A otimização de sites é um serviço que visa adequar determinada página da internet às regras de SEO. Dessa forma, ela será melhor compreendida por mecanismos de busca, como o Google.
Como consequência, sua visibilidade para usuários aumenta, e ela é oferecida como resultado de pesquisas com maior frequência.
Por causa disso, essa melhoria tem grande impacto comercial no caso de:
- sites de empresas;
- lojas virtuais ou e-commerces;
- páginas de produto;
- landing pages de conversão;
- campanhas de marketing digital;
- marketing de conteúdo;
- outros investimentos virtuais.
Além do caso de empresas, a otimização de sites pode ser aplicada em qualquer situação onde deseja-se aumentar o tráfego orgânico.
Atualmente, há um enorme número de websites na internet, ao mesmo tempo em que a maioria dos internautas está habituada a navegar utilizando buscadores. Por causa disso, é bastante difícil que um site tenha qualquer acesso orgânico sem algum nível de SEO.
Assim, podemos dizer que esse tipo de melhoria é indicado para qualquer página na internet, afinal, se algo foi publicado, é porque desejamos que seja visto.
Claro, também podemos pensar em exceções, como:
- sistemas fechados que exigem login;
- conteúdo de comunicação interna de empresas;
- arquivos compartilhados entre pessoas específicas;
- informações médicas;
- informações relativas a justiça e advocacia;
- outros casos similares.
Nesses casos, a intenção é o contrário da de aumentar o tráfego, e o que queremos é controlar o acesso a essas informações.
Entretanto, esses são os casos de exceção, e na maioria das situações, a otimização de sites é altamente indicada – para não dizer obrigatória – para que uma página tenha qualquer tipo de visibilidade na internet.
O que podemos fazer para otimizar um site?
Os fatores e itens que podem ser otimizados em um site são diversos, mas alguns são mais importantes que outros. E, claro, tudo também vai depender dos objetivos e desafios específicos do projeto.
De acordo com isso, é possível investir em aspectos variados. Assim, a otimização de sites pode incluir:
- correções e melhorias técnicas;
- adequação de imagens;
- otimização de textos em SEO;
- arquitetura de informação e URLs;
- categorias de produtos;
- linkagem interna;
- linkagem externa e link building;
- breadcrumbs;
- nomes e descrições de produtos;
- título SEO e meta-descrição;
- outros fatores.
Em todos os casos, é recomendado que as melhorias comecem pela parte técnica, pois se ela não estiver ao menos funcional, qualquer outra melhoria será inútil.
Dentro da parte técnica da otimização, também trabalhamos com diversos elementos, incluindo:
- análise do servidor e hospedagem;
- velocidade de carregamento da página;
- certificados de segurança;
- notificações de permissão de cookies;
- correção de URLs e arquitetura do site;
- correção de links quebrados;
- páginas órfãs;
- erros 404;
- erros 5XX;
- definição de canonicals;
- configuração do robots.txt;
- geração e configuração do sitemap;
- indexação do sitemap no Google Search Console;
- validação do site no Google Search Console;
- adequação a Core Web Vitals;
- outros fatores.
Uma vez que a parte técnica for resolvida e a performance for a melhor possível, podemos seguir com a otimização de sites nos outros fatores.
O que é estratégia de otimização?
Uma estratégia de otimização de sites é um projeto de SEO que visa trazer melhorias de acordo com objetivos específicos.
Como falamos anteriormente, os itens que serão otimizados podem variar. Além disso, podemos dar mais ou menos atenção aos diversos aspectos dessa melhoria; e executar as tarefas em ordens diferentes.
Tudo isso deve ser definido de acordo com os objetivos e, também, os desafios de determinado projeto.
Afinal, a otimização de sites feita para um e-commerce será totalmente diferente daquela feita para uma clínica dermatológica, por exemplo. Em um caso, temos páginas de produtos, páginas de categorias, fotos de produtos, descrições deles e outros itens de uma loja virtual.
Já no caso de uma clínica, teremos páginas sobre procedimentos oferecidos, profissionais integrantes e informações de contato. No máximo, haverá um recurso de agendamento online.
Assim, vemos que páginas de internet são muito diferentes entre si, o que altera totalmente a estratégia de otimização de sites.
Ao mesmo tempo, os objetivos também podem variar. Por exemplo, um site de e-commerce pode estar passando por um desafio de páginas duplicadas e consequente punição do Google; enquanto outro está funcionando corretamente, mas as vendas estão baixas.
Para cada um desses casos, as melhorias serão diferentes, assim como a estratégia de SEO Marketing empregada.
Como fazer uma otimização?
É impossível responder a essa pergunta de forma simples, pois a otimização de sites vai ser muito diferente a cada caso. Cada site tem uma necessidade diferente, assim como os objetivos das melhorias também podem ser diferentes.
Por isso, o mais recomendado é entrar em contato com profissionais. Eles farão uma auditoria técnica do site, assim como uma análise da estratégia de SEO em relação aos desafios do negócio.
E isso você encontra aqui na Netlinks! Entre em contato com a gente e saiba do que o seu site precisa!