fbpx
Agência especializada em SEO apaixonada por gerar vendas
SEO para todos os nichos e segmentos em todo o Brasil
Av. Picadilly, 55, Cj 207, Center I, Cond. Alphaville, Grande BH, MG

Confira algumas dicas de otimização de sites para alcançar as melhores posições no Google

dicas de otimização de sites palavras relacionadas a SEO

Você sabe como o Google faz para encontrar seu site na internet? Pois é, para que seu site seja encontrado pelos buscadores é preciso otimizá-lo, mas principalmente entender o que isso quer dizer. Otimização de sites significa utilizar de estratégias e técnicas de SEO que potencializam o conteúdo de sua página para que os mecanismos de buscas o reconheçam. Assim, você garante um melhor rankeamento nas posições dentro desses buscadores.

Uma vez que ações de otimização de sites são aplicadas em sua página gerando mais tráfego, você aumenta a taxa de conversão rumo ao crescimento e sucesso de seu negócio. Segundo pesquisa realizada pela HubSpot, 51% dos consumidores confiam mais em uma pesquisa feita no Google do que em uma indicação de amigos ou familiares. Ou seja, sem investir em ações que fortaleçam a presença da marca no ambiente digital uma empresa não irá muito longe.

Vejamos aqui dicas de otimização de sites para atender a alguns requisitos técnicos e de conteúdo exigidos pelo Google para ficar bem posicionado nas buscas.

– Utilize a palavra-chave certa

Esse é o primeiro passo de qualquer processo de otimização de sites afinal, para gerar conversões, sua estratégia de SEO deve ser feita com a palavra-chave mais relevante dentro do segmento de seu negócio. Antes de iniciar a pesquisa, defina qual palavra-chave será usada como referência de seu site. Qual será o termo pesquisado para que seu site apareça nas buscas do Google?

Para saber quais são as palavras mais procuradas de acordo com o conteúdo da página você pode usar uma ferramenta gratuita do próprio Google, o Google Keyword Planner. Vale ainda conferir quais as palavras-chave que seus concorrentes estão utilizando, uma vez que no mundo digital a concorrência é ainda mais acirrada.

Assim que definir a palavra-chave, é importante que ela esteja presente no conteúdo, mas claro que de uma forma natural que não comprometa nem incomode a leitura. Alguns locais são fundamentais para inserção da palavra-chave, como na URL do seu site, no título e na meta-descrição.

– Produza conteúdo relevante e de qualidade

Não é novidade que nos últimos anos os buscadores têm priorizado a experiência de seus usuários como fator decisivo para posicionamento nos resultados de busca. Assim, um site que busca os primeiros lugares neste ranking deve oferecer o melhor conteúdo possível aos visitantes. Cada vez mais consumidores online dependem de conteúdo para pesquisar e tomar a decisão da compra.

É preciso que o conteúdo traga valor para aquele público-alvo que você tanto deseja atrair. Um conteúdo de relevância e qualidade traz autoridade para sua marca e ajuda a criar uma relação mais próxima com o usuário, contribuindo para a credibilidade e fidelização junto ao cliente.

– Conheça os objetivos de cada um

É fundamental entender o objetivo da empresa na internet antes de criar conteúdos. Alguns sites possuem a finalidade de direcionar o tráfego, outros gerar leads e conversão ou ganhar autoridade para a marca.

Além disso, conhecer a intenção do usuário, as “dores” de sua persona e atendê-las de acordo com a etapa do funil de vendas em que ela se encontra é a forma mais eficaz de alcance de bons resultados. Metaforicamente, não adianta oferecer água para quem tem fome, e não adianta oferecer comida para quem tem sede. Através do marketing de conteúdo você conquista o potencial cliente ao oferecer ajuda com o que ele mais precisa e no momento certo.

– Faça uma auditoria em seu site

Identificar o que está bom e o que precisa ser melhorado na página para atender aos principais critérios de rankeamento do Google. A auditoria SEO é uma etapa essencial para a otimização orgânica, como por exemplo para descobrir quais fatores bloqueiam o posicionamento de landing pages de um site nos resultados de pesquisas.

Existem ferramentas que possibilitam realizar uma auditoria completa de forma a tornar o site mais funcional e atrativo. A análise permite não apenas apresentar a solução para um bom desempenho da sua página, mas ajuda o usuário a entender como o trabalho é feito e oferece uma experiência mais satisfatória.

– Trabalhe o SEO nas imagens

O processo para otimização de sites também envolve as imagens inseridas no conteúdo. A presença de imagens, além de atrair o leitor, facilita o entendimento do texto e ajuda no posicionamento do Google. Ao carregar as imagens, é importante renomear o arquivo com a palavra-chave do conteúdo. Isso garante que a palavra-chave apareça na URL caso o usuário queira salvar a imagem abrindo-a separadamente em outra aba.

Vale ressaltar também a questão das legendas para engajar os leitores, afinal o próprio buscador usa as legendas para extrair informações e tentar entender a imagem. É um elemento que ajuda a comunicar ao robô o que tem naquele conteúdo. Portanto, é preciso que a legenda seja clara e complemente o texto, além de possuir a palavra-chave a ser rankeada. Por fim, não se esqueça de otimizar as imagens para diminuir o tamanho em kb e serem carregadas mais rápido.

– Tenha um site responsivo

Outro fator de rankeamento a ser considerado pelo Google pensando na experiência do usuário é se aquela página se adapta aos diferentes dispositivos. Um site responsivo deve ter seu conteúdo ajustado a qualquer tipo de resolução de tela, principalmente aos celulares, que são o principal meio utilizado para pesquisas nos buscadores. Se a página for bem otimizada o usuário conseguirá de maneira mais fácil e rápida acessar e realizar uma compra através do dispositivo móvel.

Estas foram algumas dicas de otimização de sites. Lembrando que este é um processo contínuo e que precisa ser monitorado para realizar melhorias sempre que necessário. Otimizar é um dos segredos para que sua empresa se destaque na internet ao conquistar os primeiros lugares do Google, trazendo visitantes e potenciais clientes para o site.

Se você curtiu esse post e precisa de ajuda na otimização do site de sua empresa, conheça o trabalho da Netlinks, startup especialista em SEO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.