Netlinks | Agência de SEO Certificada pelo SEMrush

SP

R. Florida 1738, Cj 121, Brooklin
Atendimento: (11) 2500-2228

BH

R. J. Achilles Veloso 160, Estoril
Atendimento: (31) 4042-5566

SP

Rua Florida 1738, Cj 121
Brooklin (11) 2500-2228

BH

Juiz Achilles Veloso 16
Estoril (31) 4042-5566

Domínio na internet: entenda o que é e a importância de saber escolher

Tudo o que você precisa saber sobre domínio na internet

Se você deseja entender tudo sobre domínio você está no lugar certo. Este conteúdo irá explicar o que é domínio na internet, como escolher um bom nome, quais as extensões disponíveis e te ensinar como é possível adquirir um domínio.

O que é um domínio e para que existe?

Assim como existe o endereço para localizarmos um lugar no espaço físico, existe o endereço eletrônico para encontrarmos um ponto na imensidão do espaço virtual da internet. O ponto a ser localizado é um site e o domínio é este endereço eletrônico, ou seja, o nome que as pessoas vão utilizar para encontrar um site na internet.

O domínio existe para facilitar a memorização do endereço de um site.

Todos os sites têm um endereço de IP único, aquela enorme sequência de números que serve para se conectar com o servidor que armazena os dados do site. Imagine se tivéssemos que aprender e memorizar o número de IP de todos os sites para visitá-los? Impossível, não é mesmo? Assim, o domínio foi criado para transformar esta sequência de números em palavras que formam o nome de um site.

Como escolher um bom nome de domínio

O universo da internet possui uma quantidade incalculável de sites existentes.  Por aí vemos a importância do nome de um domínio para quem procura e para quem quer ser encontrado rapidamente, como uma empresa por exemplo. Afinal de contas é o seu endereço, sua identidade para que seja facilmente localizada e lembrada pelos clientes. Por isso o nome escolhido deve ter uma forte identificação com o que a empresa representa, com aquele produto ou serviço oferecido. Além disso, é importante que o nome seja curto, simples e fácil de lembrar. Não se esqueça que um bom domínio pode ser o sucesso de seu negócio e valer grandes investimentos.

Seguem algumas dicas na hora de pensar o melhor nome:

– Escolha um nome atrativo e curto que seja fácil de memorizar, digitar e pronunciar

– Evite hifens e números

– Pesquise por palavras-chave mais populares relacionadas ao seu meio

– Não há diferença entre letras maiúsculas ou minúsculas

– Pesquise nas redes sociais o nome que tem em mente

– Seja rápido. Ao pensar no nome de um domínio verifique se está disponível e registre-o logo.

Como adquirir e registrar um domínio

Agora que escolheu um nome para seu domínio é preciso ver se está disponível para ser comprado, alugado e registrado. Para este momento você pode procurar uma empresa de confiança e credibilidade para auxiliá-lo. Feita a negociação é necessário o registro do nome escolhido para garantir todos os direitos de utilizar esse registro na internet, tornando-o exclusivamente seu. Uma vez que o domínio é registrado ele é apontado ao servidor. Assim, seu site pode ser encontrado e acessado através do navegador.

O tempo de registro depende do período que foi especificado. Via de regra o tempo mínimo que você pode registrar um domínio é por um ano. É possível ampliar se desejar possuí-lo por um prazo maior. Se tiver condições você pode adquirir combinações de nomes e apontá-los para o mesmo site. É uma estratégia caso não saiba se quer comprar o nome .com ou .br, por exemplo, ou para garantir o acesso a sua página mesmo que as pessoas digitem o nome errado.

É possível também a renovação do domínio e a venda, aluguel ou transferência. Existem empresas especializadas que dão todo o suporte nesta negociação.

Posso mudar meu domínio?

Sim, é possível mudar seu domínio, por outro lado não é recomendado. Afinal, quanto mais você usa o nome escolhido, mais é fixado e memorizado pelo cliente.

Extensão de Domínios

A extensão de domínio, também conhecida como gTLD (Generic Top-Level Domain) ou nome genérico de nível superior em português, é a parte do domínio que define a que categoria ele pertence. A gTLD indica se é um endereço eletrônico voltado para a área comercial, educação, governo, entre outros. São formadas por mais de duas letras e a extensão mais conhecida é a (.com). Novas gTLDs estão sendo criadas para ampliar as opções de nomenclatura na web, sendo divididas em originais e novas:

– gTLDs originais: .com, .org, .net, .gov, .info e outras.

– novas gTLDs: .tech, .life, .top, .store, .space, .fun e outras.

Todos os gTLDs estão disponíveis para registro público. Lembre-se que assim como o nome a escolha da extensão do domínio deve ser bem pensada. O mais importante é buscar o que melhor representa seu negócio. Os domínios .com geralmente são usados para fins comerciais, como um ecommerce ou um site empresarial. Os domínios .net foram inicialmente usados pelas empresas de rede como os provedores de serviços de internet. Atualmente, estão amplamente utilizados, podendo dizer o mesmo para os .com. Os .org representam instituições de caridade, comunidades e organizações locais. Mas usar uma extensão menos convencional, desde que esteja compatível ao propósito do seu negócio, pode ser uma ótima forma de tornar o endereço do seu site autêntico e atraente.

Garanta proteção e privacidade 

Quando o nome de um domínio é registrado, as informações pessoais repassadas devem ser disponibilizadas para o diretório WHOIS da ICANN (https://www.icann.org/). A ICAAN é a entidade responsável pelo gerenciamento da atribuição dos nomes e números que serão identificados como endereços virtuais na internet. Portanto, o WHOIS é um protocolo usado para consultar bancos de dados que armazenam as informações sobre quem são os proprietários de um domínio, de forma pública.

A existência do WHOIS é justificada por uma questão de segurança. Por ter o registro de quem possui cada site existente na internet, caso tenha algo publicado em um site que viole a lei é possível localizar o responsável e entrar em contato. Apesar da relevante utilidade desse diretório ele traz o inconveniente de informações sensíveis dos proprietários ficarem disponíveis publicamente. Aí é que entra a importância de garantir a proteção e privacidade de seu domínio. Além do nome do proprietário, são vários os dados que o WHOIS nos fornece, tais como:

– Nome do servidor em que o domínio foi registrado

– Nome de quem registra, do responsável administrativo e do responsável técnico

– E-mail

– Número de telefone

– Endereço postal

– Status do domínio

– Data de criação original

– Data de vencimento do registro

O serviço de proteção do domínio funciona ocultando certas informações sobre o proprietário, que de outra forma seriam encontradas através de uma pesquisa WHOIS.

E aí, conseguiu registrar seu domínio depois dessas dicas? Deixe nos comentários qual o seu domínio registrado pra gente dar uma olhada e conheça mais sobre o que a Netlinks pode fazer pelo seu site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.