Como montar um blog: GUIA de como ter um blog de sucesso

Como montar um blog

Quer saber como montar um blog e conseguir bons resultados em suas estratégias de comunicação? Então, confira todas as dicas que reunimos neste conteúdo.

Seja para marcas, projetos ou os mais variados negócios, estar presente na internet e com um conteúdo de qualidade é algo fundamental para se expandir e ser encontrado pelas pessoas certas.

E além de redes sociais, e-mail e links patrocinados, o blog ainda ocupa um espaço importante e muito necessário para quem deseja ter uma atuação sólida e bem desenvolvida.

No entanto, para alcançar os resultados desejados, é preciso ter cuidado desde o momento de criação do blog. Além de conteúdos bem feitos, é preciso se atentar a vários detalhes como, por exemplo, hospedagem, layout, dentre outros.

Entenda a importância de saber como montar um blog

Para quem pensa em desenvolver estratégias de comunicação online, ter um blog é uma das formas mais eficazes de construir um espaço próprio, capaz de reunir todas as informações necessárias sobre o seu negócio.

Contudo, não basta apenas reunir informações de qualquer forma, é preciso que tudo seja planejado e siga uma estrutura que irá otimizar a experiência dos leitores e, consequentemente, alcançar mais público.

Afinal, mesmo com ótimos posts e conteúdos relevantes, um layout inadequado poderá atrapalhar o momento de leitura das pessoas. Da mesma forma, um domínio ruim pode atrapalhar as pessoas a encontrarem sua página.

É por isso que, o primeiro passo para uma boa presença online em blogs, deve começar com a estruturação do blog e todos os detalhes que vão compô-lo. Logo, é preciso escolher boas plataformas, design atraente, conteúdos adequados ao segmento e mais.

porque montar um blog

Afinal, por que devo montar um blog?

Antes de saber como montar um blog, é importante que você entenda que ele integra a sua estratégia de comunicação e marketing. Isso porque o blog possui características únicas capazes de melhorar ainda mais seu contato com o público.

Seja um canal de informação!

Um dos pontos positivos de um blog é que ele pode ser o local ideal para reunir e transmitir informações importantes sobre o negócio. Em um único blog, você é capaz de reunir páginas que explicam conceitos, contam a história da marca, informam sobre serviços e produtos.

Enfim, são várias as possibilidades, e a grande vantagem é que com um acesso o seu cliente poderá encontrar todas as informações que procura. Por meio dele você poderá abrir também uma forma de contato para tirar dúvidas e receber feedback.

Expresse suas ideias ou venda seus produtos

Com um blog bem feito, você poderá contar com um espaço ideal não só para vender seus produtos, como entregar conteúdos de qualidade. Com isso, além de clientes, você terá mais facilidade para se conectar com seu público e criar uma relação de confiança.

Desse modo, você poderá criar posts sobre assuntos relacionados ao seu segmento, expressar ideias e dicas importantes que podem ser do interesse de quem consome seus produtos e serviços. Essa pode ser, inclusive, uma forma eficaz de atrair um público e prepará-lo para o momento de compra.

Esteja preparado para o surgimento de novas oportunidades!

Outro fator que não podemos esquecer, é que o blog também permite que você tenha ainda mais informações do seu público, e possa elaborar formas complementares de criar uma presença forte e relevante.

Sendo assim, você poderá criar páginas extras para disponibilizar materiais complementares, de forma que seu público forneça algumas informações. Com isso, você terá ainda mais dados para compor suas análises e pensar em estratégias adequadas para quem lê seu conteúdo.

Além disso, se prepare para compor todo o ambiente com formas diversas de transmitir informações, como gráficos, imagens, vídeos e outros.

Qual plataforma usar para montar um blog?

Uma dúvida muito comum para quem quer saber como montar um blog é sobre a plataforma utilizada, ou seja, o lugar online que irá manter seu blog no ar. Sendo assim, temos um passo inicial e que deve ser feito com muito cuidado.

O momento de escolher a plataforma é importante porque ele irá definir como será a estrutura do seu blog e é por meio dele que você irá definir todas as características do seu seu espaço na web.

Por exemplo, com a plataforma é possível criar e gerenciar páginas, tornar o ambiente mais navegável e confortável para quem estiver utilizando, além de editar todos os detalhes para links, comentários, extensões e posts.

Portanto, uma plataforma que recomendamos para blogs é o WordPress, que possui várias ferramentas e recursos voltados especificamente para o SEO. O Search Engine Optimization são estratégias utilizadas para que seu blog consiga bons ranqueamentos em páginas de busca no Google e outros buscadores.

Ou seja, desenvolvendo o SEO no seu blog, você terá ainda mais chances de ser encontrado pelo público ideal, no momento certo e se tornar uma fonte relevante sobre o assunto tratado.

E entre todas as plataformas disponíveis, o WordPress é o que possui um foco maior no SEO, fator que pode te ajudar diariamente em suas estratégias. Além disso, se você já possui uma hospedagem própria, poderá uni-la à plataforma do WordPress sem problemas. Essa é, inclusive, uma prática muito indicada.

Como montar um blog: GUIA de como ter um blog de sucesso

Guia de como montar um blog de sucesso

Agora você já sabe sobre a importância de ter blog e como ele poderá ajudar a expandir sua marca e entregar bons conteúdos para seu público. Então, é hora de entender como montar um blog. Portanto, separamos um passo a passo a seguir que poderá te guiar nesse momento.

Escolha o segmento do blog

Antes de começar a montar seu blog e produzir conteúdo, é preciso que você faça uma análise do que você deseja abordar e como isto se relaciona com os seus objetivos de comunicação.

Afinal, para definir quais conteúdos produzir, é preciso saber qual tipo de segmento você se encaixa e quais tipos de informações você pretende entregar para seus leitores. Logo, é necessário saber os temas relacionados e o que você poderá abordar.

Assim, se você comercializa algum tipo de produto ou serviço, pode trazer conteúdos atrativos e de valor agregado, que se conectam com o que você deseja vender. Mas essa é forma de não só cativar seu público, como criar uma relação de confiança com seus clientes.

Tenha uma plataforma para o blog

Como dissemos, por meio da plataforma você poderá editar seu blog e fazer várias ações necessárias para o funcionamento diário. Esse sistema de plataforma é conhecido como Content System Management (CMS), ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Por ele, você poderá criar e modificar páginas, adicionar links e posts, inserir imagens, vídeos e ferramentas adicionais para complementar seu espaço. Além, é claro, de tornar o ambiente navegável para os leitores.

Então, como também já mencionamos, o WordPress é uma plataforma muito recomendada, já que é fácil de ser utilizada, possui várias ferramentas úteis e conta com o diferencial do foco em SEO.

Escolha uma hospedagem

Já um outro ponto fundamental para entender como montar um blog, é escolher um bom serviço de hospedagem. O sistema de hospedagem mantém o blog funcionando e também armazena os conteúdos.

Desse modo, busque por empresa de qualidade, que tenha uma boa reputação, assistências disponíveis, bons serviços adicionais e um sistema de controle acessível. Além disso, não se esqueça de conferir as informações de armazenamento.

Mas um detalhe que também não pode ser esquecido são os preços do domínio. É claro que existem domínios gratuitos, mas eles podem trazer uma série de impedimentos e instabilidades, até mesmo uma visão pouco profissional.

Por isso, busque um domínio pago, em que você poderá registrar seu próprio endereço e que também seja compatível com a plataforma utilizada, como o WordPress que citamos.

Registre um nome de domínio

O passo a seguir é algo que irá ajudar seu público a te encontrar e te identificar, ou seja, o seu nome de domínio. O domínio pode ser entendido como o endereço do seu blog na web, e para criá-lo você precisa se atentar a alguns detalhes.

Neste momento, planeje um domínio que seja facilmente lembrado, que não vá destoar dos temas e produtos/serviços que você oferece, além de ser fácil para as pessoas associarem. A função dele é identificar o seu blog facilmente, por isso, evite qualquer tipo de palavras ou sequências confusas.

Lembrando que após escolher o domínio, você precisa registrá-lo, para que todos os seus direitos sejam garantidos e você não tenha nenhum problema caso outra pessoa tente usar o mesmo endereço.

Instale e configure seu blog

Com todos os detalhes anteriores resolvidos, é hora de instalar e configurar seu blog. Neste momento, você também precisará de um bom planejamento para ir adequando todos os detalhes que você imaginou para seu blog.

Dessa maneira, não se esqueça de configurar todas as páginas necessárias para o funcionamento completo do blog, instale a plataforma, faça upload de arquivos e prepare a estrutura para que, em seguida, você desenvolva o design.

Como montar um blog layout profissional

Aparência é tudo! Tenha um layout profissional

Agora, com o blog instalado e tudo configurado como necessário, é hora de dar a verdadeira aparência do seu blog com um layout bem pensado. Neste momento é preciso alinhar cores e formatos que sejam condizentes com a identidade visual da sua marca, e que também sejam agradáveis para quem utiliza.

Logo, pense em algo que seja bonito e consiga transmitir a mensagem que você deseja, sem prejudicar a experiência do usuário. E com a tendência cada vez mais forte do mobile, é preciso ter um layout que funcione perfeitamente para celulares e tablets.

Faça bons conteúdos

Já com o blog pronto e todo customizado, é hora de começar a planejar e postar os conteúdos. Sendo assim, busque por temas que se relacionam com seu produto ou serviço, e que podem gerar conteúdos valiosos para seu público.

Dessa maneira, uma forma de encontrar bons temas, é procurando as palavras chaves relacionadas. Afinal, sabendo o que seu público anda procurando, você terá um norte para falar diretamente com ele.

Além disso, temas que são mais amplos podem ser explorados mais de uma vez, trazendo informações complementares e que se conectam. No entanto, não se esqueça de observar a interação do público para entender quais aspectos podem ser melhorados, ouça sugestões e tente estar mais próximo possível do interesse do seus leitores.

Um bom blog deve ser atualizado e responsivo!

Mais do que saber como montar um blog, você precisa saber que alguns detalhes são essenciais para que ele funcione de forma adequada, e tenha bons resultados. Por isso, é preciso ter um cuidado constante.

Então, a primeira coisa é mantê-lo atualizado, e isso vale tanto para os posts, que precisam ter uma frequência ao serem publicados, como os links nas páginas, informações prestadas, datas, dados e qualquer outro tipo de conteúdo importante em seu blog.

Por outro lado, é preciso que ele também seja responsivo, ou seja, que seja de fácil visualização independentemente da tela utilizada pelo usuário. É importante que ele tenha um bom carregamento, mesmo com mais arquivos presentes, e que tenha um formato ideal para desktop, smartphone ou tablet.

É possível ganhar dinheiro com um blog?

Ter bons retornos e conseguir desenvolver sua marca é algo muito visado na hora de criar um blog, mas saiba que existem várias formas de ganhar dinheiro utilizando essa plataforma que você já desenvolveu.

Primeiramente, criando conteúdos relevantes e atraindo o público, as chances de você se tornar conhecido e ganhar a confiança das pessoas aumentam. E com isso, você poderá também atrair mais clientes.

No entanto, existem outras formas de lucrar, como anúncios pagos, em que você recebe uma comissão sempre que algum leitor clicar nas publicidades, ou mesmo posts patrocinados por outras empresas que desejam ter um espaço no seu blog.

Enfim, são inúmeras possibilidades e você pode escolher a que melhor se encaixa no seu perfil e objetivo.

Saiba a finalidade do Google Adsense

Como dissemos, existem várias formas de ganhar dinheiro com um blog, e uma delas são os anúncios que podem compor parte de suas páginas. E é justamente para isso que serve o Google Adsense.

Por meio dessa ferramenta do Google, você pode disponibilizar espaços para anúncios no seu blog, e assim, pessoas que estão anunciando online, terão seus produtos divulgados no seu espaço.

O diferencial é que ele relaciona os anúncios de acordo com os visitantes do blog e o conteúdo disponível. Ou seja, não é nada aleatório, capaz de destoar de toda atmosfera do blog.

Então, você disponibiliza o espaço, pessoas que desejam anunciar colocam suas propagandas e você receberá o lucro de acordo com o andamento da publicidade. Mas lembre-se que o seu faturamento pode variar, já que o pagamento dos anunciantes também variam de acordo com uma série de fatores.

agência para criar um blog

Por que é importante ter uma agência na hora de criar um blog?

Um detalhe que algumas pessoas não sabem sobre como montar um blog, é que contar com um agência da área pode ser muito benéfico para conseguir algo bem estruturado e bem planejado.

Isso porque, em uma agência, você encontrará vários profissionais preparados e que conhecem as melhores técnicas e estratégias para colocar um blog no ar, de forma otimizada.

Portanto, é possível contar com esse auxílio tanto para criar o blog em si, construir um design adequado, até mesmo na hora de divulgar e desenvolver conteúdos adequados.

Entenda como a Netlinks vai te ajudar a ter um blog de sucesso

Agora, se além de descobrir como montar um blog, você também está interessado em ter um presença forte no ambiente digital e, claro, conseguir alcançar cada vez mais pessoas. Saiba que a Netlinks é a empresa certa para te ajudar.

A Netlinks é uma agência de SEO com um time de profissionais especializados no assunto. A empresa oferece um trabalho completo, desde auditorias técnicas, link building e conteúdos otimizados.

Dessa maneira, você poderá contar com a Netlinks para encontrar as melhores palavras-chave para guiar seus conteúdos e entregá-los da melhor forma para alcançar as pessoas certas.

Com um trabalho de qualidade, você poderá alcançar o topo do Google, se tornando uma referência no assunto e conquistando a credibilidade com seu público.

Conclusão

Viu como montar um blog pode não ser aquele bicho de sete cabeças? Com organização, um bom planejamento e uma equipe empenhada, é possível ter ótimos resultados e com um blog de qualidade.

O blog, atualmente, é uma forma de se conectar com seu público, entregando um conteúdo de valor e indo além de uma venda direta. É uma forma de ajudar seus leitores com informações relevantes e que podem ser úteis no dia a dia.

Mas, da mesma forma, é possível lucrar de várias maneiras, e contando com as estratégias certas de SEO, você pode chegar até o público certo, tendo um blog otimizado e sendo referência no assunto tratado.

Faça o seu Blog bombar e aumente suas chances de lucratividade! Conte com a Netlinks, a agência que é especialista em SEO. Fale agora conosco e saiba como vamos fazer do seu blog um verdadeiro sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.