Alavancar e tornar um negócio mais atraente é o objetivo de todo empreendedor. Para que isso aconteça, é indispensável a aplicação do Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma modalidade do marketing que, como o nome indica, se vale da criação de conteúdo para ampliar o alcance de uma empresa, fortalecer o branding, aumentar vendas, divulgar produtos e mais.
Atualmente, o mais comum é que o encontremos aliado ao marketing digital e a estratégias de SEO. Afinal, o consumo de informação no geral se dá, cada vez mais, por meio da internet.
Entretanto, para entendermos do que essa técnica de venda realmente trata, é interessante voltarmos às suas origens. E para isso, um “case” emblemático e de fácil compreensão é o do Guia Michelin, que explicamos a seguir!
Você se lembra do Guia Quatro Rodas? Ele foi uma publicação em voga no Brasil entre 1965 e 2014. No livreto, era possível conferir uma lista de restaurantes, hotéis e parques em todo o país, com avaliação e indicação de cada um deles.
Em um mundo sem internet e, posteriormente, sem conexão móvel ou aplicativos de navegação, o Guia servia como uma espécie de manual do viajante de carro. Além de mapas de estradas, listava estabelecimentos e destinos que, de outra forma, permaneceriam desconhecidos.
Mas por que estamos falando disso aqui? Porque esse é um dos exemplos mais clássicos do marketing de conteúdo.
O Guia Quatro Rodas foi inspirado no Guia Michelin, versão americana lançada em 1.900 pela fabricante de pneus Michelin. Ou seja, buscando aumentar a venda de pneus, a empresa gerou no público o desejo de viajar – o que, naturalmente, gasta os pneus e exige que novos sejam comprados.
Genial, né?
Claro, o exemplo do Guia Michelin pertence a outros tempos. Afinal, atualmente, temos a internet e um uso cada vez maior dela, que chegou a 90% do Brasil em 2021.
E junto a isso, temos um processo profundo de transformação digital que envolve diversos aspectos, incluindo o marketing. Assim, hoje falamos de marketing digital como se este fosse a maior referência no assunto.
Contudo, a premissa do marketing de conteúdo em âmbito digital continua sendo a mesma: gerar peças que se comuniquem com o público-alvo de maneira a cativá-lo, tornando-o consciente de uma necessidade e da solução para ela.
Para tanto, uma ferramenta muito utilizada é o funil de conversão, que discutimos a seguir.
O funil de conversão é um instrumento muito importante no marketing de conteúdo. Apesar disso, seu conceito é mal compreendido por muitos.
Podemos definir o funil de conversão como um modelo representativo da jornada do cliente. Ou seja, ele tenta delinear como é o processo de aquisição do produto, com o intuito de ajudar na criação de estratégias de venda e promoção.
Devido a isso, ele vai ser diferente para cada processo, variando de acordo com o produto, o público-alvo, as ferramentas empregadas pela empresa, o momento em que ela se encontra, e outros fatores.
Inclusive, esse é um dos erros mais comuns que o público em geral faz com relação ao funil de conversão: o de achar que ele é sempre o mesmo quando, na verdade, seu desenvolvimento faz parte da criação da estratégia.
E isso também vale quando essa estratégia envolve o marketing de conteúdo.
Em resumo, o funil de conversão tem três estágios, topo, meio e fundo. E as ações em cada um deles vão variar de acordo com o projeto, como apontamos abaixo.
O primeiro estágio é o que tem mais pessoas, mas nem todas elas se tornarão clientes. Aqui, temos uma audiência que ainda está pesquisando com relação ao seu problema, dor ou necessidade.
No caso do marketing de conteúdo, por exemplo, podemos falar de um resultado de busca no Google. Contudo, apenas uma parte das pessoas que viram o resultado clicaram nele.
No meio do funil estão os clientes em potencial que já tiveram seu interesse despertado. Isso posto, podemos considerar uma série de possibilidades para a jornada, pois ele é o estágio mais longo de todos.
Assim, incluímos momentos como o de investigação e consideração. No caso do marketing de conteúdo, serão as pessoas que clicaram no resultado de busca usado como exemplo no item anterior.
Também estarão inclusas as pessoas que leram todo o conteúdo e chegaram a acessar outros artigos do blog.
Além delas, podemos citar, ainda, os leitores e consumidores de conteúdo que visitaram outros sites e estão fazendo pesquisas sobre os produtos e serviços para compará-los antes de tomar uma decisão.
Estes são apenas alguns exemplos possíveis para o meio do funil considerando o marketing de conteúdo. Suas características reais vão variar de acordo com o projeto.
Por fim, temos o fundo do funil, que é quando o cliente em potencial se transformou em cliente de fato. Naturalmente, devido ao funcionamento do funil de conversão, aqui é onde há o menor número de pessoas.
Seguindo nosso exemplo de marketing de conteúdo considerando o Google, podemos listar o passo a passo da jornada do cliente completa:
Dessa forma, o truque de um marketing de conteúdo feito da maneira correta é “casar” as peças produzidas com os estágios do funil.
Assim, é possível captar clientes em todos os níveis.
Contudo, falar é mais fácil do que fazer, e para uma campanha de marketing de conteúdo bem sucedida, é preciso estratégia. Ela começa com a criação de uma persona que representará o cliente ideal.
Esse indivíduo imaginário deve estar no centro dos textos e demais peças desenvolvidas, e nosso objetivo a partir daí será o de conquistá-lo.
Portanto, é importante que a estratégia seja feita por uma empresa séria e que tenha experiência no ramo. E, claro, que domine o SEO necessário para ranquear os conteúdos no Google.
Assim, é possível gerar tráfego orgânico de qualidade e, a depender do projeto, aliar a estratégia ao SEO Marketing.
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