Entenda o que é Link Building e como aumentar o tráfego para seu site

Entenda o que é Link Building

Link Building é um conjunto de ações que buscam aumentar o número de links externos apontando para um site. Explicando em termos práticos, é quando outras páginas da internet mencionam uma marca por meio de links, o que faz gerar tráfego para este site.

Trata-se de uma das principais estratégias de SEO, uma vez que quanto mais links apontarem para um site, mais os algoritmos do Google interpretam que ele traz conteúdo relevante para os usuários, colocando-o nas primeiras posições nos resultados de busca. Um bom Link Building ajuda no ranqueamento de uma página e simultaneamente atrai novos visitantes.

Antes e depois do Penguin

Hoje para o Google não basta apenas a quantidade de links conquistados. Antigamente, um site recém-criado poderia conseguir dezenas de links e ficar entre os primeiros nos buscadores. Entretanto, não importava se estes links eram de baixa qualidade e utilidade, não havia uma preocupação na produção de bons conteúdos e com sentido para o usuário. Para o Google manter esse tipo de página nas primeiras posições pegava muito mal, então foi preciso buscar formas de frear essas estratégias mal intencionadas que alguns usavam para burlar o mecanismo de busca. Assim, novos algoritmos como o Penguin foram desenvolvidos e aprimorados para combater o que chamam de Black Hat SEO.

Atualmente, a forma de conquistar backlinks, ou links externos, evoluiu com as mudanças do Google. Para garantir um melhor posicionamento é importante ter mais links de qualidade apontados para seu site, ao mesmo tempo que sua página direciona os visitantes para outros sites relevantes. Podemos dizer que Link Building é a moeda da internet. Alguns fatores influenciam no peso de um link para os mecanismos de busca, tais como:

  • Popularidade de um site;
  • Sites com assuntos relacionados à sua página;
  • Domínios com muita autoridade;
  • Links de diversas fontes;
  • Links em formato de texto.

Como sê vê para garantir melhores resultados com o trabalho de Link Building é indispensável que seu site produza conteúdos de qualidade e relevância para construir boas parcerias para sua rede de links. Dessa forma, os links serão conquistados de forma natural e espontânea, bem contextualizados e com a preocupação de proporcionar uma experiência agradável para o leitor, como é esperado pelo Google.

Abaixo, trazemos algumas dicas para conseguir bons links e aumentar significativamente o tráfego para seu site:

 –  Marketing de conteúdo

De nada adianta correr atrás de links para um site que não desperta interesse no visitante que clicou em permanecer e voltar. Para começar a pensar em Link Building é preciso se assegurar de que os usuários vão gostar do seu conteúdo produzido a ponto de compartilhá-lo e assim gerar mais links.

É necessário investir no que chamam de ativos de marketing de conteúdo, ou seja, ativos que são linkáveis. O segredo é criar conteúdo com alto potencial de compartilhamento. Devem ser materiais tão ricos, tão relevantes para o público que você não tenha que se esforçar muito para conquistar links. Alguns exemplos são conteúdos que tiram dúvidas, educativos e instrutores. Outros que atraem bastante são conteúdos interativos e envolventes, como quiz e questionários. Independente do formato a questão é sempre priorizar pela qualidade do conteúdo.

 Guest Posting

Guest posting é postar em outro blog como convidado. Essa tática ainda é muito usada por diversos profissionais e agências, mas não de maneira aleatória para conseguir um link. O segredo está em encontrar sites de qualidade e autoridade para construir um relacionamento e ganhar espaço para publicar algo interessante que irá proporcionar visibilidade para seu trabalho.

Busque escrever um conteúdo original e relevante principalmente para o leitor do blog que está publicando,colocando de forma sutil alguns links dentro desse post. Assim, conseguirá atrair de forma permanente a audiência dos visitantes do blog para seu site.

– Menções à marca

Se você não faz o monitoramento do que é dito sobre seu negócio na internet é hora de configurar o Google Alerta para ser avisado sempre que algo for publicado sobre a empresa. Para que isso? Ao receber um alerta, dê uma olhada se a menção possui um link para seu site. Se não tiver, você pode entrar em contato com quem fez a publicação para pedir um link.

É possível também criar alertas para assuntos mencionados. Assim, caso tenha conteúdos completos sobre tal assunto pode ser mais uma excelente oportunidade para receber um link para sua página.

– Links quebrados

Primeiramente vou explicar o que é link quebrado. Pense que você está lendo um conteúdo em uma determinada página e é indicado uma outra leitura através de um link. Ao clicar neste link, ele cai em uma página escrito erro 404. Quando isso acontece, é porque você clicou em um link quebrado.

Links quebrados são links de sites que foram excluídos ou que sofreram alguma mudança, modificando o link original. E o que acha de usar esses links quebrados de outros sites para gerar links para as suas páginas? Antes de tudo você precisa encontrar esses links, o que pode ser feito através de uma extensão do Google Chrome, chamada Check my Link. Verifique se há algum link quebrado que poderia ser substituído pelo seu, contando é claro que tenha um conteúdo relacionado ao assunto. Em seguida entre em contato com o responsável pela página avisando sobre o erro e oferecendo uma solução ao propor a troca do link quebrado por um link ativo. Mesmo que não tenha o conteúdo você pode aproveitar a oportunidade e produzir algo interessante e de qualidade que tenha a ver com aquele site.

Assessoria de imprensa

Se sua empresa tiver condições de contratar uma assessoria de imprensa vale a pena para fazer um bom trabalho de Link Building. Esses profissionais têm contato com os portais e blogs mais renomados do mercado, além de serem especialistas em transformar seu produto ou serviço em notícia e adaptar o conteúdo para os diversos formatos próprios de cada canal.

Fortalecer a marca é uma estratégia de sobrevivência diante de centenas de concorrentes na internet e fora dela. E a visibilidade em grandes veículos da imprensa pode ajudar bastante no sucesso do seu negócio. Uma vez que foi linkado em um site de renome e alcance você gera autoridade para sua página e melhora o ranqueamento no Google e em outros mecanismos de busca.

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