Você já parou para pensar na relação entre SEO e Branding? Com a transformação digital e a popularização da internet, cada vez mais informação e
Em uma estratégia de marketing, o tráfego orgânico é importante por muitas razões. Entre seus benefícios, estão aumento de visibilidade, conquista de maior parcela do mercado, redução do Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e muito mais.
Contudo, para que ele realmente dê todos esses frutos, é necessária uma estratégia bem pensada e que vá de encontro aos objetivos e público alvo de uma empresa.
Para tanto, diversos fatores devem ser levados em consideração. Uma parte deles vai variar de caso a caso, em cada projeto. Mas outra parte vem de conhecimento técnico, como apontamos abaixo.
Tráfego orgânico são os acessos que chegam a um site de maneira genuína, motivados pelo interesse do próprio visitante. Dessa forma, ele não envolve acessos pagos.
Geralmente, o termo se refere a acessos originados em mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing e similares.
Em um exemplo considerando o caso de tráfego orgânico pelo Google, a trajetória do visitante seria a seguinte:
Assim, podemos ver que o que define o tipo de tráfego orgânico é a origem do acesso: são páginas presentes entre os resultados de busca do Google ou outros buscadores.
O tráfego orgânico é aquele gerado por um interesse genuíno do usuário, que vai atrás de informações, produtos ou serviços por meio de pesquisa. Já o tráfego pago são acessos originados de anúncios, como Google Ads, Facebook Ads e outros.
No caso do Google Ads, os anúncios também vão variar de acordo com a pesquisa do usuário. Contudo, é necessário pagar para que eles apareçam na página de resultados (SERP), ao contrário do que ocorre com o tráfego orgânico.
Portanto, no caso do Google, os dois tipos de acesso têm algo em comum, pois irão depender da SERP.
Entretanto, a diferença entre tráfego pago e orgânico está além disso.
Por causa da forma como são geradas, as visitas orgânicas têm características específicas e trazem vantagens especiais.
Entre seus benefícios, o principal é que o tráfego orgânico entrega taxas de conversão melhores. Ou seja, para o caso de vendas e geração de leads, uma porcentagem maior dos acessos irá produzir os objetivos desejados.
A razão para a taxa de conversão do tráfego orgânico ser maior é que, comparado a acessos pagos, as visitas são mais alinhadas à intenção de busca do usuário.
Ou seja, o visitante encontrará informação mais condizente com seu momento no funil de conversão.
Outra vantagem é que ele também traz um Retorno sobre o Investimento (ROI) maior. Afinal, anúncios são caros e só têm resultado enquanto continuamos pagando por eles.
Já o tráfego orgânico tem resultados mais duradouros, pois uma vez que um site ou página conquista uma boa posição orgânica, ela demora muito para cair. Isto é, tem um melhor custo benefício ao longo do tempo.
Por fim, outra vantagem dos acessos orgânicos sobre os pagos é que eles fortalecem a relevância da marca para o consumidor.
Há uma analogia comum quando falamos sobre a diferença entre tráfego pago e orgânico.
Podemos dizer que acessos por anúncios são como alugar uma casa: o investimento é rápido e podemos usufruir dela à vontade, mas apenas enquanto estivermos pagando. Se pararmos de pagar, perdemos todos os direitos sobre ela.
Já os acessos orgânicos são como comprar uma casa: o investimento é mais longo, contudo, uma vez que estiver concluído, ela será nossa para sempre.
Ou seja, é fácil perceber que ambos são importantes e devem fazer parte de uma campanha de marketing digital. Contudo, uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar o tráfego orgânico tem um retorno melhor sobre o investimento.
Além disso, cada um é adequado para momentos diferentes do negócio.
Por fim, vale mencionar que além do orgânico e pago, existem outros tipos de acesso a um site. São eles:
Qualquer site que esteja tecnicamente adequado e no ar há pelo menos 6 meses terá algum nível de tráfego orgânico. Afinal, o Google e demais buscadores têm o trabalho de “passear” pela internet em busca de novos conteúdos, o que chamamos de crawleamento.
Contudo, se a página for de vendas ou sites institucionais para branding, vamos precisar de mais que isso. A razão é que a quantidade de acessos orgânicos será baixa se não for feito um trabalho mais amplo de otimização e geração de conteúdo de qualidade.
Por isso, será necessária uma estratégia de marketing digital para que o site tenha a visibilidade adequada.
Afinal, a internet tem cada vez mais conteúdo publicado e, para se destacar, é preciso alguma dedicação.
Assim, para aumentar o tráfego orgânico, o mais importante é fazer SEO e a otimização do site dentro de um planejamento de marketing digital.
Esse trabalho será diferente dependendo do tipo de página e do nicho do assunto, pois isso vai interferir em como o Google escolhe os resultados. Se tivermos um nicho informacional amplo, por exemplo, estaremos falando de roubar tráfego de gigantes como a Wikipedia.
Para tanto, serão necessárias ações mais impactantes, como a criação de um blog inteiro em torno daquele assunto e palavras chave.
Por outro lado, podemos estar falando de gerar tráfego orgânico local para um consultório. Neste caso, o desafio é mais simples, pois os resultados locais já implicam em uma concorrência menor.
Portanto, no marketing digital, você pode conquistar tráfego orgânico de maneiras diferentes, a depender do projeto, desafio e objetivos.
Essas maneiras incluem marketing de conteúdo com blogs especializados, link building para aumento do DA, melhorias técnicas de SEO WordPress para performance, e mais.
Em todo tipo de projeto, independente das táticas específicas empregadas, é preciso garantir alguns fatores básicos de otimização para ter tráfego orgânico:
Com esses itens, é possível conseguir tráfego orgânico suficiente para fazer um SEO Marketing. Quando feitos corretamente e dentro de uma estratégia de SEO, já podemos ter aumento de vendas e presença digital, que são o que muitos negócios e empresas precisam.
Contudo, se estamos falando de atrair um público mais amplo e adquirir uma presença digital marcante, é possível ir além e conquistar os buscadores mais ainda.
Para esses casos é que a Netlinks oferece o Escala Orgânica, parte da nossa esteira de serviços de SEO especializados. O Escala Orgânica é voltado para empresas que já se posicionam para a venda de determinados produtos ou serviços, e querem mais.
Com um método exclusivo desenvolvido junto a grandes players, ajudamos médias e grandes empresas a serem líderes no Google.
Dentro de uma estratégia bem feita, você pode contar com o tráfego orgânico para:
Entre em contato com a agência de SEO Netlinks e saiba como podemos te ajudar!
Incluso gratuitamente na proposta:
Diagnóstico de SEO
Vamos analisar o cenário de SEO do seu site com avaliação de oportunidades, erros técnicos e insights estratégicos.
Análise de Concorrente
Você saberá as principais lacunas entre você e seu concorrente como autoridade, posts ranqueados e mais.
Investimento e Metas
Além de entender melhor como trabalhamos e o valor para seu desafio de SEO, traçamos uma meta juntos.
Você já parou para pensar na relação entre SEO e Branding? Com a transformação digital e a popularização da internet, cada vez mais informação e
Confira algumas dicas de otimização de sites para ficar bem posicionado nos mecanismos de busca e garantir o sucesso da sua empresa.
Confira 5 dicas incríveis de como atrair potenciais clientes para seu site sem gastar com anúncios e dar visibilidade para seu negócio.
Estamos prontos para fazer um diagnóstico dos seus desafios e recomendar a melhor solução de SEO para a sua empresa.