Netlinks | Agência de SEO Certificada pelo SEMrush

SP

R. Florida 1738, Cj 121, Brooklin
Atendimento: (11) 2500-2228

BH

R. J. Achilles Veloso 160, Estoril
Atendimento: (31) 4042-5566

SP

Rua Florida 1738, Cj 121
Brooklin (11) 2500-2228

BH

Juiz Achilles Veloso 16
Estoril (31) 4042-5566

WordPress: tudo que você precisa saber sobre essa plataforma [GUIA PRÁTICO]

Capa WordPress2

O WordPress é uma plataforma online ou alocada no computador, que permite que qualquer usuário consiga desenvolver blogs, sites  e até mesmo e-commerces. Empresas como BBC América e Sony Music são multinacionais que usam essa ferramenta e beneficiam-se de suas funcionalidades.

Independentemente do porte de sua empresa, o WordPress é uma opção bastante interessante para qualquer negócio. Por isso, vamos apresentar aqui tudo sobre essa plataforma, como ela funciona, além de suas vantagens. Veja também como instalá-la numa máquina ou utilizá-la de forma online.

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe o nosso guia prático! Boa leitura. 

O que é WordPress?

O WordPress é uma plataforma que oferece serviços de CMS (Content Management System). De modo geral, este é um recurso que permite o desenvolvimento de páginas na internet, criação de conteúdos para abastecer esses endereços e a administração de tudo que acontece com os blogs, lojas virtuais e sites.

Essa ferramenta se sobressai a outras devido ao seu fácil uso. O próprio usuário que faz a divulgação dos conteúdos pode desenvolver o seu site e aplicar os recursos que deseja. Linguagens de programação? Pode até ser útil em algum momento, mas é possível fazer praticamente tudo sem a necessidade desse recurso.

Por isso, podemos dizer que o WordPress é um CMS descomplicado, que oferece ferramentas importantes para que uma pessoa ganhe destaque na internet, mas sem a necessidade de investir pesado em códigos complexos. A interface intuitiva permite que tudo seja desenvolvido sem grandes dificuldades.

>> Aproveite e veja o nosso artigo sobre O que é pixel? Saiba como funciona e sua importância no marketing digital.

Como essa plataforma funciona?

O WordPress é uma plataforma que pode ser usada virtualmente, por meio do endereço wordpress.com, ou também com a possibilidade de ser alocado, com a opção de wordpress.org.

Em geral, as suas funcionalidades são as mesmas. O usuário pode editar conteúdos e programá-los dentro da ferramenta, desenvolver novas páginas, editar o layout do site, além de acompanhar dados de acesso e outras métricas importantes sobre o engajamento dos usuários.

Além disso, a plataforma também permite que práticas de SEO sejam aplicadas dentro dela para que a página gere mais buscas no Google e resulte em mais visibilidade na internet. É uma excelente escolha principalmente para lojas virtuais e blogs de conteúdo, que querem gerar tráfego e converter em mais vendas.

Porém, é importante salientar que o modelo alocado em uma máquina dá mais opções de layout e que também oferece outros recursos em plugins para deixar a página ainda mais profissional. Mas isso exige um pouco mais de conhecimento na área de tecnologia.

Quais são as suas principais vantagens?

Já entendemos até aqui, então, que o WordPress é um CMS descomplicado, em que os usuários podem criar o seu próprio endereço na internet sem a necessidade de um programador por trás disso.

Muitas empresas famosas usam a plataforma para gerar conteúdo na internet e até mesmo para facilitar o uso de funcionários, que precisam desempenhar funções por meio dessa ferramenta, mas que não possuem conhecimento amplo em tecnologias como programação.

Existem outras vantagens que podemos listar com essa ferramenta, principalmente para empresários que estão em busca de um recurso fácil e acessível. Veja quais são:

  1. Opções de plugins

Os plugins são ferramentas que otimizam a experiência do usuário numa plataforma por meio de recursos como caixa de dúvidas, galeria de fotos ou até mesmo ícones de redirecionamento para redes sociais.

O WordPress oferece de forma gratuita e paga muitas opções de plugins, em que o usuário pode implementá-la ao blog, site ou e-commerce e tornar o endereço mais atrativo para os visitantes. 

  1. Diversidade em templates

Além disso, o WordPress oferece também uma gama bastante ampla de templates. Isso permite que os criadores de conteúdo escolham a opção que melhor se encaixa no seu perfil e que até mesmo editem essa aparência sem grandes dificuldades.

É importante ressaltar novamente que a versão wordpress.org dá mais possibilidades em relação a esses layouts, mas que a plataforma online também possui uma quantidade de templates interessante.

  1. Otimização para mobile

Já que vivemos uma transformação digital e cada vez mais os smartphones estão presentes no nosso dia a dia, a otimização do WordPress para uso mobile é extremamente importante, uma vez que a quantidade de pessoas que acessam blogs ou lojas virtuais pelo celular aumentou.

É preciso dar atenção a esse novo cenário e investir em plataformas que ajustem os conteúdos para acesso pelo smartphone. A falta de uma otimização deste recurso pode criar uma má imagem sobre o que você oferece na página e até mesmo espantar o usuário.

  1. Funções intuitivas

Por fim, o que faz a plataforma WordPress ser a mais buscada no mercado são as suas funções intuitivas. Pessoas comuns querem investir no mercado digital, mas muitas ferramentas impedem essa inclusão devido à dificuldade de aprender sobre linguagens de programação.

O WordPress permite, sim, que você use códigos abertos em PHP ou MySQL, mas isso parte de cada usuário. Não é uma obrigação saber sobre essas duas linguagens e muito menos sobre outras que circulam no mercado.

Conclusão

Sem dúvidas, o WordPress é a opção mais viável nos dias de hoje para o desenvolvimento de sites, lojas virtuais e até mesmo blogs. Os recursos oferecidos pela plataforma ajudam na imersão do usuário comum ao mundo digital e às ferramentas que ele oferece. Para você que curtiu esse guia prático e quer saber também sobre outros assuntos, continue aqui no blog da Netlinks e acompanhe temáticas sobre marketing e tecnologia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.