Marketing digital: Aprenda o que é e quais as estratégias mais utilizadas

Marketing digital: O que é, vantagens e estratégias

Marketing digital é a evolução do marketing para a nova realidade trazida pela internet e os consequentes avanços tecnológicos. Como sabemos grande parte da população hoje utiliza a web para pesquisar sobre suas necessidades e realizar compras. Logo, é preciso se adaptar a esses novos hábitos para divulgar produtos, alcançar clientes e realizar negócios. Marketing digital nada mais é que um conjunto de estratégias e ações voltadas para o meio virtual buscando atrair consumidores, convertê-los em clientes e fortalecer sua marca de forma mais assertiva e eficiente. 

As vantagens do Marketing digital

– Interatividade

A possibilidade de contato com o cliente faz toda a diferença para um bom negócio. Os canais utilizados pelo marketing digital permitem uma proximidade com o consumidor para ouvir, reconhecer e atender suas exigências, além de aumentar o engajamento com as marcas e a indicação para outras pessoas.

– Mensuração

Imagine como era no marketing tradicional quando era quase impossível medir o resultado dos anúncios e campanhas publicitárias. No marketing online é possível verificar se o cliente ficou satisfeito ou a estratégia de divulgação foi eficaz, e caso contrário identificar as falhas e adotar melhorias rapidamente. Existem métricas para obtenção e análise de dados como retorno sobre investimento (ROI) e custo de aquisição de clientes (CAC), que facilitam muito a prática de melhoria contínua pelas empresas.

– Custos mais baixos

Certamente uma das principais vantagens do marketing digital, sobretudo para empresas que possuem poucos recursos para investir na promoção da marca. Através de uma boa estratégia para a internet, é possível aumentar a visibilidade, conquistar clientes e estabelecer parcerias com baixo valor de custo. São diversas opções que garantem ótimos resultados e permitem a flexibilidade de investimento, com o quanto puder e pelo tempo que puder.

– Direcionamento e segmentação

Apesar da possibilidade de atingir uma infinidade de pessoas pela internet, a quantidade não é o que conta, mas sim atrair e conquistar o público certo. O marketing digital permite que as empresas realizem ações para identificar e chegar ao consumidor ideal. Isso traz diversos benefícios, como a economia de dinheiro ao deixar de investir em quem não tem interesse na aquisição daqueles produtos e serviços.

Como fazer marketing digital

Como tudo na vida para ser bem feito é preciso antes um planejamento. Um bom plano de marketing digital deve ser estruturado contendo principalmente três informações, que são: objetivo, indicadores de resultados e público.

– Definição do objetivo

O que você quer atingir com uma estratégia de marketing digital? Ter objetivos e metas claras é a base para se pensar os demais elementos do plano. O objetivo de um negócio pode ser divulgação da marca, geração de leads, aumento das vendas, educação e formação, dentre muitos outros. Diante da importância deste primeiro passo e para facilitar um pouco a tarefa foi criado pelos profissionais da área o chamado SMART, um mnemônico em inglês para definir mais precisamente um objetivo de marketing. Deve ser pensado da seguinte maneira:

  • Específico
  • Mensurável
  • Atingível
  • Relevante
  • Temporal

– Escolha de Indicadores-chave de Performance (KPIs)

Uma vez definido o objetivo, é preciso escolher os indicadores para medir o resultado de sua estratégia. Os KPIs, ou Key Performance Indicators, te ajudarão a analisar e verificar se está no caminho certo e atingindo as metas estabelecidas. Os KPIs podem ser indicadores de qualquer natureza, em forma de um número ou percentual, mas precisam ser relevantes e significativos para o negócio, além de facilmente mensuráveis e entendidos.

– Criação da persona

Ter clareza do público que espera alcançar é fundamental para planejar suas ações de marketing e principalmente executá-las com mais chances de sucesso.  Persona é a representação do cliente ideal e para sua criação é preciso pesquisar e levantar informações variadas e detalhadas. Dados como como gênero, idade, profissão, renda, estilo de vida e suas necessidades ajudam a compor a persona e direcionar melhor as estratégias que irá adotar para chegar a ela.

Estratégias de marketing digital

Como sabemos ainternet é um vasto universo e a tecnologia não para de evoluir, portanto as estratégias de marketing digital são muitas e a cada dia surge uma diferente. Mas o fato é que todas possuem o objetivo de promover marcas, conquistar e manter clientes. Vejamos algumas das estratégias mais utilizadas pelo mercado:

– Inbound marketing

Inbound marketing, ou marketing de atração, é uma estratégia que visa atrair pessoas, conhecê-las melhor e oferecer conteúdo com informações relevantes conforme suas necessidades. Ao contrário do marketing tradicional, no inbound marketing o cliente não age de forma passiva recebendo a mensagem. A empresa não busca os clientes diretamente, são eles que a encontram através dos canais onde está o conteúdo produzido, como mecanismos de busca, portais, blogs e redes sociais.

Uma vez que atraiu um potencial cliente para seu canal, a empresa começa a estabelecer um relacionamento com ele. O conteúdo oferecido deve ser personalizado com informações segundo o segmento da empresa para torná-la referência naquele determinado assunto e assim influenciar na decisão de compra da pessoa.

– Marketing de conteúdo

Como vimos, uma das formas de atrair o interesse do público em sua marca é oferecer conteúdo que o ajude a solucionar seus problemas. E é aí que entra o marketing de conteúdo. Para aplicar essa tática é fundamental conhecer bem a persona criada no planejamento, e assim criar um material mais direcionado às necessidades dela. Para garantir maior alcance esse conteúdo deve ser disponibilizado em canais que a persona costuma utilizar, que pode ser um portal, blog, site ou redes sociais.

– SEO

E do que adianta criar conteúdo relevante na internet se não for para ser encontrado? Para criar mais visibilidade e credibilidade para sua marca existe este conjunto de estratégias chamado SEO, Search Engine Optimization. A otimização para mecanismos de busca tem como objetivo melhorar o rankeamento de seu conteúdo para as primeiras posições nas pesquisas consequentemente atrair tráfego. Mas para estar bem posicionado é necessário atender alguns critérios considerados pelos buscadores como o Google, por exemplo, para classificar e ordenar na página de resultados. Portanto, é fundamental investir em SEO para cumprir tais requisitos, atrair tráfego orgânico e qualificado para seus canais, e assim gerar um potencial de conversão em clientes muito maior.

Muito se engana quem pensa que o e-mail não deve ser mais utilizado para os negócios. O e-mail marketing é uma excelente estratégia para se relacionar com o público que atraiu. Uma boa lista de contatos pode ser utilizada para divulgar produtos e serviços, fortalecer a marca, se comunicar com potenciais clientes e realizar vendas. Uma excelente vantagem do e-mail marketing é possibilitar o segmento das listas para que seja mais assertivo na mensagem transmitida, além de poder acompanhar dados como alcance, receptividade e respostas.

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