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Como gerar tráfego orgânico: 5 dicas para atrair visitantes

Como gerar tráfego orgânico_ 5 dicas para atrair visitantes

O princípio do Marketing Digital é a atração de pessoas para acessarem canais na internet. Imagine só você com um negócio online e sem visitas no seu site? É como se tivesse uma loja física sem entrar nenhum comprador. Antigamente a maneira mais viável de chamar a atenção de possíveis clientes era com anúncios pagos, mas a realidade mudou, e para melhor. Hoje é possível conquistar visitas para um canal de forma espontânea, ou seja, sem gastar com anúncios. É o que chamamos de tráfego orgânico.

Gerar tráfego orgânico tornou-se o grande objetivo de muitas empresas para serem encontradas na internet pelo seu público-alvo. Não podemos dizer que o tráfego orgânico envolve zero investimento, até porque é necessário criar estratégias para atrair visitas e isto custa algo. Entretanto, o gasto é consideravelmente menor comparado ao tráfego pago, além do fato de que você paga apenas uma vez e pode colher resultados por um longo período, enquanto que um anúncio dura apenas o tempo que você pagar por ele.

Normalmente, o tráfego de forma orgânica vem de mecanismos de busca, como o Google e o Bing. São visitas geradas por relevância, já que seu canal foi encontrado porque o conteúdo dele está bem posicionado nestes buscadores. O Google também pode indicar seu site nos resultados mediante um valor financeiro, é o que chamamos de tráfego pago. Mas qual empresa não prefere atrair clientes gastando bem menos, não é mesmo? Sem falar que se o visitante chegou ao seu canal organicamente é porque houve um reconhecimento do valor e qualidade do conteúdo produzido.

Diante da importância de gerar tráfego orgânico trazemos aqui 5 dicas incríveis de como atrair potenciais clientes. Vamos lá?

1. Produza conteúdos relevantes

Quem já ouviu falar em marketing de conteúdo e inbound marketing sabe que as transformações no mercado exigem que as empresas mudem o foco dos produtos/serviços para os clientes e suas necessidades. A melhor forma de atrair o público-alvo é oferecendo conteúdos relevantes que tragam respostas e soluções para as demandas, mas sem a pressão de comprar nada.

A partir do momento que as pessoas encontram um determinado canal que disponibiliza informações interessantes e valiosas para lidar com um problema ou dúvida, elas são atraídas e passam a visitar e interagir com aquela página com mais frequência. A marca ganha autoridade no assunto e consequentemente haverá um aumento no tráfego orgânico, trazendo maiores oportunidades para seus negócios.

2. Mantenha uma frequência de postagens

Para realmente conseguir gerar tráfego orgânico para seu site é importante mantê-lo dinâmico. O volume de informações e a velocidade que mudam na internet exigem uma presença mais constante dos canais para garantir a fidelidade dos visitantes. A frequência de publicações constrói um relacionamento próximo com o potencial cliente, para que se identifiquem e confiem na marca. Por isso, faz-se necessária a criação de um calendário editorial para planejar melhor a disponibilização dos conteúdos e a periodicidade das postagens.

3. Utilize as técnicas de SEO

Se o tráfego orgânico vem quase sempre dos mecanismos de busca é fundamental aplicar as técnicas de SEO – Search Engine Optimization, para ficar entre os primeiros lugares nos resultados. Alguns estudos apontam que a primeira página do Google concentra 90% dos cliques dos visitantes. Sendo assim, se o seu domínio não está bem posicionado você diminui as chances de sucesso daquele negócio.

Com as técnicas de SEO utilizadas em seu conteúdo é possível alcançar um melhor posicionamento nos resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa e aumentar o número de acessos ao canal. Esse conjunto de estratégias inclui a busca correta das palavras-chave, o uso de link building, a escolha do domínio, a velocidade de carregamento da página, dentre outras. Portanto, é fundamental dominar as técnicas de SEO para aumentar significativamente o tráfego do seu site e a conversão dos visitantes em clientes.  Saiba mais sobre fatores de rankeamento para ficar nas primeiras posições do Google.

 4. E-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo uma das técnicas mais eficazes para quem quer atrair clientes. Através do envio do conteúdo certo para as pessoas certas é possível aumentar de forma considerável o tráfego orgânico. Outra grande vantagem é ser uma ferramenta de baixo custo e grande alcance, principalmente para interagir e se relacionar com aquele lead e transformá-lo em um comprador.Crie uma lista de contatos de forma segmentada para ser mais assertivo nos e-mails de acordo com determinado grupo. Mas atenção para não cair na cilada de comprar lista de e-mails e vir a se tornar spam, criando uma imagem negativa para a marca.

 5. Divulgue nas redes sociais

Depois de produzir bons conteúdos é fundamental que sejam amplamente divulgados. As redes sociais são sem dúvida os melhores lugares, afinal a maioria do público-alvo está presente nelas. A visibilidade nessas plataformas é muito grande e não precisa de investimento financeiro, apenas um bom planejamento e empenho.

Em primeiro lugar é importante conhecer bem a rede social para utilizá-la devidamente. Cada uma tem suas peculiaridades e devem ser trabalhadas de forma diferente. O Facebook por exemplo é ótimo para postagem de conteúdo em textos, imagens ou vídeos. Já no Instagram predomina o visual, podendo explorar muito as imagens e vídeos mais curtos. O Twitter já tem outras características, com uma comunicação mais direta e objetiva. Portanto, você deve conhecer a plataforma que quer utilizar para adaptar melhor seu conteúdo e garantir uma geração de tráfego orgânico consistente. As redes sociais também possuem ferramentas de análise de métricas, o que permite o monitoramento dos resultados e avaliação do desempenho das ações praticadas. É importante definir as métricas mais importantes para você de acordo com os objetivos de seu negócio.

 Se gostou deste post sobre tráfego orgânico deixe aqui seu comentário. Precisa de ajuda para atrair visitantes no site de sua empresa? Conheça a consultoria de SEO da Netlinks.

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