Como diferenciar suas estratégias de Marketing Digital

Estratégias de marketing digital

Os excelentes resultados de empresas que investem em Marketing Digital é um grande demonstrativo do poder e da importância desse investimento dentro das organizações. O que há algum tempo pensaram ser luxo é atualmente reconhecido como necessidade, inclusive para a sobrevivência das empresas.

Mas, ao mesmo tempo em que há esse reconhecimento, também se tem uma popularização de práticas e estratégicas de marketing online, muitas vezes pautadas por práticas comuns de mercado ou até mesmo impressões de seus donos e funcionários que apenas reproduzem estratégias sem nenhum estudo ou respaldo de um profissional qualificado, o que resulta no que chamamos de mais do mesmo.

Aí, o que era para ser um investimento com retorno pode ser apenas uma ação como muitas outras e que não trazem o resultado esperado. Por isso, antes de investir tempo e dinheiro, é preciso entender alguns pontos bem importantes para não acabar sendo apenas mais um na multidão.

Cuidado ao contratar

Por não ser uma profissão regulamentada, ou seja, não exigir um diploma de Marketing Digital para desempenho da função, é comum vermos pessoas com diversas formações atuando como verdadeiros gurus do marketing online. É preciso ter cuidado. Não quer dizer que uma pessoa de outra área, necessariamente é uma escolha ruim. Muito pelo contrário, há excelentes profissionais capacitados e sérios desenvolvendo trabalhos maravilhosos por aí. Por isso, o mais importante é conhecer bem o candidato.

Além das entrevistas e tradicionais dinâmicas, pode ser um bom caminho pesquisar sobre trabalhos e resultados anteriores, além de solicitar referências. Se a escolha for por uma agência de marketing no lugar de um profissional, os cuidados tomados deverão ser os mesmos.

Acompanhe as estratégias de perto

O acompanhamento das estratégias de marketing deve ser feitas sempre de perto pelo empreendedor ou pessoa responsável. E de preferência, todas as escolhas e mapeamentos devem ser feitas em conjunto. Isso porque, o ideal é unir a expertise do profissional com a sensibilidade e experiência de quem vive a realidade e a cultura da empresa. Assim, alinhados, as chances de sucesso serão maiores.

Equipe de Marketing Digital em constante evolução

O trabalho de marketing sobre transformações a todo instante. Vivemos em uma época em que o consumidor vive o tempo todo se transformando, com novas possibilidades, processos e meios de interagir com as marcas e principalmente de consumir pela internet. Por esse motivo, o profissional ou a equipe responsável deve entender que não se deve nunca parar de evoluir, estudar e se atualizar tanto em questões relacionadas ao Marketing Digital quanto em questões relacionadas ao mercado de atuação da empresa.

Faça uso de ferramentas e processos prontos

Você agora deve estar pensando que, em meio a suas muitas demandas, acabou de arrumar mais uma, não é!? A boa notícia é que, há muitas ferramentas de gestão que podem te auxiliar nesse acompanhamento sem sobrecarregar seu dia a dia. Faça uso delas, explore e aproveite os benefícios que cada uma pode te oferecer. Entre as mais comuns temos a análise dos stakeholders, onde  há a coleta e análise de informações sobre todos que podem influenciar em um projeto de marketing digital, mapeando os riscos e também as necessidades de comunicação com seu andamento.

Deixe a equipe de Marketing Digital inovar

Muitas vezes a inovação vem acompanhada de erros. É claro que não estamos falando que é usual se ter erros e prejuízos, não é isso, mas sim que, a partir do momento em que se exige inovação de um profissional ou equipe de marketing digital, deixá-la testar, experimentar e inovar faz parte do processo e por já saber que se é passível de erros e más escolhas, exija que todo projeto de inovação esteja acompanhado sempre de estudos e pesquisas para minimizar seus impactos, caso venha a ocorrer.

Texto: Autor convidado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.