Netlinks | Agência de SEO Certificada pelo SEMrush

SP

R. Florida 1738, Cj 121, Brooklin
Atendimento: (11) 2500-2228

BH

R. J. Achilles Veloso 160, Estoril
Atendimento: (31) 4042-5566

SP

Rua Florida 1738, Cj 121
Brooklin (11) 2500-2228

BH

Juiz Achilles Veloso 16
Estoril (31) 4042-5566

Google Trends: o que é e como usar na sua estratégia de marketing

google-trends

Muitas empresas estão investindo, atualmente, nas estratégias de marketing digital para que tenham visibilidade na internet e gerem conversões para o seu negócio. Uma forma bastante interessante de fazer isso é por meio das técnicas SEO e suas ferramentas. O Google Trends, por exemplo, mostra o volume de pesquisas de determinada palavra-chave durante um tempo.

Quem nunca, por exemplo, pesquisou uma temática que envolva questões bancárias e deu de cara com publicações da empresa NuBank? Essa é uma startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros que investe pesado nas técnicas de SEO e que busca criar relevância na internet, já que este é o meio que sustenta o negócio no mercado.

Por isso, para você que está a fim de investir nessa estratégia, entenda neste artigo o que é, definitivamente, o Google Trends, além de como essa ferramenta funciona e pode ajudar o marketing digital de seu negócio. Descubra também como utilizá-lo e saber se você está aplicando as palavras-chave certas nos conteúdos.

Para saber mais, continue aqui e acompanhe o artigo! Boa leitura. 

Google Trends: o que é e como usar na sua estratégia de marketing

O que é Google Trends? 

Em primeiro lugar, antes de falarmos sobre a ferramenta Google Trends, precisamos entender o que é SEO. Essa é uma sigla que remete à expressão em inglês Search Engine Optimization e que trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas no marketing de conteúdo para gerar relevância no Google e deixar a sua página nas primeiras pesquisas.

O Google Trends, então, surge como um aliado nesse processo. A plataforma permite que você pesquise determinadas palavras-chaves e analise se elas estão com um número de pesquisas elevado ou se as pessoas não buscam esse tipo de conteúdo.

Por meio desses números é possível entender qual o interesse do público-alvo e aplicar as palavras-chaves de maneira que ajudem na relevância do texto e faça-o se destacar num dos sites mais pesquisados em todo o mundo, o Google. 

Como funciona? 

Mas como essa ferramenta funciona? Basta apenas pesquisar sobre uma palavra-chave e ver o resultado? Na teoria, sim. Mas para que os números sejam bem interpretados e para que o seu texto tenha relevância, é primordial contratar especialistas em marketing digital, que saibam desenvolver conteúdos de acordo com o seu público-alvo e funil.

Imagine, por exemplo, que você contrate um redator especialista no nicho de saúde. O profissional é dotado de conhecimentos que permeiam essa área e pode desenvolver temas interessantes, que façam a jornada do consumidor e que entregue assuntos relevantes.

Porém, isso não significa que ele seja especialista em SEO e saiba usar plataformas como o Google Trends. Ou seja, em um cenário ideal, é importante que você invista em um profissional com esse conhecimento. 

>> Aproveite e fale com agora mesmo com os especialistas em SEO da Netlinks.

Google Trends: o que é e como usar na sua estratégia de marketing

Como o Google Trends pode te ajudar na sua estratégia?

Para você que está criando uma estratégia de marketing digital para a sua empresa, o Google Trends pode ser uma ferramenta divisora de águas principalmente em relação aos conteúdos divulgados. Com a noção de como a palavra-chave está performando, torna-se mais fácil desenvolver um conteúdo e divulgá-lo na internet.

Por isso, é primordial que você crie um planejamento (ao lado de especialistas em marketing digital) para aplicar os temas mais relevantes para aquele momento e fazer uma estratégia de divulgação.

Essa jornada pode fazer com que conteúdos ganhem destaque no Google e que a sua empresa tenha mais relevância na internet. Grandes negócios brasileiros já investem nessa metodologia, como o Zoom at Buscapé e Méliuz.

Como usar o Google Trends? 

Mas, afinal, como usar essa ferramenta e procurar neste instante as palavras-chaves mais relevantes no mercado digital? Simples!

Vá ao site Google Trends. Na página inicial, você já encontrará uma exposição com os assuntos mais discutidos nos últimos dias e que você pode criar uma palavra-chave com essa temática para impulsioná-las em sua empresa. Porém, caso você queira ver algum conteúdo em específico, basta clicar em “explorar tópicos” e escrever o que deseja.

Ao realizar a pesquisa, irá aparecer um gráfico de linhas, em que o eixo horizontal representa o tempo que essa palavra-chave está em destaque, enquanto o eixo vertical mostra o volume de buscas em cima desse termo escolhido. 

É possível ver também outras sugestões de palavras que estão com uma relevância interessante e que você pode usar como termo secundário em seus conteúdos para ajudá-los a ranquear no Google. 

  • Abra o site Google Trends;
  • Veja quais são os destaques do dia;
  • Busque uma palavra-chave específico em “explorar tópicos”;
  • Acompanhe os gráficos e seus resultados.

É válido ressaltar que para que essas palavras-chave realmente ganhem destaque na internet e apareçam nas primeiras páginas de pesquisa, especialistas em marketing digital devem entrar em ação e ajudar na implementação da estratégia de SEO.

Google Trends: o que é e como usar na sua estratégia de marketing

Conclusão

Para você que está a fim de investir em estratégias de marketing digital para o seu negócio, a plataforma Google Trends é um excelente pontapé inicial para aplicação dessa metodologia. Porém, é primordial que você também conte com a ajuda de especialistas na área para que o seu negócio tenha relevância no Google.

Por isso, aproveite para falar agora mesmo com a Netlinks e tenha os melhores experts na área de SEO para ajudá-lo nessa empreitada! Clique aqui e converse com os nossos especialistas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.