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Você está migrando seu site? Foi suspenso pelo Google? Quer vender mais na internet, mas não consegue? O serviço de consultoria SEO pode ser a solução para a sua empresa!
Tenha uma análise profunda do seu site e um projeto de melhorias e correções totalmente alinhado aos objetivos do seu negócio. Isso inclui todas as frentes de otimização de sites: análise técnica, marketing de conteúdo, funil de conversão e muito mais.
A consultoria SEO é um serviço especializado e avançado de otimização de sites. Geralmente, nesse formato de atendimento, o projeto é criado todo de uma vez, após um período de coleta de dados e análises profundas.
Na sequência, as melhorias propostas são implementadas no site pela agência de SEO ou profissional contratado.
Contudo, o trabalho deve ser feito de forma conjunta com o cliente, pois pode envolver mudanças consideráveis no site. Também é possível que a implementação fique por parte do cliente, se ele preferir.
Além disso, todo o projeto de consultoria SEO deve estar alinhado aos planos e estruturas de negócio do cliente.
Portanto, a comunicação entre ambos deve ser constante e clara, para garantir que a otimização sane todos os problemas e auxilie a empresa a alcançar seus objetivos.
Esse tipo de assessoria geralmente é contratada por empresas que estão enfrentando obstáculos no ambiente virtual ou por negócios buscando expansão agressiva.
Assim, podemos dizer que empresas se encontram em dois momentos distintos nos quais vão precisar de uma consultoria SEO especializada:
No primeiro caso, um exemplo seriam marcas muito grandes que já estão na primeira posição do Google, mas precisam continuar expandindo sua presença digital.
Ou seja, o negócio já conquistou um bom posicionamento nos motores de busca, tem um funil de vendas bem definido e site otimizado. Já foram realizados os serviços de SEO básicos e intermediários, e chegou a hora de uma estratégia mais avançada de consultoria SEO.
Já na segunda situação, há uma série de possibilidades, desde empresas enfrentando suspensões no Google até negócios iniciando a transição para o digital ou fazendo migração de domínio.
Podemos separar o atendimento da consultoria de SEO em três momentos, conforme discutimos abaixo.
A consultoria SEO começa já no primeiro contato com o cliente. Afinal, é ele quem vai nos trazer as primeiras informações sobre seu negócio e a razão por estar nos procurando.
Nessa hora, delineamos os primeiros esboços do projeto, que envolve as análises iniciais do site do cliente. Para tanto, examinamos métricas como:
Todos esses dados serão importantes para podermos vislumbrar como o projeto de consultoria SEO será.
Além, claro, da informação mais importante de todas: qual é o desafio de SEO que o cliente está enfrentando?
Isso será a peça central para definirmos a estratégia, e pode envolver problemas de banimento e suspensões no Google; migração de domínio; toxicidade devido a campanhas de black hat feitas por concorrentes; queda súbita nos acessos; dificuldade para aumentar vendas e muitas outras possibilidades.
A partir daí, se inicia a fase de investigação e análise mais aprofundada do site e do projeto para descobrir o que causou o obstáculo. Ou, claro, identificar oportunidades de crescimento em vendas, leads e conversões.
Afinal, o objetivo da consultoria SEO sempre está diretamente relacionado ao crescimento do negócio.
Uma vez que elas forem identificadas, é hora de montar o plano de ação, que deve envolver e articular todas as informações coletadas até então. Mais uma vez, as tarefas envolvidas vão variar de acordo com o objetivo da consultoria em SEO.
Pode se tratar da criação, otimização e/ou reorganização de blogs e conteúdos; categorias; páginas de conversão, guest posts; melhorias técnicas; mudanças de servidor e até mesmo venda e compra de domínio de site.
Por fim, chegamos à etapa da execução e implementação. Com o planejamento da consultoria SEO em mãos, é hora de realizar as tarefas.
Embora seja a última, essa etapa é tão importante quanto as outras e exige profissionais igualmente qualificados.
Se esse trabalho não for realizado de forma excelente, os resultados não serão alcançados.
Dito isso, algumas empresas preferem assumir a execução, contratando um consultor SEO apenas para desenvolver o projeto. Se essa for uma possibilidade, não há problema algum, visto que o importante é que as tarefas sejam executadas da maneira correta.
O preço de uma consultoria SEO pode variar muito, pois isso depende do tamanho do projeto, suas características específicas e, também, do nível de expertise dos profissionais responsáveis.
Entre as características que podem impactar no valor desse tipo de serviço, podemos elencar 7 principais:
Naturalmente, qualquer projeto de consultoria SEO especializada será grande e complexo. Contudo, a complexidade da análise e horas de trabalho vão variar entre eles.
Considerando especificamente o ramo de SEO, a dificuldade do desafio apresentado vai impactar diretamente na natureza do trabalho.
A tarefa pode dizer respeito à criação ou manutenção de blogs, linkagem externa, melhorias técnicas e outros. Cada um tem, por natureza, um tempo de dedicação específico que irá impactar no preço da consultoria SEO.
O tempo necessário pode variar de acordo com o tamanho do site, o estado em que ele se encontra e a meta que pretendemos atingir com ele.
Da mesma forma que o desenvolvimento, a execução do projeto também pode demorar mais ou menos, independente da complexidade do desafio.
Em outras palavras, algumas tarefas de SEO são demoradas, ainda que sejam simples.
Se o projeto de SEO for de 360º, ou seja, envolver todas as frentes, será demandada uma estratégia mais ampla, além de uma variedade maior de profissionais especializados.
Da mesma forma, se ela disser respeito a apenas um aspecto, serão necessárias menos pessoas envolvidas na consultoria SEO.
O site do cliente pode ser uma pequena loja virtual de produção baixa, até uma super empresa de departamentos que está migrando para o digital. Ou pode ser de um consultório médico voltado para agendamento.
A depender do setor, haverão particularidades, como leis sobre a difusão da informação (setores médico e legal); ou plataformas terceirizadas para vendas que têm regras e padrões próprios.
Tudo isso vai alterar a estratégia, o desafio e, por consequência, o preço da consultoria SEO.
Como falamos, uma empresa pode precisar de uma consultoria SEO por diversas razões – e para todas elas, a Netlinks está pronta para criar soluções.
Então, qual é o seu desafio? Conte pra gente e vamos te ajudar a vencê-lo!
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