Google o que significa?: definição e como funciona

Google o que significa?: definição e como funciona

Google, o que significa? Mesmo sendo um buscador que utilizamos diariamente, algumas dúvidas sobre seus processos, ferramentas e demais informações podem ser bem comuns. 

Se você utiliza a internet para trabalhar, estudar ou mesmo como entretenimento, provavelmente utiliza o Google e suas ferramentas para fazer pesquisa, contatar pessoas, desenvolver projetos e afins. 

Isso porque ele é o buscador mais utilizado no mundo, e mesmo sem percebermos, o Google é uma presença constante em nossas atividades diárias. 

Mesmo assim, existem vários detalhes e funcionalidades envolvidas que podem não ser conhecidos por todo mundo. Então, se você quer saber sobre o Google e o que significa, acompanhe a leitura conosco. 

Google: o que significa, afinal?

O primeiro passo para entender o Google e o que significa, é entender seu próprio nome. Por isso, saiba que o termo vem da palavra “googol”, inventada pelo Dr. Edward Kasner. 

O interessante é que o termo foi usado para batizar a centésima potência do número dez, isso porque o estudioso buscava um nome fácil e sonoro de ser lembrado. Logo, ele representaria o número um seguido de 100 zeros.

Assim, além de ajudar o Dr. Kasner, o termo serviu de inspiração para o futuro mecanismo de busca, transmitindo a ideia de imensidão na web. O intuito ainda era manter o termo “googol” para o buscador e futura empresa, mas uma pequena confusão durante a assinatura de um cheque de investidor, resultou no termo Google. 

Atualmente, o Google é uma empresa multinacional que além de trabalhar com softwares, oferece uma série de serviços online. Ou seja, você pode utilizar o Google para fazer pesquisas, mas existem outras milhares de ferramentas que são úteis no dia a dia. 

Por exemplo, o buscador possui o seu próprio sistema de e-mail, conta com serviços de localização, e ferramentas que são essenciais em muitas estratégias de comunicação e no desenvolvimento de empresas diversas. Separamos algumas delas a seguir. 

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta muito útil para qualquer tipo de empresa, projeto ou pessoa, que busca por uma boa presença online e deseja acompanhar o desempenho de um site, loja ou blog. 

Ele funciona como um sistema de monitoramento de tráfego que, ao ser instalado em um site, por exemplo, consegue reunir informações importantes sobre as visitas de pessoas no site. 

Então, com base nos relatórios do Analytics, as pessoas conseguem descobrir qual o comportamento dos visitantes do site, e se esse envolvimento está de acordo com as expectativas de campanhas. 

Google Adsense

Já o Google Adsense, permite que você ganhe dinheiro com seu blog ou site, veiculando anúncios em suas páginas. Ou seja, você estará disponibilizando um espaço para que outras marcas incluam suas propagandas. 

Assim, você só precisa se cadastrar e todo o processo diário será feito automaticamente pela ferramenta. Inclusive, o Adsense funciona de forma que apenas anúncios relacionados ao tema do site apareçam em suas páginas, a ideia é aumentar as chances de conversão.

Por último, com os anúncios já vinculados, é possível ter lucros de duas formas: quando as pessoas clicam nas publicidades, ou pelo número de visitantes, como se o anúncio estivesse sendo impresso no momento que alguém acessa a página. 

Google Adwords

O Google Adwords, ou Google Ads, é a ferramenta que permite a criação de anúncios por pessoas que estejam interessadas em divulgar seus serviços e produtos na web. Os anúncios podem ser direcionados para páginas de busca, rede display, YouTube e aplicativos. 

Dessa forma, a pessoa precisa criar uma campanha de qualidade, seguindo critérios bem avaliados pelo algoritmo do Google, além de bancar os valores devidos para cada tipo de anúncio. 

Logo, para ter bons resultados e alcançar o público desejado, é preciso investir além do dinheiro, e sim desenvolver bons anúncios que sejam atrativos e valorizados pelo próprio Google. 

Quem fundou o Google?

Para entender o Google e o que significa, é necessário passar também pela história do buscador. E tudo começou na Universidade de Stanford, por meio do projeto de dois doutorandos, Larry Page e Sergey Brin. 

Eles tinham como objetivo analisar propriedades matemáticas na internet, e na época, o Yahoo era um buscador famoso. Ele funcionava com bancos de dados manuais, e insatisfeitos com esse formato, os estudantes buscavam por soluções.

Com isso, eles criaram seu próprio buscador que analisava tanto os volumes de buscas, quanto a relação dos usuários com os sites, os links usados, o número de buscas e mais. 

Em suma, criaram um novo sistema que seria capaz não só de otimizar as buscas online, com um mecanismo inteligente, como também visava a experiência dos usuários.

Google o que significa?: definição e como funciona

Como funciona o algoritmo do Google?

Quando uma pessoa utiliza um termo ou frase para fazer uma pesquisa no Google, aparecem uma série de páginas, blogs e sites que o sistema selecionou. Assim, para encontrar os resultados correspondentes, o algoritmo da plataforma analisa todas as palavras de busca. 

No entanto, os resultados apresentados não são escolhidos aleatoriamente, só porque estão relacionados ao assunto. Todas as páginas passam por um tipo de avaliação, que determina se ela possui a qualidade certa para o usuário. 

Isso porque, existe um software que rastreia o conteúdo disponível na web e os adiciona ao índice do Google. Nele, é feita uma análise completa que avalia vários detalhes, como título, URL, conteúdo em texto, imagens, link e mais.    

Com isso, é feita uma classificação com as informações disponíveis, determinando quais páginas possuem conteúdos relevantes, úteis e de boa qualidade. Então, as páginas que recebem as melhores avaliações são as que aparecem em primeiro lugar na página de busca. 

Por esse motivo, técnicas como o SEO são tão importantes para quem deseja bons posicionamentos no Google. Com o SEO é possível trabalhar e otimizar vários detalhes que ajudam as páginas a conseguirem boas avaliações. 

Além disso, é preciso sempre ficar atento, pois o algoritmo do Google está em constante mudança, se tornando cada vez mais exigente para selecionar apenas bons conteúdos para seus usuários.

Saiba como são divididas as buscas no Google

Ao realizar qualquer tipo de pesquisa no Google, você já deve ter reparado que existem algumas diferenças entre os links apresentados. Isso porque na página de resultados, ou SERP (Search Engine Results Page), o sistema costuma organizar as páginas de acordo com páginas pagas ou orgânicas. Entenda melhor a seguir.

Resultado pago

Os resultados pagos reúnem aquelas páginas que pagaram para ser anunciadas por meio do Google Ads, assim, elas possuem uma posição de destaque, como na parte superior, antes dos resultados orgânicos. 

Então, as páginas que aparecem neste local são classificadas e selecionadas seguindo alguns critérios, como o índice de qualidade do anúncio, o custo por clique e mais. Logo, por ser pago, nota-se uma posição de destaque. 

Resultado Orgânico

Já os resultados orgânicos mostram as páginas que aparecem na página de resultados de forma gratuita. Ou seja, não há nenhum tipo de pagamento por anúncio, elas conseguem as posições de acordo com a qualidade da própria página. 

Desse modo, são páginas que o próprio Google selecionou e organizou, de acordo com a leitura que seu algoritmo fez. São considerados os sites mais relevantes e adequados para a busca. 

Google o que significa?: com certeza, uma ferramenta para o sucesso. Entenda como!

Para entender o Google e o que significa, é preciso saber também que a plataforma oferece algumas vantagens, que podem ser fundamentais para o sucesso da sua página e, consequentemente, do seu negócio. 

Afinal, sendo um buscador tão utilizado, que oferece serviços de qualidade, conseguir ser bem visto pela plataforma é uma forma de chegar até as pessoas certas. Acompanhe!

Aumenta ranqueamento de sites

O primeiro grande benefício que não podemos nos esquecer é que, ao manter uma página de qualidade, ficando atento aos detalhes valorizados pelos algoritmos do Google, é possível ter um ranqueamento elevado. 

E esse é um fator extremamente importante, já que, quanto maior o ranqueamento, mais autoridade e relevância um site possui sobre determinado assunto. Como explicamos, o Google seleciona as melhores páginas para ocuparem as primeiras posições em páginas de busca. 

Assim, quanto mais em destaque está uma página, maiores são as chances de ser encontrada pelas pessoas certas. Potenciais leads que estão em busca daquilo que você oferece, desde conteúdos até produtos e serviços. 

Ranqueando bem no mecanismo de busca, mais em destaque você está e bons resultados são consequência. E para isso, estratégias de SEO podem ajudar muito. 

Influência na venda e no reconhecimento dos seus negócios

Como dissemos, conseguir boas posições em páginas de busca do Google pode ser o fator fundamental para que potenciais clientes encontrem o seu negócio. Isso porque sua página estará no lugar certo quando essas pessoas realizarem uma busca. 

Sendo assim, quando uma página de qualidade é encontrada por uma pessoa em um momento de necessidade, em que ela está buscando por informações, a tendência é que essa pessoa visite, consulte todas as informações e considere o que for encontrado ali. 

Ou seja, ao realizar uma busca e encontrar uma página relacionada com boas informações, conteúdos relevantes e produtos adequados, a chance dessa pessoa se tornar um cliente é bem maior. 

Portanto, utilizando o Google de forma correta e se beneficiando de estratégias efetivas para conseguir um bom ranqueamento, você pode aumentar o sucesso do seu negócio, tanto com o reconhecimento pelo bom conteúdo, como pelas próprias vendas. 

Facilita nossa procura no dia a dia

Seja para sanar uma dúvida, encontrar um produto ou buscar qualquer tipo de informação, ir diretamente ao Google é uma atitude automática em nosso cotidiano. Com alguns cliques conseguimos encontrar todo tipo de informação e conteúdos relacionados. 

Então, não podemos esquecer que o sistema facilita o nosso dia a dia, já que reúne todo tipo de informação importante que pode ser útil para os mais variados tipos de dúvidas e necessidades. 

Google o que significa?: definição e como funciona

Como fazer para sua empresa aparecer no Google?

Agora que conhece o Google e o que significa, já percebeu que a ferramenta pode ajudar um negócio a ter sucesso. Com estratégias certas, sua marca pode passar a ser reconhecida no mercado, além de conseguir cativar os clientes e realizar boas vendas. 

Pesquise as palavras-chave 

O primeiro passo para ter sucesso no Google, é encontrar as palavras-chave que estão relacionadas a sua marca, produto ou serviço. Ou seja, quais são os termos buscados no Google que se relacionam com o que você oferece?

Ao descobrir as palavras certas, você pode construir conteúdos relacionados, utilizá-las em suas páginas de forma correta, sempre buscando formas de se posicionar aproveitando as possibilidades que cada termo oferece. 

Invista no link building

Outro passo importante é o link building, uma forma de utilizar links em seus conteúdos, para direcionar o usuário tanto para páginas internas, em seu próprio site, quanto para páginas externas, de outros sites. 

Os links também são bem vistos pelo Google no momento de avaliar a qualidade de uma página, por isso, é essencial buscar por boas linkagens, em páginas que se relacionam, possuem conteúdos similares e que também são de qualidade. 

Então, aumentando o número de links e melhorando suas qualidades, seu site também tem a chance de ter uma classificação melhor para aparecer nas páginas do mecanismo de busca. 

Produza um conteúdo de qualidade

Com tantas dicas, não podemos deixar de fora a importância em se produzir conteúdo de qualidade. Este é um fator importante tanto para o algoritmo do Google que irá avaliá-lo, como para seu público que vai consumir no dia a dia. 

Assim, produzindo de acordo com as palavras-chave, com já recomendamos, tente criar um texto de fácil leitura, que tenha um desenvolvimento interessante, com imagens e vídeos para ilustrar e links para complementar a experiência do usuário. 

Com bons conteúdos, você não só atrai seus possíveis clientes, como também entrega algo de valor que será importante na hora de direcioná-lo para uma compra e também para fidelizá-lo. 

Conclusão

Já sabendo como funciona o Google e o que significa, você está mais preparado para utilizar esse sistema ao seu favor. Já que ele pode ser de grande ajuda para posicionar o seu site e fazer com que as pessoas certas sejam encontradas. 

O Google possui um algoritmo que avalia vários detalhes de uma página na hora de organizar os resultados de uma busca. Assim, páginas bem avaliadas costumam ficar em posições de destaque. 

Logo, produzindo bons conteúdos e otimizando seu site, é possível alcançar um bom ranqueamento, mesmo em buscas orgânicas. Além disso, você consegue fazer anúncios por ferramentas do Google, lucrar com propagandas do seu site e ainda monitorar seu desempenho e presença do seu público em suas páginas. 

Viu como além de nos ajudar em buscas diárias, o Google também é uma grande possibilidade de valorização para negócios? Por isso, não se esqueça de buscar boas estratégias para ter sucesso com ele.    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.