O que é link building? Entenda sua importância no marketing digital

O que é link building? Entenda sua importância no marketing digital
Sumário

A importância dos hyperlinks é algo discutido desde que a internet foi inventada. Afinal, o que é a grande rede mundial de computadores, senão uma série de conexões entre endereços URL? Contudo, apesar de sua importância, muitos profissionais do marketing digital ainda não sabem o que é link building.

E é para responder a essa pergunta que criamos este artigo. Também relembramos a história das atualizações do algoritmo do Google que mais influenciaram nessa prática, assim como sua importância.

Confira!

O que é link building?

Link building é um conjunto de ações que buscam aumentar o número de hyperlinks externos apontando para um site. Em termos práticos, é quando outras páginas da internet mencionam um site por meio de links, o que faz gerar tráfego para aquela URL.

Papel adesivo escrito backlinks para explicar o que é link building

Trata-se de uma das principais estratégias de SEO. Afinal, quanto mais links apontarem para um site, mais os algoritmos do Google interpretam que ele traz conteúdo relevante para os usuários, colocando-o nas primeiras posições nos resultados de busca.

Assim, entender o que é link building ajuda no ranqueamento de uma página e simultaneamente atrai novos visitantes.

Antes e depois da atualização Penguin, do Google

Além de entender o que é link building, é importante compreender como fazer de forma correta. Caso contrário, além de estar perdendo uma oportunidade, você pode acabar ganhando uma suspensão do Google.

Atualmente, para o Google, ter uma grande quantidade de links externos não basta.

Antigamente, um site recém-criado poderia conseguir dezenas de hyperlinks e ficar entre os primeiros nos buscadores. Entretanto, não importava se eles eram de baixa qualidade e utilidade, não havia uma preocupação na produção de bons conteúdos e com sentido para o usuário.

Para o Google manter esse tipo de página nas primeiras posições pegava muito mal, então foi preciso buscar formas de frear essas estratégias mal intencionadas que alguns usavam para burlar o buscador.

Assim, novas atualizações ao algoritmo do Google, como a Penguin, foram desenvolvidas e aprimoradas para combater o que chamam de Black Hat SEO.

O que a Penguin traz de diferente

Atualmente, a forma de conquistar backlinks, ou links externos, evoluiu com as mudanças do Google. E é importante entender essa parte do conceito de o que é link building.

Para garantir um melhor posicionamento é importante ter mais links de qualidade apontados para seu site, ao mesmo tempo que sua página direciona os visitantes para outros sites relevantes. Assim, podemos dizer que link building é a moeda da internet.

Confira os fatores que influenciam na qualidade de um link externo para os motores de busca:

  • Popularidade de um site;
  • Sites com assuntos relacionados à sua página;
  • Domínios com muita autoridade;
  • Links de diversas fontes;
  • Links em formato de texto.

Como sê vê para garantir melhores resultados com o trabalho de link building é indispensável que seu site produza conteúdos de qualidade e relevância para construir boas parcerias para sua rede de links.

Dessa forma, os links serão conquistados de forma natural e espontânea, bem contextualizados e com a preocupação de proporcionar uma experiência agradável para o leitor, como é esperado pelo Google.

O que é link building: aprenda a fazer da forma correta

Abaixo, trazemos algumas dicas para conseguir bons links. Assim, você aumenta o tráfego orgânico para seu site e amplia o alcance da sua estratégia de marketing digital!

Invista no seus próprios conteúdos

Pode parecer que esse tipo de tarefa não tem nada a ver com o que é link building, né? Contudo, de nada adianta correr atrás de links para um site que não desperta interesse no visitante que clicou em permanecer e voltar.

Homem jovem sentado em mesa com caderno de anotações escrevendo o que é link building

Para começar a conquistar backlinks, é preciso se assegurar de que os usuários vão gostar do seu conteúdo a ponto de compartilhá-lo e assim gerar mais links ainda!

É necessário investir no que chamam de ativos de marketing de conteúdo, ou seja, ativos que são linkáveis.

O segredo é criar conteúdo com alto potencial de compartilhamento. Devem ser materiais tão ricos e relevantes para o público, que você não tenha que se esforçar muito para conquistar links.

Alguns exemplos são conteúdos que tiram dúvidas, educativos e instrutivos. Outros que atraem bastante são conteúdos interativos e envolventes, como testes no estilo quiz e questionários.

Independente do formato a questão é sempre priorizar pela qualidade do conteúdo.

Outro conceito importante para entender o que é link building e como fazê-lo da maneira correta é o guest post. Um guest post quer dizer postar em outro blog como convidado.

Essa tática ainda é muito usada por diversos profissionais e agências de link building, mas não de maneira aleatória para conseguir um hyperlink. O segredo está em encontrar sites de qualidade e autoridade para construir um relacionamento e ganhar espaço para publicar algo interessante que irá proporcionar visibilidade para seu trabalho.

Busque escrever um conteúdo original e relevante principalmente para o leitor do blog que está publicando, colocando de forma sutil alguns links dentro desse post.

Assim, você conseguirá atrair de forma permanente a audiência dos visitantes do blog para seu site.

Se você não faz o monitoramento do que é dito sobre seu negócio na internet é hora de configurar o Google Alerta para ser avisado sempre que algo for publicado sobre a empresa.

Mas qual a relação disso com o que é link building? Ao receber um alerta, dê uma olhada se a menção possui um link para seu site. Se não possuir, você pode entrar em contato com quem fez a publicação para pedir um!

Também é possível criar alertas para assuntos mencionados. Assim, caso tenha conteúdos completos sobre tal assunto pode ser mais uma excelente oportunidade para receber um hyperlink para sua página.

O link quebrado é outra definição relevante para explicar o que é link building. Pense que você está lendo um conteúdo em uma determinada página e é indicado uma outra leitura através de um hyperlink. Contudo, ao clicar, você vai parar em uma página escrito, “erro 404”.

Página amarela com escrito 404 page not found simbolizando link quebrado em o que é link building

Quando isso acontece, é porque você clicou em um link quebrado. Ou seja, eles são links de sites que foram excluídos ou que sofreram alguma mudança, modificando a URL original. 

E o que acha de usar esses links quebrados de outros sites para gerar links para as suas páginas?

Antes de tudo, você precisa encontrar esses links quebrados, o que pode ser feito através de uma extensão do Google Chrome, chamada Check My Links.

Verifique se há algum link quebrado que poderia ser substituído pelo seu, que tenha um conteúdo relacionado ao assunto. Em seguida, entre em contato com o responsável pela página avisando sobre o erro e oferecendo uma solução ao propor a troca do link quebrado por um link ativo.

E mesmo que não tenha o conteúdo, você pode aproveitar a oportunidade e produzir algo interessante e de qualidade que tenha a ver com aquele site.

Se sua empresa tiver condições de contratar uma assessoria de imprensa, vale a pena para fazer um bom trabalho de link building.

Esses profissionais têm contato com os portais e blogs mais renomados do mercado, além de serem especialistas em transformar seu produto ou serviço em notícia, adaptando o conteúdo para formatos próprios de cada canal.

Fortalecer a marca e entender o que é link building é uma estratégia de sobrevivência diante de centenas de concorrentes na internet e fora dela. E a visibilidade em grandes veículos da imprensa pode ajudar bastante no sucesso do seu negócio.

Uma vez que for linkado em um site de renome e alcance, você gera autoridade para sua página e melhora o ranqueamento no Google e em outros mecanismos de busca.

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