Descubra por que o marketing de conteúdo é fundamental para o seu negócio

O que é marketing de conteúdo

Que a internet se tornou o local mais procurado pelas pessoas que desejam comprar um produto ou adquirir um serviço todos já sabemos bem. Sabemos também que buscamos informações a respeito antes e que podem ser determinantes parar tomar uma decisão. A questão é que hoje não adianta mais uma empresa apenas estar na internet com o seu negócio, é preciso saber como estar lá e ser encontrada neste universo virtual gigantesco em meio a tanta concorrência. E para fazer a diferença e conseguir atender a essa nova necessidade dos clientes é que surgiu o marketing de conteúdo, que não é focado somente em vender como era o tradicional, mas em agregar valor de alguma forma.

Seja resolvendo um problema, esclarecendo uma dúvida ou ensinando algo, o marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair o público de modo sutil e ganhar sua confiança para gerar negócios. Assim, é fundamental para uma marca a produção de conteúdo relevante para a internet, que conheça e entenda as necessidades do usuário e desperte atenção e interesse no momento da busca. Com isso, a venda se torna um processo natural decorrente desta relação conquistada. A estratégia é conhecer e atrair o visitante, convertê-lo em um potencial cliente, fechar o negócio e garantir a continuidade desta relação.

Mas se ainda não está convencido da importância do marketing de conteúdo trazemos alguns benefícios para entender melhor.

Benefícios do marketing de conteúdo

– Aumento de tráfego para seu site

Como a maioria dos usuários usa o Google para se informar, estar bem posicionado neste buscador é fundamental. O Google cada vez mais analisa técnicas de SEO chamadas de White Hat e sabe reconhecer e valorizar em seus resultados páginas com conteúdo interessante e útil. Além disso, o visitante só vai clicar em um site que realmente atenda ao que ele precisa.

– Interação com o público

Através de um conteúdo informativo, educativo ou de entretenimento é possível criar mais proximidade e estabelecer uma interação com o público. O marketing de conteúdo possibilita essa relação direta que é muito importante para identificação do cliente com a marca e consequentemente mais vendas e negócios fechados. O usuário percebe que a empresa vai ajudá-lo a resolver suas necessidades sempre que precisar. Isso cria fidelidade e aumenta o engajamento com a marca, uma vez que ficará satisfeito com o valor gerado por seus conteúdos e passará a indicá-lo para outras pessoas.

– Educação do cliente

Com a estratégia do marketing de conteúdo sua empresa pode ensinar o público sobre os produtos ou serviços que oferece. Quando o negócio é novidade no mercado muitas dúvidas e desconfianças irão surgir, logo o conteúdo pode ser educativo e esclarecedor. Uma vez que o cliente possui as informações de que precisa se sentirá mais seguro para realizar a compra.

– Aumento das vendas

Para fazer marketing de conteúdo é necessário entender o perfil do cliente para guiá-lo no processo da busca até a tomada de decisão. Com um conteúdo relevante e valioso para seu público-alvo aumentam as chances de o visitante querer conhecer a marca, fazer a aproximação e entrar para sua lista de leads. Ao conquistar um número expressivo de potenciais clientes o crescimento das vendas se torna uma tendência.

– Fidelização de clientes

Uma vez conquistado o cliente é fundamental para a empresa mantê-lo. O marketing de conteúdo tem um importante papel no pós-venda, através da continuidade do relacionamento para mostrar ao consumidor que pode contar sempre com a marca. Esta fidelização do cliente é chamada no meio de lifetime value (LTV). É o valor gasto pelo cliente ao comprar produtos ou serviços da sua empresa. O custo de vender para quem é cliente é menor do que para quem não é. Assim, quanto mais eficientes os conteúdos oferecidos após o fechamento do negócio mais o LTV tende a aumentar, garantindo que o cliente atual compre novamente.

Principais canais para divulgação de conteúdo

– Portais de conteúdo

Os portais de conteúdo são uma poderosa plataforma para se fazer marketing digital, pois possibilitam a publicação de conteúdos estratégicos para determinado negócio. Algumas empresas possuem portais próprios, outras utilizam portais específicos sobre seu ramo. Seja qual for o portal, a divulgação de conteúdos de qualidade associados à marca faz com que ela se torne autoridade em determinado assunto, trazendo reconhecimento, credibilidade e confiança dos clientes.

– Blog

O blog é um dos principais canais utilizados na estratégia de marketing de conteúdo. Além de trazer diversas possibilidades para divulgação de conteúdo, contribui muito para impulsionar tráfego para o site da empresa, pois leva os visitantes a buscarem saber mais sobre seus produtos ou serviços. A grande vantagem do blog é poder utilizar as mais variadas formas de conteúdo como textos, vídeos, imagens e áudios.

 – Redes sociais

Não há como deixar de fora as redes sociais em uma estratégia de divulgação de conteúdo, considerando que a maioria do seu público está lá presente. As redes sociais facilitam a distribuição do conteúdo e visibilidade da marca, além do engajamento com o visitante e a geração de tráfego para o portal ou blog da sua empresa. Lembre-se que o conteúdo produzido deve ser adequado aquela rede social e cada uma tem suas peculiaridades.

–  Ebooks

Ebooks são ideais para a divulgação de conteúdos longos de maneira mais fácil de serem consumidos. Além disso demonstram que a empresa tem autoridade no assunto, o que transmite confiança e fidelidade junto ao público-alvo. É uma excelente estratégia para aquisição de leads e ampliação do volume de vendas.

– E-mail Marketing

Nada de achar que as pessoas não usam mais e-mails. Pelo contrário, é um dos canais com maior retorno para marketing de conteúdo. E o melhor, são de baixo custo e grande alcance. Através do e-mail marketing a empresa pode interagir melhor com seu público e segmentar sua lista de contatos para o envio de conteúdo específico e direcionado para a pessoa certa. Apenas cuidado para não se tornar spam e criar uma imagem negativa para o negócio.

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