Marketing de Conteúdo: veja o que é, como ele pode te ajudar e como fazer

Marketing de Conteúdo veja o que é, como ele pode te ajudar e como fazer
Sumário

Alavancar e tornar um negócio mais atraente é o objetivo de todo empreendedor. Para que isso aconteça, é indispensável a aplicação do Marketing de Conteúdo nas ações do seu negócio. 

Existe uma fala comum em empresas de marketing que diz: quem não é visto, não é lembrado. De antemão, saiba que essa premissa é totalmente verdadeira.

Dessa forma, o Marketing de Conteúdo entra como o braço direito de um negócio para que ele seja visto. O que, por consequência, fará com que as visitas ao seu site se convertam em vendas.

Por isso, saiba que o Marketing de Conteúdo para negócios é essencial para todo empreendedor que quer atrair mais clientes.  

Vamos ao que interessa? Se você quer saber mais sobre o que é marketing de conteúdo e como ele beneficia diretamente os negócios de uma empresa, saiba: você está no artigo certo. 

Isso porque, a Netlinks possui estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e conteúdos relevantes para atrair clientes e auxiliar na tarefa de impulsionamento de vendas.

Continue conosco e boa leitura.

O que é Marketing de Conteúdo

Antes de mais nada, saiba que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia utilizada com o fim de alavancar vendas e otimizar o relacionamento com a sua clientela.

Em resumo, essa metodologia é utilizada para entregar a um usuário o que ele procura em redes sociais ou mecanismos de busca.

Por esta razão, essa aplicação de marketing é tão importante, afinal ela é a solução para o anseio, desejo ou problema de uma pessoa.

Então, por que Marketing de Conteúdo? Simples: o conteúdo é o meio para que você entregue a mensagem para o seu público-alvo. 

Sobretudo, uma palavra muito usada para definir essa estratégia é “atração”. Ou seja, sua função é fazer, assim como o Marketing Inbound, com o que o público vá até você ao gerar conteúdo de relevância e interesse dos seus clientes.

Entenda mais para que serve o marketing de conteúdo

Na prática, o Marketing de Conteúdo tem por finalidade fazer o seguinte convite ao público: mostrar a personalidade da sua empresa e o que ela oferece para sanar os anseios do cliente.

Além disso, ele é responsável por criar uma jornada diferenciada que tem por objetivo encontrar soluções para algum problema de uma pessoa.

Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo serve para que a sua empresa se comunique de forma mais assertiva com o seu público. Estabelecer relacionamentos e nutrir futuros vínculos está entre os seus principais objetivos.

Como você bem sabe, o ambiente digital revoluciona cada vez mais a forma de interagir com um usuário. Por consequência, contar com presença digital é uma exigência do público para que a sua marca possua algum tipo de autoridade no mercado.

Por que utilizar o Marketing de Conteúdo no seu negócio? 

Porque com a transformação digital e a migração dos consumidores para esse mesmo ambiente exige que o seu negócio fuja dos métodos tradicionais de marketing. Como antes acontecia com outdoors ou televisão.

Outro fator determinante para que as empresas comecem a apostar mais em estratégias de Marketing de Conteúdo é que elas são muito mais baratas se comparadas às tradicionais.

Além disso, o planejamento utilizado por esta metodologia não se baseia em enviar um material de forma paulatina e repetida. O Marketing de Conteúdo permite que você aborde um produto ou marca de diversas formas.

Embora o resultado da aplicação desse conceito seja percebida a longo prazo, o custo benefício vale a pena.

Afinal de contas, o Marketing de Conteúdo não se trata só de uma forma otimizada de falar sobre um produto. Ele também é utilizado para dar personalidade a marca, analisar diretamente os desejos do consumidor, dentre outros. 

equipe reunida dividindo ideias. Imagem ilustrativa para texto Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo na prática

Imagine o seguinte cenário: você faz um questionário junto a sua equipe de vendas. Esse questionário deve conter as dúvidas que eles mais recebem de clientes que não encontram a resposta precisa no seu site.

Ao receber e analisar os dados, você deve publicá-los. Eles servem para apresentar soluções para essas dúvidas por meio de um conteúdo relevante. 

Isso otimiza a jornada de compra do cliente. Ou seja, o seu site também assume o papel de vendedor.

De antemão, essa é outra vantagem. Isso porque, ele está no ar 24 horas por dia e permite que o consumidor faça a sua compra a qualquer momento.

Dito isso, você precisa contar com uma equipe que trace uma estratégia de SEO adequada para que o seu site esteja bem ranqueado no Google e o seu conteúdo seja o primeiro a ser visto. A Netlinks pode ser essa parceira!

Confira abaixo outros benefícios de utilizar o Marketing de Conteúdo para captar mais consumidores e, por consequência, vender mais.

Aumentar as conversões e vendas

Claro que toda empresa prefere e necessita que se gere vendas. No entanto, essa não é apenas a única função do Marketing de Conteúdo.

Em resumo, esse conceito visa o foco na produção de conteúdo para que o seu consumidor esteja pronto de forma imediata para adquirir o produto. 

Quando uma marca garante essa facilidade é possível presumir que você fidelize o cliente. O que, por consequência, gerará mais vendas no futuro.

Manter seu público próximo durante a jornada de compra

Conforme você já deve ter reparado, o que você comunica para o cliente é essencial para fidelizá-lo. Por isso é muito importante manter um diálogo aberto para que essa jornada de compra seja ideal.

Na maioria das vezes, o cliente faz uma busca variada para garantir o melhor produto no melhor preço. Ou seja, dificilmente ele fará a compra do produto logo de cara. Todavia, com o Marketing de Conteúdo é possível encontrar a solução logo de imediato.

Atrair leads 

Primeiramente, saiba que lead é o mesmo que uma oportunidade de um negócio para uma empresa. Neste sentido, com o Marketing de Conteúdo é possível fazer mais de um tipo de abordagem a respeito de um mesmo produto se comparado às mídias tradicionais.

Concluindo, isso significa que é possível entregar mais informações que geram soluções para o consumidor. Por consequência, você aumenta as suas chances de captar o cliente e ainda ser uma fonte de autoridade sobre um produto.

No entanto, para que isso seja um cenário real, seu site deve transmitir confiança e credibilidade. 

Afinal, o usuário só entregará seus dados se o seu conteúdo fizer sentido para ele. Sobretudo, uma equipe especializada em SEO, como a Netlinks, é capaz de criar esse contexto!

Maior engajamento 

Uma equipe qualificada e que saiba produzir Marketing de Conteúdo é capaz de planejar e criar um material que converse com o cliente até em etapas pós-venda. 

Ou seja, é necessário que todas as ações de marketing estejam focadas em entreter, engajar e levar o seu público a uma jornada diferente de tudo o que ele já viu.

Uma maneira de criar esse tipo de relação, por exemplo, é a utilização de Email Marketing.

Na prática, você pode criar um e-mail que forneça dicas de como ele pode obter os melhores resultados após ter adquirido o produto. 

Outro jeito é aproveitar ocasiões especiais, como a data de aniversário do consumidor, caso você tenha em seu arquivo.

Mais tráfego para o site 

Quando você está no topo do topo do Google, incita o usuário a pensar que você tem autoridade para ocupar aquela posição. Aqui, não tratamos de mídia paga.

Com estratégias SEO qualificadas, por exemplo, você é capaz de atingir um maior número de visitantes sem precisar pagar por anúncio. Além disso, com um conteúdo relevante, você ainda aumenta as suas chances de venda.

Isso não acontece, em geral, com sites que pagam para estar no topo. Lembre-se, não adianta estar bem posicionado em algum mecanismo de busca e gerar visitas se isso não é convertido em vendas para o seu negócio.

Redução do CAC

O Custo de Aquisição Clientes (CAC) é uma metodologia que mensura o quanto você gasta ao investir em Marketing para atrair novos consumidores.

Essa é outra vantagem se pensarmos no Marketing de Conteúdo: você terá resultados reais e será capaz de mensurar se o custo que teve para gerar aquela venda valeu a pena. 

Como dito, as mídias tradicionais possuem um alto CAC. Não obstante, o conteúdo geralmente é apresentado sempre da mesma forma.

Imagine o seguinte: Você está na estrada indo para o trabalho. Nesse cenário, você possivelmente já “esbarrou” em algum outdoor que ficou no mesmo local por meses a fio. Isso te faz se interessar por aquele produto? 

A resposta para essa pergunta é simples, mas vamos deixar que você conclua sozinho.

Como se planejar para aplicar o Marketing de Conteúdo: veja um passo a passo 

Primeiramente, saiba que metaforicamente o Google possui certa obsessão em fornecer para seus usuários pesquisas que entreguem de prontidão o que se é procurado.

Por isso, o Marketing de Conteúdo entra em ação e aproveita esse algoritmo para que você esteja entre os primeiros lugares e gerar esse primeiro vínculo de confiança. 

Por isso é importante que o foco seja na qualidade do conteúdo. Confira como alcançar esses objetivos abaixo.

Defina suas personas

Criar um cliente fictício que seja a cara do seu negócio é fundamental para a aplicação do Marketing de Conteúdo e para a captação de clientes. Isso porque, é necessário que seus esforços sejam direcionados para o público certo.

Conhecer bem o seu público é fundamental para estabelecer um canal aberto de comunicação. Isso garante que você não desperdice dinheiro em ações de marketing sem sentido. 

Em resumo, uma persona é uma representação do cliente ideal dos seus consumidores. Por isso, saber como usar a linguagem adequada e criar conteúdos específicos para eles é fundamental.

Mulher consumindo conteúdo em um computador. Imagem ilustrativa para texto Marketing de Conteúdo.

Planeje seu conteúdo de acordo com o funil de vendas

A etapa do funil de vendas é o que determina quais pessoas chegam até o seu produto e mostra se ele se tornou um cliente fiel da sua marca.

Essa estratégia é utilizada não somente pelo Marketing de Conteúdo, mas em toda e qualquer ação de marketing. 

Isso porque, se trata de uma planejamento simples que ilustra todo o caminho do processo de venda, desde o primeiro contato até o fim, quando a compra é realizada pelo cliente.

Escolha os canais adequados

Em resumo, não adianta investir em canais em que seu público não está presente. Por exemplo, alguns perfis de consumidores preferem utilizar o Instagram, outros o Tik-Tok.

Por isso é importante ter uma persona bem definida para saber qual a melhor mídia para chegar até o cliente. Além disso, outras redes sociais caíram em desuso com o passar do tempo. 

Até pouco tempo atrás, por exemplo, o Twitter era uma ferramenta que era fundamental para manter um diálogo aberto e mostrar o seu produto para os consumidores. 

No entanto, com o surgimento de outras redes sociais e a migração decorrente disso, em poucos casos o Twitter é utilizado como meio de divulgação ao se utilizar o Marketing de Conteúdo.

Comece sua produção de conteúdo com palavras-chave

Os clientes exigem que o seu conteúdo seja otimizado. Isso significa que, se o consumidor não encontrar logo de cara o que ele procura, possivelmente ele passará para o próximo site e você terá perdido uma oportunidade de venda.

A palavra-chave é a maneira que ele utiliza para encontrar em mecanismos de busca o que está procurando. Por esta razão, sempre inicie o seu conteúdo com a palavra que determina exatamente aquilo que é procurado pela maioria dos seus consumidores.

Divulgue os conteúdos produzidos

Primeiramente, você pode e deve divulgar os conteúdos produzidos pela sua equipe. Com o surgimento das novas mídias sociais, é possível que você divulgue o material em diversos canais. 

Todavia, lembre-se da dica de direcionar os seus esforços para o formato das mídias sociais que a sua persona costuma frequentar. 

No entanto, com uma equipe de marketing especializada é possível também adequar uma mesma postagem de diversas maneiras em cada canal de comunicação. 

Eduque o seu consumidor 

Não existe proibição na aplicação do Marketing de Conteúdo. Ele é possível tanto para pequenas, médias ou grandes empresas. 

Por isso, é possível educar o seu público a partir de estratégias que podem ser utilizadas dentro do seu site, por exemplo.

Caso o seu conteúdo seja relevante, por exemplo, você pode induzir o cliente a realizar ações dentro do seu site. Dessa forma, você fará com que ele visualize mais a sua marca e passe a entender ainda mais o seu produto.

Portanto, o próprio consumidor é capaz de agir como um vendedor da sua mercadoria e indicá-la para amigos e pessoas próximas. Para que isso aconteça, você precisa desenvolver um material que diga respeito aos seus principais interesses e necessidades.

Mensure a estratégia 

Para ter certeza que uma estratégia de marketing funcione é necessário pensar em todas as suas etapas e definir estratégias pontuais. 

Ter uma real noção se alguma ação funcionará ou não, é preciso que você faça a avaliação de como as pessoas reagem a cada tipo de conteúdo que você divulga em suas redes. 

Marketing de conteúdo e SEO: como se relacionam?

A Otimização para Mecanismos de Busca, ou Search Engine Optimization (SEO) é a forma de melhor ranquear o seu conteúdo para que ele apareça entre os primeiros resultados em sites de busca. 

Mais uma vez, aqui nos deparamos com a importância da palavra-chave e o conhecimento técnico dos algoritmos exigidos pelo Google. Por meio dele, você é capaz de pontuar o suficiente para chegar no topo.

Sobretudo, possuir páginas com bastante tráfego orgânico é o primeiro passo para que a visita se converta em vendas, que é o que interessa, não é? 

Por isso, quanto mais segmentado o uso de palavras-chave, mais fácil será para que o seu cliente encontre o seu material durante a pesquisa e isso converta em vendas com o SEO Marketing.

Marketing de conteúdo e SEO: uma parceria de sucesso

Quanto mais os algoritmos do Google julgarem o seu conteúdo, melhor você estará rankeado. E isso é fundamental para que a persona que você construiu chegue ao seu negócio, não é?

Por esta razão, entenda que se você não aparece nas pesquisas é como se a sua empresa simplesmente não existisse.

Então, agora que você entende a importância do Marketing de Conteúdo e como uma equipe de especialistas em SEO como a Netlinks pode te ajudar, vamos impulsionar suas vendas?

Agora que você já sabe o que é e também a importância do Marketing de Conteúdo, você precisa conhecer a agência de SEO Netlinks. Isso porque, somos especialistas em SEO, traçar estratégias, criar conteúdo de qualidade e gerar autoridade para que suas vendas decolem de vez.

Na Netlinks contamos com um time de especialistas em SEO para gerar tráfego e convertê-los em vendas. 

Entre em contato agora para fazer o seu orçamento e tirar suas dúvidas.

Por fim, se você tem interesse em saber mais sobre estratégias SEO e outros temas relacionados a marketing, continue acompanhando o Blog da Netlinks.

Netlinks Fale conosco Whatsapp

Vamos iniciar seu atendimento?