Netlinks | Agência de SEO Certificada pelo SEMrush

SP

R. Florida 1738, Cj 121, Brooklin
Atendimento: (11) 2500-2228

BH

R. J. Achilles Veloso 160, Estoril
Atendimento: (31) 4042-5566

SP

Rua Florida 1738, Cj 121
Brooklin (11) 2500-2228

BH

Juiz Achilles Veloso 16
Estoril (31) 4042-5566

Otimização de sites em WordPress: 9 dicas brilhantes

teclado de computador com a palavra wordpress destacada sobre ele imagem ilustrativa texto otimização de sites wordpress

Fazer a otimização de sites em WordPress é algo bem mais importante do que você imagina. Se você quer reter visitantes e ter resultados, a otimização de sites é parte crucial!

O motivo é simples: tudo na experiência on-line do usuário conta. A visual do site, a velocidade de carregamento, se ele é responsivo ou não etc.

Inclusive porque os mecanismos de busca podem parar de apresentar sua página como um bom resultado. O Google, por exemplo, considera muito a experiência do usuário.

Se o indivíduo não ficou em um site por muito tempo, pode ser indicativo de que o conteúdo não é bom. Então, o mecanismo de busca priorizará outros resultados.

Na internet, as opções de conteúdo são as mais diversas. Se o usuário encontrar algo que o incomoda no portal, pode sair dele e nunca mais voltar.

Pode parecer exagerado, mas você pode pensar na sua própria experiência. Quantas vezes você já deixou uma página simplesmente porque ela demorou alguns segundos para carregar?

Seu site não pode passar por isso. Assim apresentamos abaixo dicas práticas e eficazes para a sua otimização de sites em WordPress. Acompanhe!

Como fazer a otimização de sites em WordPress?

Existem várias estratégias que podem fazer muita diferença na performance do seu site. Algumas são mais técnicas, mas outras podem ser feitas rapidamente.

A dica é realizar uma otimização completa. Quanto mais erros você corrigir no portal, maior será sua velocidade de carregamento e chances de ter bons resultados.

1. Escolha um bom servidor

Hoje, o servidor em que seu site está hospedado é o melhor que você pode obter?

Existem diversos tipos de servidores, e a sua escolha influencia diretamente a otimização dos sites em WordPress.

Os servidores de alta qualidade, como o servidor dedicado, são os mais indicados. Eles são os que oferecem mais segurança e velocidade de carregamento do site.

2. Use o HTTP/2

O protocolo HTTP/2 é relativamente recente, e uma revisão importante do protocolo de rede HTTP. Por isso, muitos sites ainda não o utilizam — mas já podem começar.

Essa nova versão do protocolo acelera o carregamento das páginas e garante uma performance mais interessante dos portais.

Inclusive porque ela suporta paralelismo, multiplexação e compactação HPACK “superiores” ao do HTTP.

3. Faça a otimização do seu tema WordPress

Sempre que possível, vale a pena construir um tema do zero para o seu site. Isso já que muitos temas prontos do WordPress são extremamente pesados.

O resultado desses temas pesados é que eles demoram mais a carregar. Sem contar que podem favorecer travamentos.

Enquanto isso, temas exclusivos, construídos especialmente para o seu portal, podem ser pensados para uma performance já otimizada.

4. Instale plugins para otimizar seu site

A otimização de sites em WordPress também passa pela instalação de plugins chave. Mas antes de falarmos deles, atenção: nunca instale plugins falsificados!

Se tiverem origem duvidosa, os plugins podem vir infectados com malwares. Isso pode prejudicar completamente a estrutura do seu site e do servidor.

Na hora de instalar alguns plugins para otimização, são interessantes o:

  • WP Health, capaz de analisar o site e indicar os problemas de otimização que devem ser corrigidos;
  • WP Fastest Cache, que trabalha o cache do portal;
  • Yoast SEO, essencial para verificar o SEO das páginas, facilitando seu ranqueamento nos mecanismos de busca; e
  • Smush, que compacta e otimiza as imagens do site.

5. Remova plugins desnecessários

Assim como é importante instalar alguns plugins, é fundamental desinstalar outros. Plugins pouco usados, ineficazes ou desatualizados, podem prejudicar o desempenho do portal.

Então, uma nova dica para otimização de sites em WordPress é remover plugins desnecessários do portal. Se for o caso, você também pode apenas desativá-los.

6. Otimize as imagens do site WordPress

Imagens grandes demais costumam afetar o carregamento do site. Retirá-las e/ou otimizá-las é a melhor solução para deixar o portal mais leve e veloz.

Pensando nisso, instale o plugin que apresentamos acima e faça a otimização das fotos já carregadas. Assim, você terá menos trabalho em corrigi-las.

Já na hora de carregar novas imagens, tenha atenção ao seu tamanho. O ideal é que as fotos nunca ultrapassem os 5 MB. Também é interessante priorizar imagens do tipo JPEG.

7. Faça a configuração do cache do site

Você tem usuários recorrentes? Que ótimo! Então, para melhorar a experiência deles, é importante que você habilite o cache do site.

Com o cache ativado, parte das informações do site ficarão salvas no navegador do indivíduo. Então, o portal vai carregar mais rapidamente quando um usuário voltar a visitá-lo.

8. Otimize o seu SEO on page

O SEO on page nada mais é do que ações que vão melhorar o SEO do site. São cuidados simples, mas que fazem toda a diferença na otimização de sites em WordPress.

Para cuidar do seu SEO, é preciso:

  • Incluir um atributo alt em todas as imagens carregadas no portal;
  • Realizar um trabalho de link building com links internos;
  • Trabalhar para que o site seja responsivo, carregando adequadamente em qualquer tipo de dispositivo;
  • Trabalhar as heading tags do portal etc.

9. Use o SEMrush

Uma última dica deste texto é: utilize o SEMrush para otimizar seu site.

O SEMrush é uma plataforma de gestão de visibilidade on-line. Ou seja, ele oferece uma série de ferramentas para análise e otimização dos portais.

Uma de suas ferramentas mais interessantes é chamada de “Site Audit”. Ela apresenta aspectos que precisam ser melhorados em um site, classificando-os entre Erros, Advertências e Avisos.

Além de detalhar esses fatores, a ferramenta apresenta a melhor forma de corrigi-los. Então, com um olhar um pouco mais técnico, você conseguirá otimizar as páginas e melhorar os resultados delas na internet.

O SEMrush é uma plataforma paga, mas suas funcionalidades costumam ser bastante úteis.

Agora que você já sabe mais sobre a otimização de sites em WordPress, que tal conhecer os serviços de consultoria de SEO da Netlinks? Acesse clicando aqui!

Nossos atendimentos incluem soluções inovadoras e eficazes para tornar o seu site cada vez mais relevante na internet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.