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Top 10 melhores ferramentas de SEO para fazer seu site crescer

imagem ilustrativa texto melhores ferramentas de seo

Algumas das melhores ferramentas de SEO do mercado podem fazer o seu site se destacar entre os demais. Com elas e a execução correta do SEO, seu tráfego e autoridade serão mais facilmente conquistados.

O SEO é exatamente a otimização de páginas na web para torná-la mais atrativas aos mecanismos de busca. E usar as melhores ferramentas de SEO é um modo simples de alcançar os resultados desejados.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos abaixo algumas das principais ferramentas disponíveis hoje. Elas vão te auxiliar a acompanhar seu site, avaliar a concorrência, encontrar palavras-chave e mais.

10 melhores ferramentas de SEO para você usar

São muitas as ferramentas de SEO disponíveis hoje. Algumas analisam seu site, outras ajudam a corrigir os erros ou entender o que o Google avalia.

Abaixo, nós listamos as melhores ferramentas de SEO para você usar e ter melhores resultados no seu portal. Acompanhe!

1. Google Analytics

O Google Analytics uma das ferramentas de SEO mais importantes para qualquer profissional do marketing.

É por meio dele que você terá acesso a informações completas sobre seu site. O Analytics mostra, por exemplo, o número de visitantes no portal, visitantes recorrentes, sua localização, páginas mais visitadas, taxa de rejeição e mais.

São dados essenciais para montar uma estratégia de SEO, e para adaptá-la quando necessário. Afinal, você poderá acompanhar os resultados e perceber o que precisar se modificado.

Se você ainda não configurou seu Google Analytics corretamente, o que está esperando?

2. Rank Risk Index

Entre as melhores ferramentas de SEO também está a Rank Risk Index. Com ela, é possível verificar a mudança nas SERPs do Google, e também as variação nos rankings de classificação.

Ou seja, você poderá verificar se seu site mudou de posição por causa de suas ações de SEO, ou se isso só ocorreu porque o Google mudou seus parâmetros.

Então, torna-se mais simples verificar se seu trabalho tem dado certo. Porque, caso seu melhor posicionamento seja apenas fruto das mudanças no Google, pode ser que sua estratégia não seja a mais interessante.

3. Ubersuggest

Com o Ubersuggest, é possível pesquisar pelo seu site, seus concorrentes, ou por palavras-chaves específicas.

Logo após essa pesquisa, a ferramenta vai apresentar dados como tráfego orgânico, ranking de palavras-chave, páginas que melhor ranqueiam na pesquisa orgânica e mais.

É uma forma de perceber o que você e seus concorrentes têm feito, e o quê tem dado certo. Assim, você poderá adaptar sua estratégia de palavras-chave para se posicionar melhor.

Aliás, o Ubersuggest também consegue sugerir palavras-chave relacionadas, ideias de conteúdo, faz a auditoria de um site e várias outras funções. A maioria delas é gratuita.

4. SEOWorkers Analysis Tool

O Analysis Tool é outro recurso que permite avaliar o URL de qualquer site. Ele oferece informações básicas, mais simples de analisar.

Então, pode ser um bom início, ou mesmo uma forma atraente de acompanhar os resultados em um curto espaço de tempo.

5. Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta com diferentes funções. Primeiro, ele ajuda a perceber backlinks tóxicos para o seu site, e permite “desativá-los”.

Ter links tóxicos no seu site pode dizer ao Google que seu portal não é assim tão confiável. Por causa deles, é comum que o mecanismo de busca prejudique seu posicionamento.

O Search Console também permite corrigir problemas de indexação no site, facilitando para o Google “encontrar” conteúdo novo ou atualizado no portal.

Ao conectar-se à plataforma, você também receberá alertas sobre problemas no site, poderá resolver problemas de usabilidade em dispositivos móveis e mais.

6. MozBar

A MozBar é uma das melhores ferramentas de SEO que você pode utilizar. porque tem informações rápidas e bastante completas. Ela analisa os Atributos da Página, Dados de Link e Elementos da Página.

Ou seja, ela consegue verificar informações como o título da página, tempo de carregamento e outros. São dados que permitirão uma otimização mais direcionada, e com resultados ótimos para seu posicionamento.

7. Check My Links

Também é importante falarmos do Check My Links. Essa é uma extensão, disponível para o navegador Google Chrome. Sua função é analisar a página aberta, em busca de links quebrados ou inválidos.

Links deste tipo podem prejudicar seu posicionamento pois, quando acessados, não levarão a lugar nenhum.

Ou seja, a experiência do usuário será prejudicada, e a boa experiência do indivíduo é um dos fatores importantes de posicionamento pelo Google.

8. AuthoritySpy

Ações de comarketing e parceria podem ser bastante úteis para melhorar o tráfego para seu site. E, com um bom tráfego, o portal poderá atrair a atenção do Google.

A AuthoritySpy é uma ferramenta que ajuda nessa tarefa. Ela faz uma varredura nos contatos do site e até dos seus, pessoais, nas redes sociais.

Essa varredura vai perceber, por exemplo, o número de seguidores e grau de influência dos seus contatos. Assim, na hora de propor parcerias para seu site, você poderá procurar pelos perfis com maior chance de bons resultados.

9. Neil Patel SEO Analyzer

Com a Neil Patel SEO Analyzer, é possível fazer uma auditoria completa de SEO do seu site.

Após essa auditoria, serão apresentadas informações como: velocidade do site, backlinks, instruções para correção nos erros no portal e mais.

10. Browseo

Para posicionar os sites em seus resultados, o Google usa seus bots. São “robôs” que “leem”o conteúdo das páginas, para verificar se elas atendem aos fatores de ranqueamento do mecanismo.

O que a ferramenta Browseo faz é verificar uma página como se fosse um desses robôs. Então, ela apresentará os pontos que precisam ser melhorados para chamar a atenção do Google. E, principalmente, para evitar punições ao site.

Pronto! Agora você já conhece as melhores ferramentas de SEO para investir e construir melhor a autoridade do seu site.

Lembre-se que esse trabalho de SEO merece ser feito com cuidado e de forma contínua. Isso vai garantir que suas páginas permaneçam relevantes, mesmo que novos concorrentes surjam todos os dias.

A Netlinks é uma empresa especialista em SEO e pode te auxiliar nessa tarefa. Para conhecer nossa consultoria e como podemos te auxiliar, entre em contato conosco!

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