velocidade de carregamento do site, a utilização das palavras-chave e URLs certas, a conquista de backlinks relevantes, a forma de descrição dos produtos dentre outras devem ser bem observadas.

Conheça alguns benefícios do SEO para e-commerce logo abaixo.

 Se você deseja abrir um negócio na internet ou se já possui, mas precisa melhorar a página do seu e-commerce, procure por uma consultoria de SEO.

Por meio do suporte de uma agência e um squad que respira SEO, seu site será aprimorado de forma a conquistar as primeiras posições do Google.

Para quem não sabe, o conceito de squad é de uma equipe multidisciplinar, onde vários especialistas trabalharão juntos com o mesmo objetivo. Dessa forma, sua estratégia será o foco de nossas ações.

Com autonomia, responsabilidade e engajamento, a Netlinks é capaz de dar ao seu portal a visibilidade e reconhecimento necessários para potencializar as suas vendas!

Precisa de ajuda com SEO na sua empresa? Conheça as nossas soluções para SEO.

A Netlinks conta com soluções eficazes e com os melhores resultados para sua empresa. Entre em contato com a Netlinks e alcance o topo do Google!

Se este for o seu desafio, esse será o nosso compromisso!

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Rodrigo Lemos
Rodrigo Lemos
Rodrigo Lemos é um dos principais especialistas em SEO (Search Engine Optimization) e Marketing Digital do Brasil e do mundo. Com mais de 15 anos de experiência no mercado digital, Rodrigo já atuou em grandes projetos como, por exemplo, na startup Méliuz, os portais Letras.mus.br, Cifraclub e Globo.com, além da Fiat, Tv Band, Banco Fibra, FEAD, entre outras. Atualmente, o especialista em SEO é sócio-diretor da Netlinks, uma das top 5 agências de SEO brasileiras, professor e mentor de SEO no site RodrigoLemos.com.br e proprietário de diversos sites e blogs de relevância na internet. Mineiro de Belo Horizonte, Rodrigo reside atualmente em BH e tem como referência nos negócios e na vida o empreendedor Flávio Augusto (CEO WiseUp e Orlando City) e Israel Salmen (CEO do Méliuz), além do grande atleta Ayrton Senna.