Saiba quais as vantagens ao registrar um domínio na internet

Registro de domínio na internet_ saiba quais as vantagens

Todos sabem a importância de um site para qualquer negócio nos dias de hoje. É a porta de entrada para o mundo online, uma espécie de vitrine que permite o contato com potenciais clientes. Uma vez criado um site, o registro do seu domínio é fundamental para garantir exclusividade na internet daquele nome escolhido, principalmente se for idêntico ou dizer muito sobre a marca. Com o domínio registrado o site passa maior profissionalismo e credibilidade do negócio para seu público. Entenda melhor por que registrar um domínio e quais as vantagens.

Maior visibilidade e alcance na internet

A escolha e aquisição do domínio de um site, ou seja, o seu endereço eletrônico, deve fazer parte da estratégia de uma empresa ao entrar para a internet. Um bom domínio registrado irá influenciar o posicionamento do site em páginas de pesquisa, o volume de tráfego e, consequentemente, sua visibilidade. As redes de busca, como o Google, priorizam quem possui domínio próprio, fazendo com que o site apareça entre as primeiras posições nas pesquisas. Dessa forma, a página irá receber mais acessos e ampliar as oportunidades de negócios.

Mais credibilidade e divulgação da marca

Domínios gratuitos não causam uma boa impressão e geram desconfiança para a marca. Vale a pena investir no registro de um domínio para que o site transmita segurança e seriedade ao visitante e potencial cliente. Além disso, com o domínio registrado não há o risco de perdê-lo a qualquer momento, afinal o domínio pertence a quem o registrar primeiro, mesmo que o responsável pelo registro não seja o proprietário da marca.

Um domínio próprio também possibilita associá-lo a outros serviços personalizados que podem ajudar ainda mais na divulgação de um negócio online. O mesmo nome presente no e-mail, blog e subdomínios para divulgar produtos, serviços e fazer contatos pode fortalecer o marketing e a fixação da marca.

Fortalecimento da marca

Uma vez garantida melhor visibilidade e credibilidade, o registro de um domínio favorece o fortalecimento da marca na internet. O registro é como um documento, uma comprovação que preserva a identidade da marca. Deve ser considerado um investimento e pensado a longo prazo, pois quando uma marca fica reconhecida e conquista a confiança do cliente será cada vez mais valorizada.

Independência e controle

A partir do momento que você registra um domínio e se torna dono de um site, tem total autonomia para fazer o que quiser com os conteúdos e arquivos pertencentes. Se for um site de vendas, por exemplo, você pode criar uma página personalizada de acordo com as necessidades do cliente. Pode inserir um formulário para orçamento ou um chat para auxiliar o visitante. Dessa forma está facilitando a interação e aumentando suas chances de fechar um negócio.

 Quando você usa redes sociais ou domínios gratuitos fica dependente deles, uma vez que seu domínio está vinculado a outro nome. Isso acaba comprometendo a credibilidade e segurança de sua página. Ao personalizar o endereço de e-mail com um domínio próprio você cria uma imagem mais séria e profissional para aumentar a confiança com os clientes. E por último, ao ter um domínio próprio, fica mais fácil configurar as técnicas de otimização de buscas (SEO) e monitorar o tráfego de seu site. Assim é possível obter informações essenciais e analisar o comportamento do cliente para melhorar o desempenho orgânico da página.  

O registro de um domínio pode durar por muitos anos e ser negociado

Após registrar um domínio, você adquire a propriedade dele pelo tempo que determinou, podendo até vender, alugar ou transferir para outra pessoa. No Brasil, o mercado de domínios na internet está em amplo crescimento e por consequência os melhores nomes já estão registrados e valorizando cada vez mais.

O tempo mínimo que você pode registrar um domínio é por um ano. Mas é possível a aquisição por um período maior e também a sua renovação. Para manter a propriedade do registro, é preciso ficar atento em quando foi registrado e o vencimento da próxima anuidade. Se o registro foi feito através de uma empresa, esta normalmente avisa com antecedência sobre o registro a vencer. O custo para registrar um domínio é muito baixo e traz inúmeros benefícios para seu negócio.

Facilidade no procedimento

Registrar um domínio é muito simples. Pode ser feito por conta própria ou através de empresas especializadas neste serviço. Veja como é fácil:

– Primeiramente, escolha um nome que gostaria de dar ao site.

– Em seguida, verifique se o nome que deseja está disponível para ser registrado. Caso o domínio que pensou já estiver registrado outras alternativas semelhantes serão mostradas.

– Após consultar a disponibilidade e escolher o domínio é hora de realizar o cadastro no serviço de registro, informando alguns dados:

Para registrar um domínio nacional é necessário ter um CPF ou CNPJ válidos e preencher o nome, e-mail, telefone e endereço.

No caso de domínios internacionais, basta fornecer os mesmos dados pessoais para o domínio nacional, com a diferença que antes da liberação do domínio, um e-mail de verificação será enviado para o endereço eletrônico informado no momento do cadastro.

Em alguns casos específicos, como pessoa jurídica, uma verificação no CNPJ será realizada e a apresentação de outros documentos necessária para realizar o registro.

Nessa etapa do registro você também deve informar o DNS do servidor em que seu site está hospedado.

– Efetue o pagamento. Após a confirmação do pagamento, o domínio registrado é apontado ao servidor. Pronto, agora seu site pode ser encontrado e acessado na internet.

Curtiu nosso post? Deixe aqui seu comentário e conheça mais sobre os serviços da Netlinks para alavancar o seu negócio na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.