Como aumentar vendas online? Saiba como vender mais no e-commerce

Como aumentar vendas online - Saiba como vender mais no e-commerce
Sumário

Precisa aumentar suas vendas online? Pois saiba que, com alguns passos, isso pode ser bastante simples. Desde, é claro, que você se dedique à estratégia de cuidado do seu site e expansão da loja virtual.

Por exemplo: é preciso fazer a divulgação do portal, da forma e com o conteúdo corretos. Assim, sua loja será vista pelos consumidores certos, dispostos a comprar.

Vender mais pelo e-commerce se tornou importantíssimo no momento de pandemia de Covid-19. Afinal, muitos dos negócios físicos foram fechados para conter a transmissão do coronavírus. 

Mas vender pela internet não é uma boa opção só para tal momento. Na verdade, 97% dos internautas pesquisam online antes de comprar em uma loja física. E se sua loja puder converter esses indivíduos em uma compra sem precisar sair do ambiente online?

Durante ou após a pandemia, as compras virtuais são sempre uma alternativa para aumentar o faturamento do negócio.

As estratégias para aumentar as vendas online são ainda mais importantes se sua empresa é 100% online, concorda? 

Neste texto, vamos falar sobre como alavancar as vendas online, seja seu negócio apenas virtual, tenha ele também lojas físicas. Acompanhe e descubra tudo o que você precisa!

13 dicas para aumentar vendas online

Saber como aumentar suas vendas online é uma tarefa que requer bastante dedicação. Como você vai ver abaixo, são vários os cuidados e estratégias para garantir uma boa conversão dentro do seu e-commerce. 

Mesmo assim, vale muito a pena se dedicar a essas estratégias. Além de tornarem sua empresa mais conhecida, elas vão facilitar a compra do usuário e incentivá-lo a voltar ao seu site. As vendas a clientes fiéis trazem um faturamento recorrente que é sempre interessante a qualquer empresa.

Veja abaixo o que fazer para vender mais no seu e-commerce!

1. Ofereça uma plataforma de vendas atrativa

O primeiro passo para vender mais online é garantir que seu site seja atrativo ao usuário. Primeiro, visualmente. O consumidor deseja ver uma loja organizada e bonita.

Um site bem-feito transmite mais segurança ao indivíduo. Como terá que fazer o pagamento pela plataforma, e como deseja receber um produto de qualidade, o consumidor entende que precisa confiar primeiro na empresa. Uma loja virtual bem trabalhada será parte importante para isso.

O site também deve ser atrativo no sentido de ser fácil de navegar. As categorias do portal estão bem definidas? Os botões para compra são visíveis e fáceis de acessar? As descrições dos produtos estão completas? Tudo isso vai influenciar na decisão de compra do cliente.

2. Garanta o desempenho da plataforma

Há sistemas de loja virtual que simplesmente caem quando são acessados por muitas pessoas de uma só vez. Se isso acontecer com sua loja, um consumidor que estava prestes a comprar pode desistir do seu site e procurar por outro portal.

Você não quer que esse tipo de situação aconteça. Por isso, garanta que sua plataforma de vendas tem uma performance eficiente.

Lembre-se também de prezar pela segurança do portal. Os pagamentos feitos online precisam ser seguros para o consumidor e para a sua loja, com dados e informações sempre preservadas.

3. Defina preços competitivos

A competição entre negócios, principalmente online, é imensa. Para que seu e-commerce chame a atenção do usuário, é importante que ele tenha preços atrativos, competitivos.

Buscando manter esses preços atrativos, procure sempre fornecedores com valores mais em conta. Condições especiais de pagamento também podem compensar ao usuário.

Caso seu produto seja exclusivo, artesanal ou algo semelhante, ele terá um valor agregado que justificará preços mais altos. Mas, se for esse o caso, apresente esse valor agregado ao cliente. O usuário não aceitará pagar mais se não souber o que ganha com isso.

4. Acompanhe a sua concorrência

Sempre verifique o que a sua concorrência está fazendo. Pode ser que as estratégias adotadas por outras lojas também sejam interessantes ao seu negócio.

Pode ser um benefício especial ao cliente, uma estratégia de marketing, a apresentação dos produtos no site etc.

Mas atenção: não é porque uma loja concorrente adotou determinada estratégia, que você deve fazer exatamente o mesmo. Pode ser que a ação não combine com o seu público ou perfil de negócio, por exemplo.

Mesmo assim, saber o que sua concorrência está fazendo pode te dar insights do que fazer.

5. Foque em promoções

Vale muito a pena fazer promoções rotineiras. Isso vai atrair o consumidor, para a compra daquele item ou mesmo de outros. Afinal, ao visitar sua loja, ele poderá se interessar por outra categoria de produtos.

6. Faça SEO para sua loja virtual

Para aumentar vendas suas online, é essencial fazer o SEO do site utilizando as melhores ferramentas de SEO. O SEO é a técnica de otimização de sites, tornando-o mais amigável para os mecanismos de busca.

Ou seja, é por meio dele que o portal se torna mais atrativo para o Google e ganha posicionamento nas pesquisas. Se sua loja aparecer entre os primeiros resultados do Google, as chances de os usuários acessarem-na e comprar será bem maior.

Fazer o SEO de um site requer várias etapas, mas é algo que destaca um negócio perante a concorrência.

7. Faça Google Ads para seu e-commerce

Uma estratégia de SEO, como explicamos antes, vai atrair um público orgânico para o seu site. Ou seja, aquele em que você não precisa pagar anúncios para atrair.

Mas acontece que o consumidor que vêm de anúncios é tão importante quanto. Para atrair esse tráfego, você poderá investir em ferramentas de publicidade online.

A mais conhecida delas é o Google Ads, que vai conquistar clientes e aumentar a presença da sua loja virtual no mercado. 

Também pode ser interessante investir em anúncios pelo Facebook Ads. O princípio da publicidade é o mesmo, mas o tráfego será obtido por meio do Facebook. Hoje, o Facebook tem 130 milhões contas brasileiras ativas — um número que demonstra o potencial da rede social.

8. Utilize as redes sociais

Além dos anúncios, redes sociais como o Facebook são importantes para a divulgação do seu e-commerce.

No espaço, você poderá apresentar seus produtos e criar um relacionamento com seus consumidores. Ao visualizar suas publicações com constância, o usuário pode se sentir atraído a comprar.

O Facebook não é a única rede social atrativa para aumentar as vendas online do seu negócio. O Instagram, TikTok, Twitter e WhatsApp também podem ser boas alternativas.

Até mesmo o YouTube e LinkedIn podem funcionar para o seu negócio. Tudo vai depender do seu ramo de atuação e estratégia adotada.

Mas lembre-se que cada rede social requer uma estratégia diferente, pois têm públicos e princípios de funcionamento diferentes. 

Aliás, sua loja não precisa ser inserida em todas as redes; apenas naquelas que fizerem realmente sentido ao seu negócio. Mas não desconsidere o potencial das redes sociais para a sua empresa.

9. Faça o remarketing da sua loja

Sabe quando você pesquisa sobre um produto, e depois todas as publicidades que você vê, em diferentes sites, são sobre aquele produto? Esse tipo de estratégia é chamada de remarketing.

Além desses displays patrocinados, o remarketing pode ser feito por meio de e-mail marketing e outras soluções. Assim, pode ser que o usuário que deixou sua loja sem comprar nada seja atraído a voltar e finalizar sua compra.

Inclusive, o remarketing também pode servir para lembrar um consumidor que sua loja existe. Um tempo depois após a última compra, você pode, por exemplo, enviar um e-mail convidando-o a ver as novidades do seu e-commerce.

Como ele já comprou uma vez, já sabe o que esperar e pode comprar novamente. Melhor ainda se você puder enviar um cupom de desconto ou condição especial para uma nova compra.

10. Tenha uma loja responsiva

Hoje, muita gente acessa a internet por meio de dispositivos móveis. Principalmente smartphones, mas também tablets e outros.

Por causa disso, é essencial garantir que sua loja se ajuste a diferentes telas. Isso significa que ela deverá ser responsiva.

Esse tipo de cuidado vai garantir que o usuário tenha uma boa experiência, mesmo que ele acesse seu e-commerce por uma tela diminuta. As imagens devem se ajustar corretamente e os botões devem ser clicáveis. 

Verifique se as seções clicáveis não estão muito próximas umas das outras, pois isso pode dificultar a navegação.

O portal também deve responder bem quando o cliente clicar na tela. Se o consumidor tiver que clicar insistentemente até o site responder, ele poderá se incomodar e desistir de continuar online.

Garanta ainda que a qualidade de visualização das imagens e menus não seja prejudicada. Se você quer aumentar vendas pela internet, vai precisar que a definição do que é apresentado seja atrativa em qualquer display.

11. Venda também por um marketplace

Poucos donos de e-commerce se sentem confortáveis em vender também em marketplaces. Mas essa opção pode ser muito interessante para atrair novos consumidores.

Um marketplace é um grande portal na internet, que vende produtos de diferentes lojas e já tem credibilidade no mercado. Ao vender também nesses espaços, além de em sua própria loja virtual, sua marca poderá alcançar um público maior.

Depois, esses mesmos clientes podem pesquisar pela sua loja e passar a comprar diretamente de você. Para que ele descubra essa possibilidade, trabalhe estratégias de remarketing.

12. Use a loja do Instagram

Para aumentar as vendas e-commerce, a loja do Instagram também pode ser uma poderosa aliada. 

Funciona assim: na sua página do Instagram, você conseguirá colocar um link direto para o produto na sua loja. Assim, ao se interessar pelo item que você publicar, o usuário só vai precisar o link para visualizá-lo no seu e-commerce.

Segundo estimativas, o Instagram tem mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias, e não para de crescer.

Para adotar sua venda por meio da rede social, você precisará de uma boa estratégia de publicação. Principalmente: sua loja deve ter uma página própria, em vez de um perfil pessoal de um dos donos do negócio.

13. Recompense seus clientes fiéis

Ter clientes fiéis significa que eles fazem compras recorrentes na sua loja. Eles também são os que mais fazem a divulgação boca a boca do seu negócio, e podem ajudar muito a atrair novos consumidores.

Pensando nesse público, é sempre interessante encontrar uma forma de recompensar esses clientes. Pode ser, por exemplo, com um programa de fidelidade. Com ele, acumulando pontos ou um número de compras/valor gasto, o usuário poderá obter descontos ou um brinde.

Encaminhar cupons exclusivos por e-mail também uma boa. Entendendo que aquela é uma oportunidade única e um agradecimento ao usuário, ele pode voltar a comprar.

A ideia é sempre realizar ações que façam seu cliente se sentir especial e lembrado. Elas serão um incentivo extra para que sua loja seja lembrada e um ponto de compra constante para o usuário.

Números sobre o e-commerce: porque você deve investir

Pode ser que seu negócio esteja apenas começando uma loja virtual. Ou então, que você já tenha anos de mercado, e por isso abriu este texto — para saber como aumentar seus ganhos.

Mas não importa quando, nem o porque você resolveu investir em uma loja virtual. De qualquer forma, os números do mercado mostram que essa pode ser uma ótima alternativa para as empresas hoje.

Para reforçar a importância das vendas online, apresentamos abaixo alguns dos números sobre esse setor. Acompanhe!

  • O e-commerce brasileiro cresceu 22,7% em 2019 em relação a 2018, faturando R$ 75,1 bilhões. (Compre&Confie, 2019)
  • 71% dos brasileiros pretendem aumentar o volume de compras feitas online após a pandemia do coronavírus. (NZN Intelligence, 2019)
  • 42,8% dos pedidos realizados de forma online em janeiro de 2019 foram feitos por dispositivos móveis. (Webshoppers 39 Ebit|Nielsen, 2019)
  • 80% do público gosta de receber recados de agradecimento das lojas. (Brand Packing, 2019)
  • A previsão é que o e-commerce cresça 17% todos os anos até 2021 no Brasil. (DHL,2019)

Pronto! Agora você já sabe como aumentar suas vendas online e fazer seu e-commerce lucrar cada vez mais.

Não se esqueça que, para ver sua loja crescer, uma série de estratégias devem ser adotadas. Juntas, elas vão atrair mais o público e aumentar a conversão dentro do portal. 

Inclusive por meio do SEO para sua loja que, como explicamos, é uma das etapas mais importantes para seu crescimento. Para descobrir tudo sobre o assunto, acesse o artigo: Como fazer SEO para e-commerce e conquistar os primeiros lugares no Google.

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