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Como usar o Yoast SEO? É fácil se você fizer do jeito certo

homem usando o notebook imagem ilustrativa texto como usar o yoast seo

O Yoast SEO é um dos plugins mais populares, e também mais simples de utilizar no WordPress. Só que, para um bom resultado, você precisa saber como usar o Yoast SEO corretamente.

Mas você não precisa se assustar. Com atenção e um pouco de prática, as soluções que esse plugin oferece serão cada vez mais naturais para você.

Neste texto, nós falamos sobre pontos importantes do Yoast SEO e como usá-lo para otimizar seu conteúdo. Acompanhe!

Entenda os pontos do Yoast SEO

Ao configurar o SEO de alguma página ou post blog WordPress, podem aparecer três pontos coloridos como resultado. Verde, laranja ou vermelho.

Yoast SEO verde

Quando a pontuação é verde, significa que a página está amigável aos motores de busca.

Yoast SEO laranja

Quando a pontuação está laranja, ela também está amigável, mas em um nível mais baixo. É importante melhorar os pontos indicados pelo próprio Yoast.

Yoast SEO vermelho

Por último, há a pontuação em vermelho, que você não deseja de jeito nenhum. Ela significa que seu SEO está com sérios problemas, e que a página não vai performar muito bem nos motores de busca. Neste caso, a correção dos erros indicados pelo plugin merecerá ainda mais atenção.

De qualquer forma, vale destacar algo. O Yoast SEO “pensa” apenas de forma técnica, ele não “lê” o conteúdo. Enquanto isso, o Google fará essa leitura, usando como base a experiência do usuário.

Vamos a um exemplo. Pode ser que, na hora de publicar o texto, você perceba o seguinte erro: “Frase-chave nos subtítulos: Use mais vezes a sua frase-chave, ou sinônimos dela, nos subtítulos!”.

Para corrigir o problema, será preciso incluir a palavra-chave do conteúdo mais vezes em algum H2, H3 etc.

Só que, se você fizer isso apenas para agradar ao Yoast SEO, pode tornar a leitura do usuário cansativa. Já pensou acessar um texto e ver a palavra-chave “cuidados para cuidar do seu pet” várias e várias vezes, em diversos subtítulos?

Pode ser incômodo, concorda? E se a escrita do conteúdo incomodar, o usuário pode deixar sua página rapidamente. O Google entenderá isso como pouca relevância do seu material, e pode punir seu site fazendo-o cair no posicionamento nos resultados de busca.

Tudo isso significa que você deve, sim, buscar um indicador verdinho no seu conteúdo. Mas nunca abrindo mão da qualidade do seu material.

Faça os ajustes necessários sempre de modo natural. Se isso não for possível, prefira um indicador Yoast SEO laranja, em vez de um verde “escrito para robôs”. Seu leitor é humano, e dificilmente um conteúdo para robôs vai agradá-lo.

Como instalar e usar o Yoast SEO?

Você não precisa quebrar tanto a cabeça com a instalação do Yoast SEO.

Acesse a página de plugins do WordPress e faça o seu download. Para ativá-lo, você poderá acessar o assistente de configuração (configuration wizard) que aparecer e seguir o passo a passo indicado.

Saiba como usar o Yoast SEO

Agora que você já sabe como compreender e configurar o Yoast SEO no WordPress, é hora de falarmos das suas funcionalidades.

Como explicamos, o plugin ajuda a perceber erros de SEO na página ou conteúdo do site. Para isso, é preciso preencher alguns campos e, depois, verificar a Análise de SEO do material.

Essas ferramentas aparecem no fim da página. Basta rolar o mouse até encontrar a aba Yoast SEO.

Depois, preencha na “Pré-visualização do Google” o que indicamos a seguir, e verifique as informações que aparecerem na “Análise de SEO”.

Frase-chave de foco

É essencial começar indicando a palavra-chave do conteúdo. É com base nela que o Yoast SEO faz toda a sua análise de SEO no WordPress.

SEO title

O título SEO deve sempre conter a palavra-chave do texto. O ideal é que ela apareça logo no início dele. Isso vai permitir que o usuário saiba rapidamente sobre o que se trata aquela página, algo importante para o Yoast SEO.

O título SEO não precisa ser o mesmo que o título do post. Mas ele deve ter o tamanho adequado para deixar o “barra medidora” do SEO verde.

Slug

O slug de uma página nada mais é do que a URL, o link do post. O Yoast SEO considera essencial que a palavra-chave do post apareça no slug.

Aliás, como uma estratégia de SEO para o conteúdo, muitas vezes é interessante que a palavra-chave seja a única a aparecer no slug.

Na hora de escrever o URL, utilize apenas letras minúsculas. Entre as palavras, você também precisará incluir um hífen. O slug deste post que você está lendo, por exemplo, é como-usar-o-yoast-seo.

Meta-descrição

A meta-descrição serve como um resumo, o que o usuário vai visualizar logo abaixo do seu título nos sites de busca.

Tenha o cuidado de montar uma meta-descrição chamativa. Ela vai ser importante para que o leitor clique no seu link.

A meta-descrição também possui uma “barra medidora” do SEO. Escreva seu resumo até que ela fique verde.

Análise de SEO

O Yoast SEO analisa vários aspectos do SEO da página. Quando você conseguir cumpri-lo corretamente, vai receber as seguintes anotações nessa aba:

  • Links de saída: Bom trabalho!
  • Links internos: Você tem links internos o suficiente. Bom trabalho!
  • Frase-chave na introdução: Bom trabalho!
  • Tamanho da frase-chave: Bom trabalho!
  • Densidade da frase-chave: A frase-chave em foco foi encontrada um x número vezes. Isso é ótimo!
  • Frase-chave na meta descrição: Frase-chave ou sinônimo aparece na meta descrição. Bom trabalho!
  • Tamanho da meta descrição: Bom trabalho!
  • Frase-chave utilizada anteriormente: Você não usou essa frase-chave antes, muito bom.
  • Frase-chave em subtítulos: um número x de subtítulos correspondem ao tópico do seu texto. Bom trabalho!
  • Atributo alt de imagem: Bom trabalho!
  • Comprimento de texto: o texto contém um número x de palavras. Bom trabalho!
  • Frase-chave no título: A frase-chave combina e aparece no início do seu título de SEO. Parabéns!
  • SEO largura do título: bom trabalho!
  • Frase-chave no slug: Mais da metade da sua frase-chave aparece no slug. Isso é ótimo!

A dica é tentar alcançar todos esses resultados, mantendo a bolinha do SEO verde. Se alguma delas tiver uma cor diferente, tente corrigir o problema.

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