Consultoria de SEO: Saiba o que é e a importância de contratar esse serviço

Consultoria de SEO_ Saiba o que é e a importância de contratar esse serviço

Que a internet se tornou o local mais procurado pelas pessoas que buscam por produtos e serviços não é nenhuma novidade. Com a pandemia do coronavírus então, o Brasil registrou mais de 100 mil lojas que já aderiram às vendas online para se adaptar ao novo estilo de consumo durante a quarentena.

Contar com uma consultoria de SEO pode ajudar muito quem não tem tempo nem experiência para se dedicar a essa estratégia essencial para lidar com a concorrência e ser o diferencial.

Com o auxílio de profissionais especialistas em SEO, é possível otimizar o desempenho do seu site para ficar bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google. Assim, aumenta a visibilidade e relevância da marca no cenário digital e consequentemente mais clientes serão atraídos.

Entenda então o que é uma consultoria de SEO, como funciona e as vantagens de contratar esse serviço.

O que é uma consultoria de SEO e como funciona?

Uma consultoria de SEO oferece uma análise, avaliação e direcionamento da estratégia adotada pela empresa para otimização de sua página na internet. Após o diagnóstico do cenário atual serão apresentadas ações para corrigir possíveis falhas cometidas e melhorar o desempenho da marca no mundo online.

É inegável a importância desse serviço de orientação para sobrevivência no mercado e para suporte no trabalho das empresas, principalmente aquelas que não possui uma equipe nem estrutura adequada para cuidar dessa parte de marketing digital.

Fazer SEO não é uma tarefa tão simples e requer monitoramento e atualização contínuas, afinal sabemos como a internet e seus avanços mudam de forma rápida e imprevisível.

Terceirizar essa demanda para uma consultoria de SEO irá permitir que os profissionais de seu negócio se concentrem nas demais atividades, além de deixar nas mãos de pessoas qualificadas que utilizarão com mais segurança e assertividade os recursos disponíveis para otimizar seu site.

É importante saber escolher uma consultoria que ofereça os melhores e mais completos serviços para que tenha um retorno eficaz no recurso gasto em SEO para sua empresa. A otimização para garantir um bom rankeamento nos buscadores deve ser visto como um investimento para o sucesso da sua marca.

Ao contratar profissionais com ampla experiência e diferencial no trabalho de SEO, você não precisará se preocupar com nenhuma etapa do processo e irá adquirir qualidade e credibilidade para que seu negócio alcance e permaneça no topo do Google.

Além de identificar os erros da sua página e implementar ações de correção, uma agência de SEO oferece o conhecimento em metodologias comprovadas que garantem resultados eficazes.

Normalmente os serviços disponibilizados incluem desde a definição da estratégia até a análise das entregas e resultados, com a interação e suporte aos profissionais da empresa contratante.

Vejamos alguns serviços fundamentais para uma boa consultoria de SEO e que devem ser observados no momento de procurar por essa ajuda.

– Planejamento

Tudo que é feito sem planejamento gera resultados não muito positivos ao final da execução. Assim é com o trabalho de SEO em uma página na internet. É muito importante começar por esta parte de inteligência, de estratégia para planejar as ações a serem executadas de acordo com o negócio e seus objetivos.

Isso envolve um trabalho de diagnóstico, de mapeamento do perfil e da jornada do cliente, conhecido como funil de vendas. Em seguida vem a pesquisa de palavra-chave, etapa crucial para o bom desempenho de todo o processo.

Após o diagnóstico e a definição do objetivo da empresa com a escolha dos indicadores de desempenho, é hora da criação da persona, ou seja, a representação do cliente ideal.

Aqui está a chave para todo o desenvolvimento do trabalho de SEO, pois baseado neste perfil é que serão pensadas as estratégias de otimização, principalmente de conteúdo e sua divulgação.

– Análise dos concorrentes

É importante também analisar a concorrência, afinal a meta no SEO é superá-la nas posições do ranking do Google e demais buscadores. Ao identificar os pontos fortes e fracos de quem você precisa superar, fica mais fácil definir as táticas mais eficazes a seguir.

Os profissionais de consultoria sabem avaliar todos os aspectos que tornam um projeto sucesso na internet. Observar o que seu concorrente está fazendo é fundamental para conduzir as diretrizes a serem adotadas pela sua marca para que se destaque diante dos outros.

– Monitoramento dos resultados

Além do mais, a consultoria de SEO deve realizar o monitoramento dos resultados das ações adotadas, e caso não seja o esperado é preciso realizar correções.

Existem ferramentas de monitoramento do próprio Google, como o Analytics e o Search Console, e outras que oferecem diferentes opções de avaliação, por exemplo o SEMrush.

Aqui trata-se do chamado SEO técnico, que envolve uma auditoria e detalhamento das análises destes resultados. Contar com um profissional especialista em SEO para interpretar estas métricas, principalmente para quem não possui experiência e conhecimento, pode ser a solução para melhorar e impulsionar o seu negócio.

– Conteúdo

De nada adianta todo um trabalho para melhorar o desempenho de um site nos mecanismos de busca na internet se o conteúdo ali dentro não for de qualidade e relevância.

A forma hoje de atrair potenciais clientes é através de conteúdo que o ajude a solucionar suas dúvidas e necessidades. Não é possível mais adotar velhas práticas de marketing indo direto ao ponto da venda, simplesmente anunciando o produto ou serviço sem compreender e interagir com o consumidor.

Uma consultoria de SEO diferenciada também pode oferecer serviços em relação ao conteúdo. As atividades envolvem a definição de pautas de acordo com a persona, o calendário editorial para organizar a periodicidade das postagens e a redação e revisão do conteúdo a ser publicado.

É fundamental conhecer bem a persona criada no planejamento, e assim produzir um material mais direcionado às necessidades dela. Profissionais especializados vão definir os assuntos, formatos, meios de divulgação e oferecer conteúdos úteis para gerar tráfego orgânico e visibilidade da sua marca na internet.

– Link Building

Um outro serviço de grande importância que algumas agências de SEO podem oferecer é o link building. Quanto mais links estiverem apontados para a sua página, maior a relevância dele para o Google. Daí a atenção que este ponto deve merecer e a consultoria pode auxiliar, ao levantar oportunidades e estabelecer contatos com bons parceiros para solicitação de links.

A redação de Guest posting é outra atividade que a consultoria de SEO pode proporcionar para a obtenção de links. Ao postar um conteúdo original e de qualidade em outro site colocando um link para o seu, vai atrair visitantes desta página onde publicou para a sua.

– Retorno ao cliente

Uma vez implementadas as ações definidas no planejamento, verificados os resultados e feitas as devidas correções e melhorias, é o momento da consultoria dar um retorno e um suporte ao contratante.  É importante que seja feita uma reunião com toda a equipe da empresa para analisar as entregas e o resultado de todo o trabalho de SEO.

Agora que conheceu alguns serviços que uma boa consultoria de SEO pode oferecer ao cliente, é importante ressaltar que este trabalho deve se adequar com a realidade e os objetivos da empresa. Assim, busque por especialistas que tenham opções diversificadas e preço para atender de forma personalizada diferentes perfis de negócio.

E quais são as vantagens de contratar uma consultoria de SEO?

Depois que ficou mais claro o que é uma consultoria de SEO, conheça alguns benefícios ao se contratar este tipo de serviço.

– Mais facilidade para ser encontrado

O maior objetivo de qualquer estratégia de SEO é posicionar melhor uma página nos diferentes mecanismos de busca de forma a ser facilmente encontrada.

 O trabalho de uma consultoria vai possibilitar a correção de erros no processo de otimização do site e fazer com que alcance um melhor posicionamento. Com isso, o produto ou serviço oferecido pela marca terá mais visibilidade e reconhecimento pelo público-alvo.

– Aumento das vendas

Um projeto de SEO bem feito pode trazer muitas melhorias a médio e longo prazo. Através do acompanhamento das métricas é possível observar como estão as visitas ao seu site e o número de vendas, ou seja, as informações úteis na tomada de decisão para melhorias.

Quanto mais bem posicionado estiver no Google, mais usuários serão atraídos para seu site. Assim, potenciais clientes poderão ser convertidos e compartilhar seus produtos e conteúdos.

A consultoria de SEO pode ser um verdadeiro divisor de águas para o aumento das vendas e sucesso do seu negócio.

– Aumento do tempo de permanência no site

Um grande benefício trazido pelo trabalho de especialistas em SEO é o aumento do tempo de permanência dos visitantes na sua página. A bounce rate, ou taxa de rejeição, é reduzida, o que favorece a autoridade e a relevância do site perante o usuário e os buscadores.

O tempo que o visitante passa na sua página pode significar muito, principalmente que o conteúdo oferecido é interessante e que tem grandes chances de conversão em clientes.

– Profissionais qualificados

O trabalho com SEO não deve ser feito de forma amadora. Um pequeno erro pode comprometer a performance do seu conteúdo e ser penalizado perante o algoritmo do Google, o que pode levar muito tempo para recuperar as posições perdidas no ranking.

Por isso é importante contar com os profissionais experientes para aplicar a melhor estratégia de SEO em seu site. Além do mais, o contato com estes especialistas traz mais segurança e confiança para que você não caia em algumas armadilhas que existem nessa área.

– Maior economia de recursos

A contratação de uma consultoria de SEO pode também ser importante para a melhor utilização dos recursos disponíveis para esse fim.

Ao contar com profissionais que dominam o assunto você não desperdiça tempo e dinheiro em focos errados com ações que trazem poucos resultados para o seu negócio. O investimento é mais assertivo para atingir o retorno esperado.

– Maior atualização

Como dissemos a internet está mudando constantemente para melhorar os serviços. O Google faz atualizações, desde pequenas até mais significativas, de 500 a 600 vezes durante um ano.

Os especialistas em SEO estão sempre atentos a essas evoluções, sabendo como lidar com elas de maneira rápida e precisa. Assim, uma consultoria garante que seu site esteja atualizado com as tendências do mundo digital.

– Melhoria para o site

Através da definição das palavras-chave e objetivos do site, toda a arquitetura de navegação será avaliada e serão propostas modificações conforme as boas práticas de SEO e com foco em aumentar a taxa de conversões para vendas.

Um consultor especializado em SEO vai trazer experiência de outros sites, outros projetos que implementou e sabe que funcionam bem. Esse profissional pode agregar muito não só sobre SEO, mas sobre plataforma, funcionalidades e outros aspectos que podem melhorar de forma considerável sua página.

– Resultados permanentes

Os anúncios pagos no Google podem sim trazer aumento de tráfego para sua página e ser relevante para o seu negócio. Entretanto, eles funcionam apenas durante o tempo em que você estiver pagando. Já o SEO é uma estratégia que traz resultados permanentes, mesmo que leve mais tempo para serem alcançados.

Sem falar que deve ser um trabalho contínuo, afinal é importante mostrar para o Google, o tempo todo, que a sua marca é autoridade naquela área, só assim ele exibirá a sua página entre os primeiros resultados de busca. Logo, investir em uma consultoria de SEO tem um custo benefício melhor, pois traz retorno a longo prazo e com um gasto bem menor.

Nesta era digital o site de uma empresa se tornou a sua vitrine, uma vez que as pessoas passaram a visitá-la pela internet e não mais fisicamente. Portanto, é muito importante e vale a pena contratar uma equipe competente de SEO para cuidar de sua página, afinal é através dela que o cliente decide se irá entrar e comprar.

Se gostou desse post e ficou interessado em contratar uma consultoria de SEO, conheça mais sobre o que a Netlinks pode fazer para alavancar seu negócio.

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